Total de visualizações de página

Com direito a balão de oxigênio, Bota se prepara para encarar altitude

Preparador físico diz que estratégia de ir um dia antes do jogo para a Colômbia é para evitar desgaste

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
Gustavo, Botafogo x Santa Fé (Foto: Fernando Soutello/AGIF) 
Botafogo empatou com o Santa Fé no jogo de ida
(Foto: Fernando Soutello/AGIF)
 
O Botafogo embarca nesta segunda para Bogotá para encarar o Santa Fé (COL) pelo segundo jogo das oitavas de final da Sul-Americana. Depois do empate por 1 a 1 no duelo de ida, a equipe vai ter que correr atrás do resultado, já que precisa marcar gols ´para se classificar. O problema é que correr na altitude costuma causar um desgaste muito maior do que o normal. Por isso, a comissão técnica alvinegra tomou alguns cuidados para a partida que será disputada a uma altitude de 2600m.

- A gente vai para a Colômbia na segunda para ter menos danos com a altitude. Já que a gente não pode ir com 10, 15 dias de antecedência, o que permitiria que os jogadores se acostumassem com a altitude, vamos tentar minimizar seu desgaste sobre os atletas. Por isso, quanto menos tempo ficarmos lá, melhor – explicou o preparador físico Solivan Dalla Valle.

Segundo o profissional, o clube irá cuidar não só do físico, mas também da alimentação dos jogadores. Outros cuidados para eventuais emergências também foram providenciados.

- Vamos levar balão de oxigênio para o caso de ser necessário. A gente não sabe como vai ser a reação dos atletas nesse jogo. A Bete (Vilhena, nutricionista) também está preparando uma alimentação especial para que eles suportem a dificuldade extra.

Botafogo e Santa Fé se enfrentam nesta terça-feira, no estádio El Campín. O jogo tem início às 22h10m (horário de Brasília).