Total de visualizações de página

Após falhar fora, Bota quer usar força do Engenhão para assumir a liderança

Time desperdiçou duas chances de ficar em primeiro longe do Rio, mas faz agora três jogos consecutivos em seu estádio, onde tem ótimo aproveitamento

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
As derrotas para Santos e Avaí decepcionaram o torcedor do Botafogo que esperava ver seu time pela primeira vez na liderança do Campeonato Brasileiro. Os dois resultados fora de casa foram uma síntese da fraca campanha da equipe longe do Rio. Com apenas 14 pontos conquistados em 42 possíveis, a equipe tem um aproveitamento de apenas 33% em jogos disputados em outras cidades. Porém, mesmo com os dois tropeços, o clube segue em terceiro graças a uma rodada em que praticamente todos os seus concorrentes tropeçaram (apenas o Vasco venceu). Com isso, tem uma nova chance de almejar a ponta agora.

Torcedores do Botafogo - Engenhão (Foto: Andre Durão / Globoesporte.com)Torcida do Botafogo tem sido importante no Brasileiro (Foto: Andre Durão / Globoesporte.com)
 
A partir deste sábado, a equipe faz três jogos em casa, contra Cruzeiro, Figueirense e Vasco. Caso vença os dois primeiros, tem grandes chances de chegar ao último da série podendo assumir a liderança, já que o Gigante da Colina hoje é o primeiro colocado, com cinco pontos mais que o Glorioso. No Engenhão, a equipe alvinegra tem um retrospecto muito bom: em 15 jogos, venceu 11, empatou 4 e nunca foi derrotado, conquistando 37 pontos em 45. O aproveitamento da equipe em casa passa os 82%. E são nesses números que o time se apoia para subir os últimos degraus até o topo da tabela.

- Destes sete jogos que a gente vai ter até o fim do Brasileiro, vamos jogar cinco em casa. Esse três jogos seguidos no Engenhão vão ser importantíssimos para nós. Vão dizer o que o Botafogo quer na competição. O jogo mais importante é este de sábado, contra o Crzueiro. Tivemos duas oportunidades fora e não aproveitamos. Os times que jogam em casa têm aproveitado o mando de campo. Temos que fazer valer isso também. Se a gente conseguir bons resultados agora, vamos estar na briga pelo título. Temos que assumir a liderança na hora certa e ficar até o fim, que é o que importa - disse Alessandro. 

Para Renato, a torcida do Bota terá papel decisivo nessa reta final do Brasileiro. Por isso, pede que os torcedores apoiem do primeiro ao último minuto.

- O apoio do torcedor em casa realmente faz a diferença. Já foi provado isso. Tivemos essa experiência contra o Ceará. Era um jogo chave. Vão ser três jogos em casa e sabemos que o torcedor vai nos apoiar. Esperamos manter esse retrospecto. A intenção é permanecer nas primeiras posições até o fim do campeonato - explica o volante. 

O Botafogo entra em campo contra o Cruzeiro neste sábado, a partir das 18h (horário de Brasília). O jogo, válido pela 32ª rodada do Brasileiro, será disputado no Engenhão.