Total de visualizações de página

Tumor de Lula tem 'agressividade média', dizem médicos

Lula começou nesta segunda tratamento contra câncer na laringe.

Tratamento pode deixar pequena alteração de voz, afirmou equipe.

Juliana Cardilli Do G1, em São Paulo

Equipe médica do hospital Sírio-Libanês que trata o ex-presidente Lula (Foto: Juliana Cardilli / G1) 
Equipe médica do hospital Sírio-Libanês que trata
o ex-presidente Lula (Foto: Juliana Cardilli / G1)
 
Em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira (31), a equipe médica que trata o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o resultado de uma biópsia realizada mostrou que o tumor tem "nível de agressividade médio".

Lula começou nesta segunda no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tratamento de quimioterapia contra câncer na laringe, diagnosticado no sábado (28).

Ainda conforme os médicos, os primeiros resultados do tratamento poderão ser notados em cerca de 40 dias.
"Nossa expectativa é que ele responda bem ao tratamento", afirmou Roberto Kalil Filho, médico que trata de Lula desde antes de ele se tornar presidente.

Ainda conforme a equipe, o tratamento quimioterápico pode trazer como efeito colateral uma pequena alteração de voz.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das 10h desta segunda ao hospital. O tratamento, segundo os médicos, deve durar pelo menos três semanas, podendo ser estendido a depender dos resultados.

O carro que levava Lula entrou pela garagem do hospital, não passando pela portaria principal do Sírio-Libanês, onde a imprensa o aguardava.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao chegar no Hospital Sírio-Libanês nesta segunda (Foto: Nelson Antoine / Agência Estado) 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao chegar no Hospital Sírio-Libanês nesta segunda (Foto: Nelson Antoine / Agência Estado)
 
O câncer do ex-presidente está localizado sobre a glote. Em entrevista ao "Fantástico", neste domingo (30), o médico Roberto Kalil afirmou que as chances de cura do câncer do ex-presidente são de 80%.

"Os oncologistas são extremamente otimistas em relação ao tratamento proposto, a quimioterapia seguida de radioterapia. Há uma grande chance de cura. Segundo os oncologistas, em torno de 80% [de chances de cura total], o que é bastante bom", disse Kalil.

Lula vai receber um coquetel com três medicamentos: taxotere, cisplatina e fluorouracila. Os remédios vão agir para interromper a multiplicaçao desordenada das células, o que caracteriza a existência do tumor. Segundo médico, o tratamento pode causar queda de cabelo, descamação da pele e o sistema imunológico pode ser afetado.

"Nesse tipo de quimioterápico, os efeitos [colaterais] são gastrointestinais. Tanto diarréia como constipação intestinal, enjoo, queda da imunidade, um tipo de fraqueza. Isso pode acontecer, com certeza, queda de cabelo e barba é bem provável que ocorra isso", explicou o médico.

Um catéter, ligado a uma bolsa que ficará amarrada na cintura de Lula, será instalado do lado de direito do peito do ex-presidente para que seja injetada medicação direto na corrente sanguínea por cinco dias.

O que levou Lula ao hospital foi uma rouquidão anormal, que surgiu há cerca de 40 dias. Ele passou por uma ressonância magnética e uma tomografia de pescoço, exames que acabaram por levar ao diagnóstico da doença.

Lula com uma criança na sacada do apartamento onde mora, em São Bernardo (Foto: Marcos Alves / Agência O Globo) 
Lula com neto na sacada do apartamento onde
mora, em São Bernardo (Foto: Marcos Alves /

Agência O Globo)
 
Descanso
Lula passou o sábado no hospital onde foi submetido a um procedimento de retirada de um pedaço do tumor, para exame. O domingo do ex-presidente foi de descanso em sua casa, em São Bernardo do Campo (SP), acompanhado de filhos e da mulher, dona Marisa Letícia. Por recomendação médica, Lula tem evitado falar e ficou de repouso.

Mais cedo, a ex-primeira-dama foi até a sacada do apartamento da família e acenou para os jornalistas que se concentram em frente ao prédio. Lula também apareceu na sacada, segurando o netinho.

Depois de uma visita ao ex-presidente, neste domingo, Kalil afirmou que Lula está “supertranquilo” e ciente do diagnóstico da doença.

“Ele está animado e supertranquilo, transparente. Sabe o que aconteceu, sabe o que foi diagnosticado. Foi bem discutido o tratamento. Ele está com dona Marisa e com os filhos todos. Em nenhum momento percebi que ele está temeroso de nada. Ele é um ser humano e ele está tranquilo”, disse o médico que cuida de Lula há mais de 20 anos.

Agenda
A doença, diagnosticada no último fim de semana, fez Lula suspender a agenda de viagens nacionais e internacionais até janeiro de 2012. Desde que deixou a Presidência da República, Lula tem viajado pelo Brasil e pelo mundo fazendo palestras e se encontrando com chefes de Estado e personalidades.

Segundo nota divulgada pela assessoria do ex-presidente, a agenda foi revista para que Lula possa se concentrar no tratamento do câncer. A agenda internacional do ex-presidente incluía uma viagem à capital dos Estados Unidos, Washington, no dia 9 de novembro, para receber o Prêmio da ONG norte-americana Africare.

No dia 10 do mesmo mês, Lula tem marcada uma palestra na República Dominicana, de onde seguiria para a Venezuela, para encontro com o presidente Hugo Chávez no dia 11.

Câncer de laringe (Foto: Editoria de arte/G1)