Total de visualizações de página

Com 7 países nas quartas, edição da Sul-Americana é a mais democrática

Apenas a Argentina aparece com dois postulantes ao título da competição. Do Brasil ao Peru, apenas um representante, e dois ex-campeões na briga

Por André Casado Rio de Janeiro


Com a eliminação de Botafogo, Flamengo e São Paulo, a edição 2011 da Copa Sul-Americana se tornou a mais democrática da história da competição, que teve origem em 2002. As quartas de final vão ver sete países diferentes ainda na disputa - apenas a Argentina conta com dois postulantes ao título: Arsenal e Vélez Sarsfield. Os outros são Vasco (Brasil), LDU (Equador), Libertad (Paraguai), Universitario (Peru), Santa Fé (Colômbia) e Universidad de Chile (CHI).
 
A surpreendente queda de três brasileiros e dois argentinos nas oitavas levou ao equilíbrio nas Américas, justamente no ano em que as seleções do Peru e da Venezuela derrubaram favoritos na Copa América e decidiram o terceiro lugar do torneio - Uruguai e Brasil ficaram na fase anterior. Até mesmo o Independiente, atual campeão, não suportou a pressão da LDU, que levantou a taça em 2009, sobre o Flu. O Arsenal de Sarandí, aliás, também é outro ainda vivo que já levou a melhor.

Nos anos anteriores, Brasil e Argentina costumavam monopolizar as vagas a partir das quartas. Em 2010, Goiás, Palmeiras, Avaí e Atlético-MG chegaram a sonhar com a conquista. E em 2008, Boca Juniors, River Plate, Estudiantes e Argentinos Jrs. dominaram para os hermanos. Na edição atual, Venezuela, Uruguai e Bolívia não conseguiram marcar presença entre os oito melhores.

Vélez Sarsfield x Universidad Católica, comemoração (Foto: Reuters) 
Vélez Sarsfield conquistou classificação sofrida sobre Universidad Católica nas oitavas (Foto: Reuters)
 
Até aqui, foram marcados 126 gols em 59 partidas, estatística que teve uma mãozinha de Vasco e Aurora, que anotaram 15 no confronto. Em São Januário, a classificação dos cariocas veio, nesta quarta-feira, com um sonoro 8 a 3 (confira os gols do duelo no vídeo acima). O líder da artilheiro é o carrasco do Fla Eduardo Vargas, da La U, com cinco gols. Ele é pretendido por grandes clubes europeus para o meio da temporada.

As datas das quartas de final serão nos dias 2 e 9 de novembro. A decisão acontecerá no dia 14 de dezembro. O único brasilero campeão em nove torneios foi o Inter, em 2008. Vale lembrar que dá uma vaga na Libertadores 2012. Mas, curiosamente, Vélez, Libertad, Universidad do Chile e Vasco já estão garantidos na maior competição continental. Assim, dependendo do emparelhamento, Universitario, Arsenal, LDU ou Santa Fé podem carimbar o passaporte já nas semis.