Total de visualizações de página

Estreante Joel reencontra ‘parceiro’ Romário no duelo entre Bota e América

Técnico do Botafogo fica pela à beira do campo pela primeira vez em sua volta do lado oposto ao do ex-comandado Bebeto

GLOBOESPORTE.COM

Rio de Janeiro

Fernando Maia/AGÊNCIA O GLOBO

                 Joel Santana estará à beira do campo na partida entre Botafogo e América


Joel Santana sempre foi o técnico da confiança de Romário. Ambos trabalharam juntos em Vasco, Flamengo e Fluminense, mas neste sábado estarão em lados opostos. Enquanto o treinador comanda o Botafogo pela primeira vez à beira do gramado desde o seu retorno, o Baixinho estará num dos camarotes do Engenhão observando Bebeto e os jogadores do América, clube do qual é dirigente. A partida, válida pela quinta rodada da Taça Guanabara, será transmitida ao vivo para todo o Brasil pelo PFC 3. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 17h (de Brasília).

Ainda de certa forma abalado pela derrota por 6 a 0 sobre o Vasco, o Botafogo retorna ao Engenhão, local do vexame, para continuar sua recuperação. Após vencer por 2 a 1 o Tigres, na última rodada, o Alvinegro, que soma nove pontos, precisa da vitória para retornar ao segundo lugar do Grupo B e passar o Madureira, que leva vantagem no saldo de gols. Já a equipe do tetracampeão Bebeto ainda sonha com a classificação para a semifinal. O América é o quarto colocado e está a cinco pontos do adversário deste sábado.

Depois do placar desastroso no clássico, vitória e atuação convincente tornaram-se urgências para o Botafogo. A necessidade de conquistar um bom resultado e passar confiança para a torcida fazem com que Joel Santana deixe de lado, pelo menos por 90 minutos, sua amizade de longa data com Romário. O treinador, entretanto, garante que uma possível vitória alvinegra neste sábado não vai mudar o bom relacionamento de ambos.

- O Romário vai tratar da vida dele, e eu da minha. Claro que ele quer vencer, mas eu também. Somos parceiros de muitos anos, e depois da partida a gente se abraça e sai para jantar. De qualquer maneira, tenho certeza de o Romário terá sucesso em qualquer rumo que tomar dentro do mundo do futebol - disse o técnico, que chegou a ser cogitado como possível comandante da equipe rubra depois que foi demitido da seleção da África do Sul.

Botafogo tem três desfalques para jogo deste sábado



Agência/Photocâmera

Agora como treinador, Bebeto duela com Joel Santana no Engenhão Joel Santana admitiu ainda não ter acompanhado com muita atenção o desempenho de Bebeto agora como treinador. No entanto, disse confiar no futuro daquele que comandou no Flamengo, em 1996, mas sabe que a amizade será deixada de lado quando a bola rolar.

- Assim como o Romário, Bebeto é uma pessoa a quem respeito muito. Ainda vai errar, acertar e encontrar seu caminho, pois é inteligente e tem bom coração. Mas neste sábado o América será uma pedra no nosso caminho - ressaltou.

Joel Santana retorna ao Rio em busca de recorde de títulos. Leia e comente

Substituto de Estevam Soares, demitido no dia seguinte à goleada do Vasco, Joel Santana comandou, desde a sua chegada, apenas um treinamento com todo o elenco. Por isso, confessou que definirá apenas neste sábado os substitutos de Leandro Guerreiro e Fahel, suspensos. Outro desfalque certo é o goleiro Jefferson, que sofreu uma pancada na perna direita. Renan será o dono da camisa 1.

Para a partida deste sábado, a maior preocupação do técnico Bebeto é com os jogadores menos experientes. Por isso, deve relacionar para o jogo o zagueiro Fábio Braz (ex-Vasco) e o lateral Luciano Almeida (ex-Botafogo). O treinador deve manter a formação que empatou em 2 a 2 com o Resende, na última rodada do Campeonato Carioca.

Ficha técnica:

BOTAFOGO AMÉRICA

Renan, Alessandro, Antônio Carlos, Wellington e Marcelo Cordeiro; Somália, Diguinho (Fábio Ferreira), Lucio Flavio e Renato; Herrera e Loco Abreu. Roberto, Claudemir, Ciro, Evandro e Gerson; Mael, Júnior, Osmar e Jones Carioca; Adriano e Daniel Morais.

Técnico: Joel Santana. Técnico: Bebeto.

Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 30/01/2010. Árbitro: Luís Antônio Silva dos Santos. Auxiliares: Daniel do Espírito Santo Perro e Rodrigo Figueiredo Correa.

Transmissão: O PFC 3, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o Brasil.

Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 17h (de Brasília).