Com quase metade do grupo formado na base, Oswaldo de Oliveira trata com cautela o lançamento deles, e Jefferson aprova: 'Tudo tem seu tempo'
Dória foi o último a subir, mas não será utilizado
ainda (Foto: Fernando Soutello / Divulgação AGIF)
ainda (Foto: Fernando Soutello / Divulgação AGIF)
No elenco profissional do Botafogo há 14 jogadores revelados nas categorias de base entre os 30 à disposição de Oswaldo de Oliveira. Mas nenhum deles é titular no momento. Diante da filosofia do clube, a nova comissão técnica tem procurado dar espaço aos jovens, mas alguns ainda participam dos treinos com o time principal e jogam com os juniores. Seis deles subiram no começo deste ano - além de Dória, que cumpre lacuna.
A preocupação é fazer a transição sem traumas. Hoje, os reservas imediatos para as laterais são das categorias de base: Gabriel, na direita, e Renan Lemos, na esquerda. No gol, com exceção de Jefferson, os outros três são revelados no clube: Renan, Milton Raphael e Andrey.
- Eles são muito importantes para o elenco. É uma garotada de nível de seleção brasileira de base. O que desperta mais interesse entre eles é o Vitinho agora, mas tudo tem seu tempo certo. Não pode precipitar para que eles tenham um começo positivo. O Oswaldo vai saber o momento, vendo quem está rendendo mais para definir quando usá-los - disse o goleiro Jefferson.
O último a integrar o elenco foi o zagueiro Dória, de 17 anos. Chamado para o time principal por causa das lesões de Brinner e Matheus, o jovem segue treinando por mais alguns dias com o grupo, como uma grande aposta do clube. Ele atuou pelos juniores nas campanhas do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2011 e na Copa São Paulo deste ano.
Ainda com idade de juniores, Vitinho vem sendo lapidado com cautela (Foto: Satiro Sodré/Agif)
- Eles vêm trabalhando para que a oportunidade apareça e estejam prontos para fazer o melhor e realmente nos ajudar. Mas em todo jogo temos a obrigação de conquistar os três pontos, a pressão é grande. O ano é longo e cada um terá a sua chance - disse Lucas.
Nos dois primeiros jogos da temporada, Oswaldo usou apenas o volante Lucas Zen, na estreia contra o Resende, mesmo assim entrando no fim do jogo no lugar do lateral-esquerdo Márcio Azevedo, e Caio, em situação parecida. Cidinho, Alex e Willian têm se revezado no banco.
O próximo jogo do Botafogo é contra o Madureira, nesta quinta-feira, às 17h (de Brasília), em Conselheiro Galvão. O time está em segundo lugar no Grupo A da Taça Guanabara, com quatro pontos, atrás apenas do Flamengo.