Total de visualizações de página

Eleições 2008




Voto a voto

Pesquisas Ibope e Datafolha mostram Paes e Gabeira tecnicamente empatados na véspera da eleição: 51% a 49%


Publicada em 25/10/2008 às 20h38mO Globo

RIO - De acordo com as pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas neste sábado, véspera do segundo turno das eleições municipais, os candidatos a prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV) estão tecnicamente empatados, em uma das disputas mais equilibradas do país. Os percentuais são os mesmos nos dois institutos: o candidato do PMDB tem 51% dos votos válidos, contra 49% do candidato do PV. (Leia mais no Blog do Noblat)


Datafolha e Ibope calculam os votos válidos excluindo os votos em branco, os nulos e o percentual de indecisos. A margem de erro das duas pesquisas é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.




A pesquisa Ibope foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 550/08. Foram ouvidos 2002 eleitores na sexta-feira e no sábado. A sondagem foi encomendada pelo jornal "O Estado de S.Paulo" e pela Rede Globo".


A pesquisa Datafolha foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 62/2008. Foram ouvidos 2463 eleitores na sexta e no sábado. A pesquisa foi encomendada pelo jornal "Folha de S.Paulo" e pela Rede Globo.
Gabeira diz estar otimista

Depois de analisar pesquisas, o candidato do PV disse que está bastante otimista em relação às eleições de domingo:

- Analisamos três pesquisas e entendemos que estamos muito bem. Estamos otimistas, porque as tendências nos parecem favoráveis. Mas vamos trabalhar amanhã até as cinco horas da tarde - disse Gabeira, para quem as pesquisas divulgadas neste sábado ainda não refletem a repercussão do debate realizado na noite de sexta-feira na TV Globo.- Nossa campanha cumpriu com tudo o que prometeu, conseguindo trazer um pouco de esperança para a política do Brasil.

As pesquisas Ibope e Datafolha apontam empate técnico, com ligeira vantagem para Paes.

Já o Instituto GPP dá vantagem para Gabeira: 45,4% contra 42,9% de Paes.