Botafogo bate o Ipatinga e ainda sonha com G-4
Alvinegro vence dentro da casa do adversário, que permanece na lanterna do Campeonato Brasileiro
Jogadores comemoram o primeiro gol do Botafogo sobre o Ipatinga
(Crédito: Wolmer Ezequiel)
Julio Barcelos
O Botafogo bateu o Ipatinga neste sábado, no Ipatingão e se aproxima do grupo de classificação para a Libertadores. A vitória por 3 a 0 provou que a equipe alvinegra ainda quer recuperar a vaga no G-4. Já a situação do Ipatinga ficou um tanto complicada. Com esta derrota, o time mineiro permanece na zona de rebaixamento da competição.
Ambas as equipes começaram o jogo com muita cautela, com toques de bola no meio-campo. Até que o Ipatinga tem sua primeira oportunidade de finalizar, mas Renan defende. Beto cobra o escanteio e tenta fazer gol olímpico e o goleiro alvinegro rebate novamente.
A partir daí, o Botafogo começa a atacar mais, porém erra muitos passes. Até que, num contra-ataque, Leandro Guerreiro conduz a bola pelo meio e, sem marcação, acerta um belo chute de fora da área. Assim, o Botafogo abre o placar no Ipatingão.
O Glorioso ganha um novo gás após o primeiro gol, mas o time do Ipatinga não se entrega. Entrosado em campo, Márcio Gabriel avança livre pela direita e cruza, mas a zaga alvinegra afasta. A equipe mineira continua pressionando no jogo. Augusto Recife cruza do meio-de-campo, Adeílson cabeceia dentro da área, obrigando Renan a fazer boa defesa.
Da mesma forma, o Botafogo consegue desenvolver boas jogadas. Carlos Alberto cobra escanteio, Júlio salva a cabeçada, mas Diguinho, chuta da entrada da área e finaliza com perfeição, para fazer o segundo gol Alvinegro.
O clima esquenta nos gramados. Após marcação de falta para o Ipatinga, Márcio Gabriel e Carlos Alberto se desentendem. Leandro Guerreiro consegue tirar em cima da linha esta cobrança. Após a cobrança, o jogo fica parado por três minutos, para os jogadores e árbitros se hidretarem, devido o calor.
O jogo recomeça e o Ipatinga tem a chance de diminuir o placar cruzando para o gol. A bola passa por Renan, mas Jorge Henrique consegue salvar de dentro da área. Num contra-ataque, Wellington Paulista se livra da marcação e fica de cara com Fernando, que consegue defender o chute. Aos 41 minutos do primeiro tempo, Carlos Alberto ta,bém finaliza, mas consegue apenas o escanteio.
O segundo tempo do jogo começa diferente do primeiro. As equipes se pressionam mais. Nesta etapa, o Ipatinga luta para conseguir diminuir a vantagem do adversário. O time mineiro arma um contra-ataque, quando Pablo é acionado e chuta em cima da defesa.
O Botafogo também mostra que ainda quer mais. O Glorioso tem uma chance com a cobrança de falta de Carlos Alberto, mas o atacante isola a bola por cima. O goleiro ipatinguense não perde tempo na cobrança do tiro de meta e Márcio Gabriel recebe a bola, ganha na velocidade pela direita e cruza, mas a defesa afasta.
Após este lance, Wellington Paulista é acionado pela esquerda e cruza rasteiro, Alessandro domina e toca para o meio da área e Jorge Henrique tenta o carrinho, mas não consegue completar para o gol. A equipe alvinegra quer aproveitar a vantagem no placar. Por isso, Botafogo se defende bem e arrisca somente nos contra-ataques.
O Ipatinga passa a ter mais a posse de bola no segundo tempo da partida. Com mais oportunidades para finalizar, Kempes arrisca de fora da área, mas Renan defende sem dificuldade. Aos 26 minutos, Júlio finaliza para fora, através de uma cobrança de escanteio. Numa cobrança de falta de dentro da área alvinegra, .Renan defende, mas a bola volta para Pablo, que arrisca de fora da área e erra.
O Botafogo tenta mais uma finalização. O goleiro Fernando espalma a bola, que sobra para Wellington Paulista, chutando para fora. Aos 42 minutos do segundo tempo, Carlos Alberto se livra da zaga e consegur ficar de cara com o goleiro, que defende o chute. O Alvinegro fica com o escanteio. Já nos acréscimos, Thiaguinho chuta para o gol, sem defesa para o goleiro Fernando. Botafogo amplia o placar.
Com este resultado, o Botafogo, até então, permanece em sexto lugar na tabela do Brasileiro, com 49 pontos. O Glorioso vai tentar se aproximar ainda mais do G-4 no próximo jogo, que será disputado contra o São Paulo, no Engenhão. Já o Ipatinga permanece na laterna do campeonato com 28 pontos e encara a Portuguesa na 32ª rodada, no Canindé.
FICHA TÉCNICA:IPATINGA 0 X 3 BOTAFOGO
Estádio: Ipatingão, Ipatinga (MG)Data/hora: 25/10/2008 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES)Auxiliares: Katiuscia Mayer Berger Mendonça (ES) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Renda e público: Não divulgados.
Cartões amarelos: Júlio 15'/1ºT, Adeílson 40'/2ºT (IPA) e Carlos Alberto 39'/2ºT (BOT)
Cartões vermelhos: Nenhum.Gols: Leandro Guerreiro (10'/1ºT), Diguinho (19'/1ºT) e Thiaguinho (46'/2ºT)
IPATINGA: Fernando, Márcio Gabriel, Henrique, Gian e Beto (Gilsinho 23'/2ºT); Júlio, Xaves (Pablo 0'/2ºT) e Augusto Recife; Adeílson, Kempes e Ferreira (Kempes 0'/2ºT).
Técnico: Márcio Bittencourt
BOTAFOGO: Renan, Alessandro, Renato Silva, Edson e Triguinho; Leandro Guerreiro, Túlio (Thiaguinho 28'/2ºT), Diguinho e Carlos Alberto; Jorge Henrique e Wellington Paulista.
Técnico: Ney Franco