Total de visualizações de página

Campeão brasileiro com o Botafogo ajuda na reconstrução do Maracanã

Moisés, hoje com 38 anos, é técnico em segurança do trabalho. Ele fiscaliza se os operários estão usando equipamentos adequados na obra do estádio

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Maracanã é familiar. Foi palco das melhores lembranças de Moisés. Na década de 1990, o estádio era sinônimo de trabalho para ele. Hoje, também. Campeão brasileiro com o Botafogo em 95, o ex-volante, agora com 38 anos, continua dando expediente no local. Porém, atualmente, em outra função: a de técnico em segurança do trabalho.

Entrevista Moisés Nascimento Maracanã (Foto: Wagner Meier / Fotoarena)Moisés: de volante do Botafogo a técnico em segurança do trabalho (Foto: Wagner Meier / Fotoarena)
 
Se antes Moisés tinha como missão desconstruir jogadas. No momento, ele ajuda na reconstrução do Maracanã. A responsabilidade de resguardar a zaga alvinegra ganhou amplitude. O ex-jogador agora fiscaliza se todos os operários estão usando os equipamentos de segurança.

- Minha função aqui é evitar que aconteça acidentes na obra - disse.



O gramado que serviu de tapete para sonhos de Moisés virou um canteiro de obras. No lugar do calção e chuteiras, ele passou a desfilar de botas e capacete. Em 95, o ex-volante tinha apenas 22 anos e era reserva do time que levantou o título nacional. Mas entrou para a história do Maracanã. Um ano antes, conseguiu a façanha que muitos companheiros atuais de trabalho sonham realizar: balançou a rede do estádio.

- Fiz um golzinho em 94, contra o Atlético Mineiro - afirmou.

Depois do Botafogo, Moisés passou por Madureira, América-RN, Esmeraldas, do Equador, Universidad de Quito e Campo Grande. Ele encerrou a carreira aos 31 anos. Tentou ser técnico, mas não deu certo.

- Às vezes, a gente pensa que é fácil. Mas você não tem a oportunidade com as pessoas certas. Nada acontece. Você vira mercadoria da mão de pessoas que vão ganhar 5 mil reais em cima de você.

Entrevista Moisés Nascimento Maracanã (Foto: Wagner Meier / Fotoarena)Moisés queria ser treinador, mas virou técnico em segurança do trabalho (Foto: Wagner Meier/ Fotoarena)


Com isso, Moisés buscou nova profissão. Completou o ensino médio, fez curso técnico. E, há quatro meses, conseguiu o primeiro emprego como técnico em segurança do trabalho.

- Imaginava voltar (ao Maracanã) como treinador. Não assim, né? Mas estou adorando. Espero ficar até o final - ponderou.