Total de visualizações de página

Com chance de ser líder mais uma vez, Botafogo espanta o trauma de 2011

Clube teve chances de assumir a ponta do Brasileirão e já perdeu nova brecha no Carioca. Jogadores pedem calma, mas falam em cobrança interna

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
Jeferson, goleiro do Botafogo, no treino (Foto: André Casado / Globoesporte.com) 
Jefferson alerta para o time aproveitar as chances de
ser líder (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
No Campeonato Brasileiro do ano passado, as chances de assumir a liderança da competição escaparam do Botafogo por seus próprios erros. Agora, no Carioca, sofreu o primeiro baque da mesma forma. Ao empatar em 0 a 0 com o Nova Iguaçu, em Moça Bonita, deixou de passar o Flamengo na tabela de classificação do Grupo A da Taça Guanabara. Nesta quinta-feira, às 17h (de Brasília), uma vitória sobre o Madureira, em Conselheiro Galvão, faz o time líder.

Os jogadores procuram deixar de lado qualquer resquício de trauma pelos acontecimentos do Brasileiro. Depois de ver as chances de título escaparem, o Botafogo acabou ficando fora até mesmo da zona de classificação para a Taça Libertadores, enquanto seus rivais regionais se garantiam na competição sul-americana.

- Isso não voltou para as nossas cabeças, mas nós precisamos ter essa cobrança. Está na hora de aproveitarmos essas oportunidades, que são poucas, surgem na nossa frente e precisamos chamar essa responsabilidade. Não podemos deixar mais isso acontecer - admitiu o goleiro Jefferson.

- Nós temos que ter essa cobrança... ano passado tivemos que buscar a liderança e n conseguimos. Tá na hora de aproveitar, são poucas... Temos que chamar a resposanbilidade pro Botafogo... claro que passou sobre não ter mais de acontecer...
Se vencer o Madureira, o Botafogo chegará a sete pontos e poderá garantir a liderança, pelo menos provisoriamente, já que o Flamengo só entrará em campo sexta-feira, contra o Olaria, mas com o time reserva. O Nova Iguaçu, outro que está com quatro pontos, joga também na quinta-feira, às 17h, conta o Bonsucesso, em Moça Bonita.

- A liderança é uma responsabilidade. Ser líder é sempre bom, mas o importante é chegar e manter também. Ainda está no início do campeonato, a preocupação é diferente, mas a gente sabe que precisa disso. Quando o Botafogo beliscar, espero que possa manter nas competições pelo resto do ano - disse o lateral Lucas.

O técnico Oswaldo de Oliveira não tem qualquer problema físico para o confronto com o Madureira, apesar de o próprio Lucas e Andrezinho terem sido poupados nesta quarta-feira. Com isso, ele terá a chance de repetir a escalação pela terceira vez consecutiva.