Total de visualizações de página

Revelações da base podem encher os cofres do Alvinegro

Zagueiro dos juvenis realiza testes na Inglaterra, e meia da seleção sub-20 desperta interesse do futebol europeu

Gustavo Rotstein
Rio de janeiro



Agência/Divulgação

Wellington Júnior é meio-campo, mas também pode atuar na lateral direita Se nos profissionais a situação é difícil, com risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, as categorias de base podem, em breve, render frutos financeiros para o Botafogo. O meia Wellington Júnior, de 20 anos, e o zagueiro Gérson, de 17, estão na mira do futebol da Europa.

Embora não tenha sido titular em todas as partidas do Mundial Sub-20, o desempenho de Wellington Júnior pela seleção brasileira da categoria chamou a atenção dos estrangeiros. Há alguns dias o clube recebeu a notícia de que um grupo de empresários mostrou-se interessado em contratar o meia, que poderia ser negociado com o futebol europeu.

O Botafogo, entretanto, ainda não recebeu uma proposta concreta pelo jogador de 20 anos, que recentemente chegou ao vice-campeonato mundial, em competição disputada no Egito. Wellington Júnior é meio-campo de origem, mas na competição, apareceu mais vezes atuando na lateral direita, despertando o interesse de Estevam Soares, que disse pretender contar mais vezes com o jogador.

Wellington Júnior, que segue fazendo algumas partidas pelos juniores, tem contrato com o Botafogo até 31 de dezembro de 2012. O meia, que começou a atuar pelos profissionais no ano passado, tem apenas 12 partidas oficiais disputadas e um gol marcado pelo grupo principal.

Outro que desperta interesse é Gérson, de 17 anos. O zagueiro, que tem idade para a categoria juvenil, se destacou na recente excursão dos juniores alvinegros pela Holanda, que faz parte do projeto da diretoria de internacionalização da marca Botafogo. O jogador atualmente está na Inglaterra realizando testes no Everton, da cidade de Liverpool. O zagueiro chegou a realizar dois treinamentos com os profissionais e agora trabalha entre os atletas de sua categoria.

Gérson, que tem contrato com o clube até 30 de junho de 2012, completa 18 anos no próximo dia 7 de janeiro, e a partir desta data estará livre para transferir-se para o futebol europeu. A expectativa é de que uma eventual negociação com o Everton poderia render o equivalente a R$ 2,6 milhões, o que seria considerado uma grande ajuda ao Botafogo em tempos de dificuldades financeiras.

Outra esperança do Alvinegro é Luis Guilherme, de 17 anos, que atualmente defende a seleção brasileira-sub17 no Mundial da categoria, na Nigéria. No entanto, em General Severiano existe dúvida quanto ao motivo pelo qual o goleiro perdeu a vaga de titular.

Luis Guilherme foi um dos destaques do Brasil no título no Sul-Americano Sub-17, quando defendeu duas cobranças na disputa de pênalti na final contra a Argentina. Humberto Redes, que trabalhou como gerente das categorias de base do Alvinegro até junho, é supervisor da seleção sub-17.