Rubro-Negro e Verdão terminam com o mesmo número de pontos, com definição nos critérios de desempate. Galo e Raposa completam o G-4
Thiago Fernandes
Rio de Janeiro
arte/GLOBOESPORTE.COM
Diego Souza (Palmeiras) e Adriano (Flamengo) são os principais astros de seus clubes
O Palmeiras entrará em campo nesta quarta-feira sabendo que precisa vencer o Santo André para espantar a má fase e para não deixar que seus concorrentes diretos se aproximem da liderança. Contudo, mais do que isso, corre pelos três pontos para começar a melhorar seu desempenho recente. Isso porque, levando em consideração os seus últimos seis jogos e de seus principais concorrentes, o Verdão corre o risco de perder o título da competição. Quem faz o alerta é o matemático Tristão Garcia.
Não para o Atlético-MG ou o Internacional, adversários mais próximos. O Flamengo, atual quinto colocado, surge como o rival mais perigoso se repetir a performance. Nos últimos seis jogos, a média do clube rubro-negro é de 2,33 pontos conquistados a cada 3 disputados - desempenho igual até o fim o fará terminar o campeonato com 67. Essa pontuação será a mesma que o time de Muricy Ramalho terá caso mantenha o 1,67 ponto de aproveitamento por jogo. Com isso, o título será decidido nos critérios de desempate.
- Esses números mostram o fracasso dos times que estão no G-4 ou brigando para entrar nele. Inter, São Paulo e Goiás têm feito média de quem vai ser rebaixado – afirma Garcia, do site Infobola.
O aproveitamento recente dos clubes e os pontos que terão se repetirem média
Time Aproveitamento dos últimos seis jogos Pontos nos últimos oito jogos do Brasileiro Pontuação e posição final
Palmeiras 1,67 (ponto por jogo) 13 67 (1º ou 2º)
Atlético-MG 1,67 (ponto por jogo) 13 63 (3º)
Internacional 1 (ponto por jogo) 8 57 (5º ou 6º)
São Paulo 1 (ponto por jogo) 8 57 (5º ou 6º)
Flamengo 2,33 (pontos por jogo) 19 67 (1º ou 2º)
Goiás 1,17 (ponto por jogo) 9 55 (7º)
Cruzeiro 2,17(pontos por jogo) 17 62 (4º)