Total de visualizações de página

Equilíbrio pode fazer com que posição seja decidida pelo critério de desempate

Equilíbrio pode fazer com que posição seja decidida pelo critério de desempate

GLOBOESPORTE.COM mostra como o regulamento do Brasileirão decide a classificação em caso de igualdade de pontos

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Nelson Coelho/Diário de São Paulo
Flamengo x Palmeiras: Rubro-Negro leva vantagem no segundo critério de desempate
Apenas seis pontos separam o líder Grêmio do quinto colocado Palmeiras. O Náutico, 16º e primeiro clube fora da zona de rebaixamento, tem apenas quatro pontos a mais que o lanterna Ipatinga. O equilíbrio vem sendo a tônica do Brasileirão 2008. O título, uma classificação para a Libertadores e até o mesmo o rebaixamento pode ser decidido ali no detalhe, nos critérios de desempates. O GLOBOESPORTE.COM deu uma olhada no regulamento e decidiu mostrar aos torcedores como ficaria a disputa pela posição em caso de empate no número de pontos. Até o número de cartões vermelhos e amarelos podem definir uma posição. Atualmente, Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras estão empatados com 55 pontos. Mas somente olhando o regulamento do Campeonato Brasileiro pode-se entender por que o time mineiro é o terceiro colocado, o carioca é o quarto e o paulista, o sexto. O Artigo 13 diz o seguinte:

"Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da competição, o desempate, para efeito de classificação, será efetuado observando-se os critérios abaixo:
1º) maior número de vitórias;
2º) maior saldo de gols;
3º) maior número de gols pró;
4º) confronto direto (quando o empate ocorrer apenas entre dois clubes);
5º) menor número de cartões vermelhos recebidos;
6º) menor número de cartões amarelos recebidos;
7º) sorteio"

O Cruzeiro é melhor que Flamengo e Palmeiras logo no primeiro critério de desempates. Tem 17 triunfos, contra 16 de Fla e Verdão. Já o Rubro-Negro precisa do segundo critério para superar o time paulista: 18 gols de saldo contra 11.

Jogo extra pode decidir o título ou o descenso Sobre o quarto critério de desempate, o regulamento explica que, em caso de igualdade no confronto direto entre duas equipes (número de gols iguais na soma dos resultados dos dois jogos), leva vantagem quem marcou mais gols na casa do adversário. É o mesmo critério de competições como a Copa do Brasil e a Libertadores.

O regulamento ainda dá a chance de que haja uma espécie de final, tanto para decidir o título quanto para definir um rebaixado. Em caso de igualdade entre dois clubes nos seis primeiros critérios de desempate, os clubes terão que disputar um jogo extra em campo neutro. Se o empate persistir após os 90 minutos, o campeão ou o rebaixado terá que ser decidido na disputa por pênaltis.