Total de visualizações de página

Atuação fabulosa garante três atletas do São Paulo na seleção da rodada#13

Luis Fabiano recebe a maior nota no Troféu Armando Nogueira e time domina setores. Jefferson salva o Botafogo e fica com a segunda melhor avaliação

 

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Luis Fabiano, São Paulo x Flamengo (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM) 
Luis Fabiano marcou 2 gols na goleada sobre o Fla
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
Na última partida no Morumbi, pela 10ª rodada, o São Paulo foi surpreendido pelo Vasco e terminou derrotado por 1 a 0. As vaias e xingamentos ecoaram das arquibancadas e não pouparam ninguém, atingindo, inclusive, Luis Fabiano. Sem o ídolo Rogério Ceni em campo, o "Fabuloso" era o mais identificado com a torcida entre aqueles que vestiam a camisa tricolor. Também foi ele quem mais sentiu, chegando a dizer que repensaria seu futuro no clube. A 13ª rodada no entanto foi uma espécie de reconciliação: com dois gols e uma assistência, o atacante foi o protagonista da goleada sobre o Flamengo por 4 a 1 e, com isso, foi eleito o craque do fim de semana, recebendo nota 9,0 dos avaliadores.

Em um fim de semana com poucos gols, o único time que conseguiu uma goleada teve o maior número de representantes na seleção da rodada. O São Paulo carimbou jogadores em todas as faixas do campo: Cortez na linha defensiva, Jadson no meio-campo e o craque Luis Fabiano no ataque. A segunda maior nota ficou com Jefferson, do Botafogo, que fechou o gol e garantiu o triunfo do time carioca sobre o Figueirense. Outro que brilhou foi Montillo. Em uma grande atuação, o meia do Cruzeiro foi o responsável por abrir espaços na zaga do Palmeiras e colocar os companheiros na cara do gol.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 1/3 do Brasileirão - 13 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com o Cartola FC.
Seleção da 13ª rodada brasileiro 2012 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
  Somente fotos para ilustração

GOLEIRO


O Botafogo teve uma atuação apenas razoável contra o Figueirense e poderia ter se complicado contra o lanterna da competição em casa, caso Jefferson não estivesse em campo. O paredão alvinegro foi o grande responsável pela vitória do time carioca, com três grandes defesas na partida. A melhor delas já nos acréscimos do segundo tempo, o que decretaria o empate dos catarinenses. Pelas belas defesas e não ter sido vazado, o goleiro recebeu nota 8,5 dos avaliadores. Quem também esteve muito bem foi Victor, do Atlético-MG. No duelo diante do Fluminense no Engenhão, o arqueiro do Galo fez três defesas difícieis e ajudou o time a manter a liderança e o status de melhor defesa da competição, ao lado do Fluminense. Márcio (Atlético-GO), Aranha (Santos) e Bruno (Palmeiras) também merecem destaque por suas boas atuações.

LATERAL-DIREITO



As melhores chances do Coritiba na partida contra o Grêmio saíram dos pés de Ayrton. Com precisas cobranças de falta, o lateral-direito do Coxa marcou o gol que abriu o placar e ainda levou perigo a baliza de Marcelo Grohe em outras seis oportunidades. O placar de 2 a 1 foi definido apenas aos 44 minutos do segundo tempo, em mais uma jogada pelo lado direito. Ayrton arrancou, deixou para Roberto, que fez o passe para Leonardo acertar um belo chute. Com isso, o jogador recebeu nota 7,0 e foi eleito o melhor de sua posição. A participação no segundo gol foi decisiva para carimbar o lateral na seleção, já que Bruno Peres, do Santos, recebeu a mesma nota do companheiro coxa-branca, marcando o primeiro do Peixe na vitória sobre a Ponte Preta por 2 a 1.

ZAGUEIROS


Gum, Fluminense x Atlético-MG (Foto: Dhavid Normando / Photocamera) 
Gum foi o recordista de desarmes na rodada
(Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
Mesmo jogando em casa, o Fluminense tinha uma dura missão ao enfrentar o melhor ataque do Campeonato Brasileiro. Um dos grandes responsáveis por manter a zaga tricolor sem ser vazada durante os 90 minutos foi Gum. Foram seis desarmes do camisa 3, tornando-o recordista no quesito na rodada#13. Com isso, o xerife recebeu nota 7,0 dos jurados, mesma nota de seu companheiro na seleção, Dedé. O zagueiro vascaíno, aos poucos, retoma as grandes atuações que o levaram à seleção brasileira. Prova disso foi a boa partida diante do Internacional, no Beira-Rio, com a dura missão de marcar o atacante uruguaio Forlán, em sua estreia. Outros que estiveram bem na rodada e tiveram notas semelhantes foram Victorino (Cruzeiro), Réver (Atlético-MG) e Gilberto Silva (Grêmio).

LATERAL-ESQUERDO

Cortez São Paulo x Flamengo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Cortez deu o passe para o terceiro gol do São Paulo
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Uma das melhores opções do São Paulo na goleada sobre o Flamengo por 4 a 1 foi a jogada pela esquerda com Bruno Cortez. A  atuação do lateral-esquerdo relembrou sua participação diante do Rubro-negro quando vestia a camisa do Nova Iguaçu e que chamou a atenção do Botafogo, que o contrataria depois. Para coroar sua exibição, um passe cirúrgico para Luis Fabiano no terceiro gol tricolor, além boa participação defensiva, roubando duas bolas do ataque rival. Com isso, ele recebeu nota 7,0 dos avaliadores. Outros que estiveram bem no setor e merecem destaque foram Fabrício (Internacional) e Fábio Santos (Corinthians), ambos com nota 6,5.

VOLANTE



No esquema 4-3-3 da seleção da rodada#13, houve espaço para apenas um volante. E quem aproveitou a oportunidade foi Moisés, da Portuguesa. Com boa movimentação, o cabeça-de-área marcou o primeiro da Lusa no triunfo sobre o Náutico por 3 a 1. O gol foi importantíssimo, já que, àquela altura o time da casa perdia o confronto. O jogador, alíás, foi o recordista de finalizações na partida, com seis. A participação ofensiva e a boa cobertura defensiva lhe renderam nota 7,5 dos avaliadores. A nota foi semelhante à de Charles, do Cruzeiro, que esteve bastante seguro durante a vitória sobre o Palmeiras. A diferença ficou por conta do gol marcado por Moisés. Outro destaque da posição foi Digão, com nota 7,0. Apesar de ser zagueiro de origem, o jogador atuou como volante e se saiu bem no empate contra o Atlético-MG.

MEIAS



Há algum tempo não se falava em uma grande atuação do meia argentino Montillo. Neste domingo, o jogador do Cruzeiro foi um dos nomes na vitória sobre o Palmeiras por 2 a 1. Além de sofrer o pênalti que gerou o primeiro gol cruzeirense, o jogador teve grande participação durante o confronto, iniciando grande parte das jogadas ofensivas do time mineiro. Com isso, ele recebeu nota 8,0 dos avaliadores. Na goleda do São Paulo, além do brilho de Luis Fabiano, o meia Jadson foi outro que se destacou, com um gol e uma assistência em cobrança de escanteio. Com isso, o jogador tricolor recebeu nota 7,5 e integra o meio-campo titular na seleção da rodada. Com nota semelhante, Ananias, da Portuguesa, merece menção pela grande partida diante do Náutico. Seedorf, do Botafogo, e Maicon, do São Paulo, receberam nota 7,0.

ATACANTES


O trio de ataque da seleção da rodada começa pelo craque do fim de semana: Luis Fabiano. O "Fabuloso" recebeu nota 9,0, fruto de dois gols e uma assistência, além de boa movimentação e jogadas de perigo durante toda a partida. Foi uma grande exibição do atacante tricolor, que voltou a ter seu nome gritado pela torcida. Na vitória do Cruzeiro sobre o Palmeiras, os gols do time mineiro tiveram um só nome: Borges. As duas bolas na rede garantiram nota 7,5 ao jogador do time mineiro, que o levaram a integrar o ataque da rodada. Com nota semelhante, Miralles, do Santos, fecha a linha de frente. O jogador mudou o panorama de jogo no segundo tempo e, com o gol marcado, garantiu a vitória santista sobre a Ponte Preta, livrando o Peixe da zona de rebaixamento. Outros que merecem ser lembrados, já que foram avaliados com nota 7,0: Wallyson (Cruzeiro), Leonardo (Coritiba), Roger (Ponte Preta), André Lima (Grêmio), Forlán (Internacional) e Victor Andrade (Santos)