Total de visualizações de página

 Briga agora é outra: Bota quer ponta contra o Avaí, que luta contra queda

Times tentam esquecer confusão da Copa do Brasil para se concentrarem em objetivos imediatos no Campeonato Brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis
 
Botafogo e Avaí protagonizaram uma triste cena ao fim da partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Jogadores de ambos os times armaram uma confusão e transformaram a Ressacada em um campo de batalha. No reencontro das equipes no palco dessa briga, o duelo que se avizinha agora é outro. Neste sábado, as duas equipes querem esquecer a confusão daquele confronto para se concentrarem em outros objetivos. O Glorioso quer a vitória para assumir, nem que seja temporariamente, a liderança do Campeonato Brasileiro. Já o Leão precisa dos três pontos no jogo que tem início às 18h (de Brasília) para ganhar fôlego na luta para não cair.
Com 52 pontos, em terceiro lugar, o Botafogo assumirá a ponta do Brasileiro em caso de vitória, já que Corinthians e Vasco só jogam no domingo. Os confrontos complicados dos concorrentes (o Timão enfrenta o Inter, no Beira-Rio, e o Gigante da Colina encara o Bahia, em Salvador) dão confiança ao elenco alvinegro de que pode terminar a rodada em primeiro. Já o Avaí, 19º colocado, com 26 pontos, precisa vencer e torcer contra Cruzeiro, Atlético-MG e Atlético-PR para se aproximar da porta de saída da zona de descenso.
O Premier Futebol Clube (PFC) transmite a partida ao vivo para todo o país. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em tempo real, com vídeos.

header as escalações 2
Avaí: com a imensa necessidade de conquistar os três pontos, o técnico Toninho Cecílio promete mandar o seu time para o ataque. Não há muita alternativa, afinal a equipe luta para melhorar suas chances de escapar do rebaixamento. Ele terá os retornos de Lincoln, Daniel e Pedro Ken, mas este último não tem presença garantida. Três jogadores lutam por duas vagas no meio: Cleverson, Robinho e Pedro Ken. O provável time para começar o jogo é o seguinte: Felipe, Daniel, Cássio, Gian e Fernandinho; Júnio Urso, Bruno Silva, Pedro Ken (Robinho), Cleverson (Pedro Ken) e Lincoln, e William.
Botafogo: Caio Júnior terá a equipe titular completa para a partida deste sábado. Por isso, a dúvida fica por conta do esquema a ser usado. Se optar pelo tradicional 4-4-2, Herrera volta à equipe. Se permanecer com o 4-5-1 que enfrentou o Santos, Felipe Menezes será o titular. O time vai a campo com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson; Herrera (Felipe Menezes) e Loco Abreu.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Avaí: Rafael Coelho, suspenso, e Anderson Lessa, Emerson Nunes e Marcos Paulo, lesionados.
Botafogo: Alessandro está suspenso com o terceiro amarelo. Lucas Zen e Cidinho estão com a Seleção Brasileira no Pan-Americano.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Avaí: Arlan, Batista, Bruno Silva, Cleverson, Estrada, Fabiano, Felipe, Júnior Urso, Marcos Paulo e William.
Botafogo: Caio, Marcelo Mattos, Somália, Thiago Galhardo, Léo e Bruno Tiago.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Sandro Meira Ricci (Fifa/DF) apita a partida, auxiliado por FabrícioVilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO). Ao todo, Ricci participou de 16 jogos no Brasileirão, mostrando 75 cartões amarelos (média de 4,6) e três vermelhos (média de 0,1), marcando 553 faltas (média de 34,5) e oito pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas. Destes amarelos, 30 foram para mandantes e 45 para visitantes. Ele apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Botafogo 2 x 2 São Paulo, pela 26ª rodada, e Avaí 3 x 0 Atlético-PR, pela 29ª.

header fique de olho 2
Avaí:
depois de desfalcar o time catarinense na derrota de 4 a 2 para o Inter, domingo passado, Lincoln, o principal jogador da equipe alvianil está de volta. A articulação do meio para o artilheiro William geralmente passa pelos pés de Lincoln. E nele estão depositadas as maiores esperanças do torcedores do Avaí na luta para escapar do rebaixamento para a Série B..
Botafogo: Antônio Carlos comemora 100 jogos pelo clube e promete muito empenho para comemorar a marca com a liderança. Zagueiro-artilheiro, o jogador pode surpreender a defesa do Avaí..

header o que eles disseram

Daniel, lateral-direito do Avaí:
"Não tem nada perdido. No futebol acontecem as situações mais adversas. Não tem lógica. Dependemos só da gente então temos de fazer o nosso melhor e deixar a responsabilidade para os outros."
Antônio Carlos, zagueiro do Botafogo: “A gente tem de ganhar e torcer para eles (Corinthians e Vasco) perderem para assumirmos a liderança. A gente tem uma grande chance de continuar na parte de cima se ganhar esse jogo. Vamos para o jogo com isso na cabeça”
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Botafogo e Avaí se enfrentaram seis vezes pela Série A do Campeonato Brasileiro, com quatro vitórias dos cariocas (5 a 1/1974, Maracanã; 2 a 1/2009, Ressacada; 1 a 0/2010, Engenhão; 2 a 1/2011, Engenhão) e dois empates (2 a 2/2009, Engenhão; 0 a 0/2010, Ressacada), 12 gols a favor do Bota e cinco a favor do Avaí.

* O primeiro confronto entre as equipes pela Série A aconteceu em 1974 (16/04/74), no Maracanã, e terminou com goleada botafoguense por 5 a 1, com gols do atacante argentino Fischer (3) e Nilson Dias (2); descontando Toninho para o Avaí.

* Avaí e Botafogo se enfrentaram apenas três vezes na Ressacada em competições oficiais, com uma vitória alvinegra e dois empates: Botafogo 2 a 1, pelo Brasileiro de 2009 (gols de Juninho e Renato para o time carioca, e Marquinhos para o catarinense); 0 a 0, pelo Brasileiro de 2010, e 1 a 1, pelo Brasileiro deste ano (gols de Loco Abreu para o Bota e William para o Avaí).

header último confronto v2

No duelo do primeiro turno, realizado no dia 27 de julho, no Engenhão, o Botafogo derrotou o Avaí, por 2 a 1, de virada. O zagueiro Dirceu abriu o marcador, aos 6 minutos do primeiro tempo, para a equipe catarinense, mas Maicosuel, aos 27, e Herrera, aos 38, ainda no primeiro tempo, decretaram o placar final da partida.