Total de visualizações de página

Um campeonato à parte na luta contra o rebaixamento, e apenas dois se salvam

Disputa pela permanência na elite se restringe a seis clubes. Fluminense e Sport têm situação mais delicada, e Coritiba está mais próximo do 'paraíso'

GLOBOESPORTE.COM

Rio de Janeiro 

Se a briga na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro promete emoção até a última rodada, uma outra guerra vem sendo travada com data marcada para terminar. Os piores times da competição travam um duelo desesperado para escapar do rebaixamento, e os caminhos de cada um não apenas se cruzam, mas também se encontram com os de algumas das equipes que buscam uma vaga na Taça Libertadores ou o título.



Segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, o time que chegar a 46 pontos tem 99% de chances de permanecer na elite do futebol nacional, e com 45 há 97% de possibilidades de escapar. A hipótese de uma equipe se salvar com 44 descarta, então, a situação "perigosa" de Corinthians (42), Santos e Barueri (41), que matematicamente ainda têm 1% de risco de queda. Assim como o Atlético-PR (39), com 2%. Com isso, a briga se tornou um campeonato à parte: seis equipes na disputa, e apenas o campeão e o vice escapam.

E dentro deste cenário há um duelo regional envolvendo dois campeões brasileiros. A possibilidade de Fluminense e Botafogo escaparem juntos é de apenas 1%, e o drama aumenta com os 33% de o Rio de Janeiro continuar com um representante na Segundona. Ou com os 66% de haver uma divisão exata: o Tricolor e o Alvinegro amargariam mais um rebaixamento - o primeiro acumula três em sua história (1996, 1997 e 1998), e o segundo, um (2003). A margem de erro nos cálculos é de 2%.