Total de visualizações de página

Reforço do Bota sai do banco e dá a vitória ao Uruguai na estreia olímpica

Nicolás Lodeiro começa na reserva, entra no segundo tempo, muda o jogo e faz o gol da virada da Celeste, que sofreu para derrotar Emirados Árabes

 

Por GLOBOESPORTE.COM Manchester, Inglaterra

Bicampeão olímpico, o Uruguai entrou em campo para sua estreia nos Jogos de Londres como franco favorito contra o estreante Emirados Árabes. A Celeste venceu, porém sofreu. Após a derrota da Espanha para o Japão, quem acompanhou a partida na primeira etapa teve a impressão de que esta seria uma quinta-feira de zebras, tamanha a pressão dos árabes. Coube a um botafoguense, que ainda nem sequer pisou no Engenhão, mudar o panorama do jogo. Recém-contratado pelo Botafogo, o meia Lodeiro saiu do banco no segundo tempo para marcar o gol do triunfo uruguaio por 2 a 1, em Manchester.

A vitória colocou o Uruguai na liderança do Grupo A, que ainda conta com Grã-Bretanha e Senegal. As duas seleções jogam nesta quinta-feira, às 16h, com transmissão ao vivo do SporTV.

Gol de Nicolas Lodeiro para o Uruguai, Emirados árabe x Uruguai (Foto: Agência AFP) 
 
Nicolás Lodeiro marca o gol da virada. Meia mudou o jogo no segundo tempo (Foto: Agência AFP)
 
Vaias para Suárez

O jogo foi disputado no estádio Old Trafford, do Manchester United. Uma espécie de casa do inimigo para os uruguaios, já que os torcedores do clube inglês odeiam Luis Suárez – principal jogador da Celeste e atacante do Liverpool. Em outubro do ano passado, o uruguaio foi acusado de racismo no clássico inglês pelo francês Evra e acabou sendo suspenso por oito partidas. No reencontro dos times, em fevereiro, Suárez se negou a cumprimentar Evra, causando a revolta dos torcedores.

As consequências foram sentidas no jogo desta quinta-feira. Todas as vezes em que tocava na bola, Suárez era fortemente vaiado, desde o início do jogo.

Pressão árabe

Com uma geração promissora e dois atacantes titulares da seleção principal (Suárez e Cavani), o Uruguai entrou em campo com pompa. Mas bastou a bola rolar no Old Trafford para todo o favoritismo dos sul-americanos cai por terra. Em campo, o que se viu foi um time jovem, rápido e habilidoso dos Emirados Árabes, que envolveu os uruguaios, tendo algumas oportunidades claras de gol.

Aliada à experiência de Ismail Matar, um dos três jogadores acima de 23 anos dos Emirados Árabes, os jovens Omar e Sanqqur mostraram entrosamento e habilidade e em certos momentos da primeira etapa chegaram a infernizar a zaga celeste.

Na base da correria, os três criaram várias oportunidades de gol. Em uma delas, a seleção árabe abriu o placar, com uma pintura. Omar puxou um contra-ataque e, do meio de campo, lançou Ismail Matar de trivela. O atacante se livrou do goleiro Campaña e estufou a rede: 1 a 0.

Adbulaziz e Suares, Emirados Árabes x Uruguai (Foto: Agência Reuters) 
 
Odiado pela torcida do Manchester, Suárez foi vaiado durante todo o jogo (Foto: Agência Reuters)
 
O gol animou a torcida inglesa que, por conta de Suárez, apoiava os Emirados Árabes. Porém, não acordou o time uruguaio, que seguiu sob pressão dos árabes. O próprio Matar quase ampliou de cabeça.

Mudança no fim da primeira etapa

Quando o primeiro tempo já se aproximava do fim, o Uruguai chegou à igualdade. Em cobrança de falta próxima à área, o meia Gaston Ramirez, do Bologna, acertou o ângulo, para o alívio dos uruguaios, que foram para o intervalo com o empate.

Na volta do intervalo, o técnico Óscar Tabárez trocou Aguirregaray por Lodeiro. O novo reforço do Botafogo entrou bem e deu nova movimentação à Celeste Olímpica. O Uruguai tomou a iniciativa, enquanto os Emirados Árabes pouco lembravam a equipe ousada e ofensiva do primeiro tempo.

Primeiro, um outro jogador com ligação com o Botafogo quase marcou. O volante Arévalos Rios, que jogou no clube carioca no ano passado, arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Khaseif a operar um milagre. Aos dez, porém, não teve jeito. Após rápida triangulação pela esquerda, Lodeiro invadiu a área e chutou cruzado para virar a partida: 2 a 1.

Comandado por Lodeiro e Suárez, o Uruguai continuou melhor em campo, mas não evitou os sustos até o fim. No entanto, com a defesa bem mais organizada do que no primeiro tempo, conseguiu segurar os Emirados Árabes e garantiu a vitória na estreia nos Jogos de Londres.

O Uruguai volta a jogar no domingo, às 13h, contra Senegal. No mesmo dia, os Emirados Árabes enfrentam a Grã-Bretanha, às 15h45m. O torneio olímpico de futebol masculino conta com 16 seleções, divididas em quatro chaves. Os dois primeiros de cada grupo avançam às quartas de final.

Na outra partida que começou no mesmo horário, Gabão e Suíça empataram por 1 a 1, em partida válida pelo Grupo B. Mais cedo, pela mesma chave, México e Coreia do Sul ficaram no empate sem gol.