Total de visualizações de página

Hora de Vasco, Botafogo, Fluminense e Flamengo estabelecerem prioridades na reta final da temporada

Plantão |
O Globo (esporteglb@oglobo.com.br)


RIO - Com temporada chegando ao fim, os times cariocas começam a partir desta semana a definir quais serão suas metas para terminar 2011 com sentimento de dever cumprido. Confira a situação de Vasco, Botafogo, Fluminense e Flamengo após os resultados do fim de semana, pela 32ª rodada do Brasileiro. 

VASCO - Apesar da perda da liderança para o Corinthians, a expectativa em São Januário ainda é alta: conquistar os títulos do Brasileiro e da Sul-Americana. Mas a briga acirrada com Corinthians, tendo ainda o Botafogo no encalço, pode fazer o time de Cristóvão Borges olhar com menos apreço para o torneio continental. 

 
 
Quarta-feira, enquanto seus rivais domésticos treinam e descansam, o Vasco terá uma viagem longa até Lima, onde fará o primeiro jogo das quartas de final da Sul-Americana, contra o Universitário. É alta a probabilidade de alguns reservas serem utilizados. Quem tem lugar certo na equipe é o volante Rômulo, suspenso do confronto com o Santos, domingo, pelo Brasileiro. 

Garantido na Libertadores, o Vasco terá papel fundamental também na briga dos seus rivais cariocas por uma das outras quatro vagas do Brasil na competição, já que ainda enfrenta Botafogo (dia 13 de novembro), Fluminense (dia 27) e Flamengo (dia 4 de dezembro). Por outro lado, os três poderão complicar a luta vascaína pelo título. 


BOTAFOGO - Terceiro colocado com 55 pontos, o alvinegro está vivo na disputa pelo título e muito perto de garantir sua vaga na Libertadores da América: tem quatro pontos e três vitórias a mais que o primeiro time fora do G-5, o Internacional. E algumas vantagens adicionais na reta final. A primeira: dos seis jogos que faltam, quatro serão no Engenhão, onde está invicto, incluindo um confronto com o próprio Inter, na antepenúltima rodada, quando poderá carimbar o passaporte para a Libertadores. Outra boa notícia: o Inter pega também Flamengo e Fluminense, outras duas equipes do G-5, e um acaba tirando pontos do outro. 

 
O sonho do título também está vivo na torcida botafoguense. E os próximos dois jogos serão fundamentais nesta corrida. Sábado, a equipe de Caio Júnior recebe o Figueirense, que vem em boa fase e hoje é o oitavo colocado, com 50 pontos, e também sonha com a Libertadores. Depois, no dia 13 de novembro, terá pela frente o Vasco, quando poderá encostar ou até mesmo, dependendo da rodada anterior, ultrapassar o rival. 


FLUMINENSE - A rodada foi benéfica para o tricolor carioca, que tirou o quarto lugar do Flamengo. Matematicamente, o título ainda é uma meta alcançável, apesar dos cinco pontos de distância para Corinthians e Vasco. Mas no momento a preocupação principal é se manter no G-5. E o time de Abel Braga será posto à prova já na próxima rodada, quando terá pela frente o Internacional, domingo, no Beira-Rio. Se perder, será passado para trás pelo colorado e pode perder até mesmo a quinta colocação para o Flamengo. 

 
Depois disso, o Fluminense terá duas boas oportunidades de entrar de vez na briga pelo título, ou pelo menos se consolidar no G-5, já que jogará em casa contra América-MG (dia 12) e Grêmio (dia 16). Na penúltima rodada, outro confronto importante: o clássico contra o Vasco. 


FLAMENGO - A derrota para o Grêmio afastou muito o rubro-negro da briga pelo título, já que o time, com 52 pontos, está a seis de Corinthians e Vasco. Pior: quinto colocado, no limite do grupo de classificação para a Libertadores, o rubro-negro carioca tem três times em seu encalço, querendo uma vaga no G-5: Internacional (51 pontos), São Paulo e Figueirense (ambos com 50). 

 
 
Dois deles estão no caminho do Flamengo na reta final, ambos no Engenhão: o Figueirense, dia 17, e o Inter, dez dias depois. Antes, porém, a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo terá de mostrar que não se abateu pela virada no Olímpico e pela saída conturbada do volante Willians, que não treino sábado, foi afastado pelo resto do Brasileiro e pode deflagrar uma das crises típicas do clube esta semana.