Total de visualizações de página

Apple lança seu aguardado tablet, o iPad

O Globo, com agências internacionais

SÃO FRANCISCO - Após meses de especulação, o diretor-executivo da Apple, Steve Jobs, apresentou nesta quarta-feira o aguardado tablet da empresa, o iPad. O aparelho é um pequeno computador em formato de prancheta que pesa pouco menos de 700 gramas e tem tela sensível ao toque de 9,7 polegadas, com espessura total de 1,2 centímetro. Ele tem apenas um botão e o teclado fica na própria tela. Seu tamanho é semelhante ao de um teclado tradicional, maior que o iPhone, mas menor que um netbook.

O iPad vem com um processador próprio (o Apple A4) de 1 GHz e tem capacidade para armazenar entre 16 GB e 64 GB de arquivos digitais, dependendo do modelo. A bateria dura 10h, segundo a Apple. A conexão à internet é feita via rede wi-fi (sem fio) ou celular 3G.




Os preços nos EUA variam de US$ 499 (modelo de 16GB só com wi-fi) a US$ 829 (modelo com 64GB, com wi-fi e 3G). A venda começa em 60 dias.


"É muito mais amigável que um laptop e com muito mais capacidade que um smartphone"


Com o lançamento - o maior da empresa desde o iPhone, há três anos -, a Apple busca criar uma nova categoria de aparelho sem fio, que vai tocar vídeo, permitir o uso de jogos e diversos outros tipos de mídia.

- É muito mais amigável que um laptop e com muito mais capacidade que um smartphone - disse Jobs, no aguardado lançamento.

Para comprar os livros eletrônicos que serão lidos no iPad, a Apple criou o iBook. O aplicativo aparece como um estante na tela do iPad, exibindo os livros que o usuário possui. A partir do aplicativo será possível comprar novos títulos online. O mecanismo é semelhante ao do iTunes, onde são vendidas as músicas para serem usadas no Ipod. O consumidor deve cadastrar seu número do cartão de crédito e a partir daí está habilitado para as compras. No concorrente Kindle, essas compras são feitas pela Amazon.com.

Jobs também revelou uma nova versão do iWork - programa semelhante ao Office, da Microsoft -, desenvolvido especificamente para o iPad. O aplicativo reúne programas como o Keynote (para apresentações), Numbers (para planilhas), e o Pages (processador de texto).

Foi apresentado ainda um novo programa de leitura do jornal "New York Times", que estará disponível no iPad, e um jogo do Electronic Arts.

Apesar de toda a agitação em torno do lançamento e do "Toque de Midas" da Apple quando se trata de produtos eletrônicos, analistas dizem que o iPad não será necessariamente um produto de venda fácil.

A demanda dos consumidores por um aparelho que fica entre um smartphone e um laptop ainda precisa ser comprovada, apesar de que muitos produtos, como o Kindle da Amazon.com, já estão disputando este mercado.

Vestido com seu tradicional uniforme, calça jeans e casaco preto de gola alta, Jobs começou a apresentação com uma narração da história dos aparelhos móveis da Apple.

Ele destacou ainda que a Apple tem 284 lojas em todo o mundo, que já receberam 50 milhões de visitantes.