Total de visualizações de página

Caio Junior sofre pressão por vaga na Libertadores

Resultado negativo diante do Independiente Santa Fé, pela Copa Sul-Americana, fará com que carga sobre treinador aumente


Caio Junior (Foto: Gilvan de Souza)  
Caio Junior pode sentir pressão caso o Bota seja eliminado (Foto: Gilvan de Souza)
 
LANCEPRESS!
Rio de Janeiro (RJ)
 
Preocupado em não desgastar os jogadores, Caio Junior vive uma faca de dois gumes no jogo desta terça-feira, às 22h10, contra o Independiente Santa Fé (COL), pela Copa Sul-Americana, com transmissão em tempo real pelo LANCENET!. Na tentativa de preservar o grupo, o treinador é quem pode perder o resguardo do clube.

Ainda velada internamente, a pressão para chegar à Copa Libertadores vai ganhar corpo, caso o time seja eliminado em Bogotá. Seria mais uma chance desperdiçada, uma vez que o Botafogo se despediu da Copa do Brasil, também nas oitavas de final, fase em que está no torneio sul-americano. Só ficaria restando o Brasileiro, a última cartada para Caio Junior seguir no clube, respaldado pela diretoria.

Com contrato até o fim do ano, o treinador sabe que a sua continuidade no comando alvinegro passa pela garantia de vaga à Libertadores. Queimando duas possibilidades (Copa BR e Sul-Americana), todas as fichas seriam depositadas no Brasileiro, o que inevitavelmente aumentará a carga de responsabilidade para alcançar o objetivo.

As duas derrotas no Brasileiro deixaram o topo mais distante, indicando que a Libertadores será a maior recompensa. Sem tempo para recuperar o grupo, o treinador decidiu que o atalho para chegar ao torneio, ano que vem, tem obstáculos físicos que poderiam atrapalhar os planos do restante da temporada.

Sendo assim, um time misto, com cinco reservas, tentará inverter a vantagem do adversário. Ao Botafogo, só resta a vitória para deixar a altitude aliviada e seu treinador com oxigênio renovado. Do contrário, os ares em General Severiano podem ficar nebulosos com mais uma eliminação prematura.

O que a eliminação pode causar

Pressão aumenta: Caso o Botafogo seja eliminado na Sul-Americana, haverá uma cobrança ainda maior por parte do clube para que a vaga na Libertadores seja alcançada de qualquer maneira.

Reflexo no apoio: Um resultado negativo na Colômbia pode afastar o público dos próximos jogos no Engenhão. O time disputará três partidas consecutivas em casa, no momento em que o Brasileiro vai chegando ao fim.

Sem visibilidade: O clube perde grande oportunidade de expandir a marca no exterior. Está sendo estudado um planejamento que contaria com a chegada do Botafogo à Copa Libertadores no ano que vem.

Ano eleitoral: A exatamente um mês da eleição no clube, restaria a Mauricio Assumpção apenas o Brasileiro para confrontar com o seu adversário na corrida presidencial. Um revés na Colômbia esquentaria o debate.

Titulares em campo contra o Santa Fé

Jefferson: O goleiro da Seleção Brasileira não enfrentou o time colombiano no duelo inicial e é visto como peça chave para dar tranquilidade no setor defensivo.

Lucas: O lateral-direito foi expulso contra o Avaí, no último jogo do Brasileiro. Por isso, não pega o Cruzeiro, no sábado, e volta todas as energias para atuar hoje.

Fábio Ferreira: No primeiro jogo, ficou fora de ação, enquanto Antônio Carlos foi titular. Agora, ele assume o papel de líder na defesa, jogando ao lado de Gustavo.

Cortês:
A escalação do lateralesquerdo visa resolver o problema visto no duelo inicial, quando ele não jogou. O Santa Fé teve muito espaço por este lado.

Marcelo Mattos: O jogador levou o terceiro amarelo diante do Avaí, não pega o Cruzeiro e com isso está confirmado no embate de hoje. Ele não esteve na primeira partida.

Elkeson: Reserva contra o Avaí, ele entrou no segundo tempo, mas vai precisar mostrar serviço na Colômbia. No jogo de ida, foi banco e apareceu no segundo tempo.