Total de visualizações de página

Rivalidade entre craques no Vasco x Botafogo desta quarta-feira

Juninho e Dedé, Vasco tentam, no clássico contra Seedorf e Renato, nova vitória para manter Vasco na briga pela liderança

 

Publicado:
Atualizado:

Seedorf e Dedé são destaques do clássico desta quarta-feira
Foto: O Globo / Arte sobre foto de Jorge William e Pedro Kirilos


Seedorf e Dedé são destaques do clássico desta quarta-feira O Globo / Arte sobre foto de Jorge William e Pedro Kirilos
RIO — O duelo desta quarta-feira promete. De um lado o Vasco, segundo colocado do Campeonato Brasileiro, com 26 pontos — dois a menos que o líder Atlético-MG — e com jogadores como Juninho Pernambucano, Dedé e Carlos Alberto para ditar o ritmo da equipe, que não perde há cinco jogos e conta ainda com valores como Éder Luís e Alecsandro, artilheiro da competição com sete gols. Do outro, o Botafogo, que vem fazendo bons jogos, mas não tem ganhado. Em compensação, conta com o talento do holandês Seedorf (em seu primeiro clássico carioca), Renato, Jefferson e Andrezinho para tentar reencontrar o caminho das vitórias.

O jogo, às 20h30m, no Engenhão, ainda promete pelo possível reencontro após 14 anos de Juninho e Seedorf. Em 1998, eles foram adversários na final do Mundial de Clubes, entre Vasco e Real Madrid. Na ocasião, o holandês do Botafogo, que deu os passes para os gols, saiu vencedor com a vitória da equipe espanhola por 2 a 1. O apoiador vascaíno fez o gol do clube de São Januário.
Felipe nega ida para rival

Se depender dos dois treinadores, não será um duelo apenas entre Juninho Pernambucano e Seedorf, e sim, de dois grandes times. Em São Januário, Cristóvão Borges brincou que o encontro entre os dois craques foi há muito tempo:

— Para o espetáculo, é maravilhoso. É uma motivação para as torcidas. É um grande clássico, com grandes jogadores dos dois lados. Não é só o Seedorf. Mas também tem o time do Vasco — disse Cristóvão.

No lado do Botafogo, Oswaldo de Oliveira tratou de concentrar o foco na força do conjunto, sem deixar de enaltecer as duas equipes:

— Não vejo como um duelo particular entre o Seedorf e o Juninho. Eles têm participação importante. Vão enriquecer muito o jogo com a categoria que cada um tem. Mas trata-se de um jogo entre duas grandes equipes. Aliás, não sei a razão de um clássico regional ser disputado no meio da semana. Mais lógico seria a disputa no final de semana — disse o treinador alvinegro.

Como o Botafogo vem de um empate contra o Santos e uma derrota para o Grêmio, Oswaldo de Oliveira tratou de apressar o entrosamento de Seedorf com os seus novos companheiros. Nesta terça-feira, véspera da partida contra o Vasco, o técnico dirigiu um treinamento tático e depois comandou um coletivo para tentar agilizar o entrosamento do holandês, que na estreia pareceu buscar a melhor posição em campo. Seedorf estreou contra o Grêmio e acabou substituído por estar cansado. Mas resistiu mais do que o previsto e atuou durante 70 minutos.

Por precaução, Oswaldo vai esperar a reação do jogador. Caso o meia acorde bem, sem reclamar de nada, começará jogando, com Fellype Gabriel ficando no banco de reservas.

Quem deu entrevista nesta terça-feira pela primeira vez como novo reforço do Botafogo foi o lateral-esquerdo Lima. Ele disse que espera estar em forma em 15 dias para ajudar a equipe.

O gerente de futebol, Anderson Barros, revelou que pretende fazer um novo contrato com Andrezinho e assegurar a permanência do jogador no clube. Existe o interesse do Al-Hilal da Arábia Saudita na sua contratação.

Também presente naquela final do Mundial de Clubes, Felipe deve ficar no banco na noite desta quarta-feira. Após as sondagens do Flamengo, negadas por ele e pelo rubro-negro, o camisa 6 do Vasco descartou sua saída do clube e confirmou que pretende se aposentar em São Januário. O técnico Cristóvão Borges, no entanto, minutos antes dissera que o meia havia sido procurado.

— Não houve nenhum tipo de proposta. Zinho é amigo particular. Meu contrato vai até 2013, e eu tenho de brigar pelo meu espaço aqui. Nunca pensei em sair do Vasco e pretendo terminar minha carreira aqui — disse Felipe, que não negou ficar insatisfeito com a reserva.

Para o jogo, Cristóvão deve manter a formação que derrotou o Santos. A única dúvida é Auremir. O lateral sentiu dores na coxa direita e será reavaliado nesta quarta-feira.

Vasco x Botafogo
Horário: 20h30m
Local: Engenhão

Vasco: Fernando Prass, Auremir, Dedé, Douglas e William Matheus; Nílton, Wendel, Juninho Pernambucano e Carlos Alberto; Éder Luiz e Alecsandro

Botafogo: Jéfferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Vítor Júnior, Andrezinho e Seedorf; Elkeson

Juiz: Wagner do Nascimento (RJ)