Total de visualizações de página

Botafogo busca primeira vitória fora do Brasil pela Copa Sul-Americana

Alvinegro, que enfrenta o Cerro Porteño, no Paraguai, amarga 16 anos sem triunfos longe de casa em competições continentais

GLOBOESPORTE.COM

Rio de Janeiro

Agência/Reuters

Alessandro disputa bola com jogador do Emelec em jogo disputado em Guaiaquil Além de dar um grande passo rumo à semifinal da Copa Sul-Americana, uma vitória sobre o Cerro Porteño, nesta quarta-feira, representará, para o Botafogo, o fim de uma marca desagradável. Desde que começou a disputar a competição, o Alvinegro ainda não conquistou uma vitória fora de casa.

Em 2006, o Botafogo foi eliminado pelo Fluminense na primeira fase, mas desde que começou a disputar a etapa internacional, o Alvinegro somente acumula derrotas nas quatro partidas disputadas. Em 2007, perdeu por 4 a 2 para o River Plate, em Buenos Aires; no ano passado, o América de Cáli venceu por 1 a 0 , na Colômbia, e o Estudiantes levou a melhor atuando em La Plata, na Argentina, fazendo 2 a 0. Em 2009, a equipe brasileira passou para as oitavas de final, mas com derrota por 2 a 1 para o Emelec, em Guaiaquil.

Aliás, o Botafogo não vence uma partida fora do Brasil por uma competição sul-americana há 16 anos, ou nove partidas. O último resultado positivo aconteceu no dia 28 de maio de 1993. Naquela ocasião, o Glorioso fez 1 a 0 sobre o Caracas, na Venezuela, em partida da campanha do título da Copa Conmebol. Neste período de jejum, foram dois empates e sete derrotas.

Mas o Botafogo tem bom aproveitamento quando leva em conta todo o seu retrospecto na Copa Sul-Americana. Desde 2006, o Alvinegro disputou 16 jogos, com oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Foram 29 gols marcados e 21 sofridos.