Total de visualizações de página

Pazes com Engenhão podem livrar Botafogo da degola

Se conseguir somar todos os pontos que disputar em seu estádio até o fim do Brasileiro, Alvinegro terá grandes chances de permanecer na Série A

Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
Agência/Estado

Reinaldo e Lucio Flavio comemoram gol sobre o Atlético-MG: última vitória no Engenhão

O número de 40% de aproveitamento dentro de casa é, em General Severiano, apontado como o principal motivo para que o Botafogo ocupe atualmente apenas a 18ª posição no Campeonato Brasileiro. A equipe, que corre risco de rebaixamento, soma 32 pontos na competição e, segundo os matemáticos, poderia permanecer na Série A se terminasse com 44, como aconteceu com o Náutico, em 2008. E são exatamente estes 12 pontos restantes que o Alvinegro poderá somar se vencer todas as partidas que terá em casa até a última rodada, a começar pelo duelo com o time pernambucano, nesta quarta-feira.

O Botafogo disputou 15 partidas no Engenhão no Campeonato Brasileiro, com apenas quatro vitórias, seis empates e cinco derrotas. Portanto, este é o momento perfeito para que o Alvinegro tenha 100% de aproveitamento nos próximos quatro compromissos que terá em casa, contra Náutico, Coritiba, São Paulo e Palmeiras.

Sem vencer nas duas últimas vezes em que jogou em seu estádio pelo Brasileirão (empate em 2 a 2 com o Avaí e derrota por 1 a 0 para o Flamengo), o Botafogo volta a campo nesta quarta para enfrentar o Náutico, numa luta direta contra o rebaixamento. Para que seu aproveitamento melhore dentro de casa, os jogadores alvinegros esperam contar com o apoio incondicional de seus torcedores.

- A torcida precisa ter paciência. Não adianta começar a vaiar com dez minutos de jogo, porque o time ficará ainda mais pressionado - explicou o atacante Reinaldo.

Até o fim do Brasileiro, o Botafogo terá mais três partidas fora de casa, contra Internacional, Barueri e Atlético-PR. O Alvinegro disputou até o momento 16 jogos longe do Engenhão, com duas vitórias, oito empates e seis derrotas, números que representam apenas 29% de aproveitamento.

No entanto, para garantir de qualquer maneira a permanência na elite, o Botafogo precisa adicionar pelo menos um ponto fora de casa aos 12 que pretende somar no Engenhão. Em 2007, o Corinthians foi rebaixado com 44 pontos, mas com este mesmo número o Náutico se livrou da degola no ano passado.