Total de visualizações de página

Bota solicita interdição do gramado do Engenhão por duas semanas

Clube alega que piso pode provocar lesões graves e solicita mudança do local dos jogos de Flamengo e Fluminense já a partir deste fim de semana

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro

O Botafogo enviou para a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) um ofício pedindo a interdição imediata do gramado do Engenhão pelas próximas duas semanas. Alega que a decisão é para preservar a integridade física dos atletas pela condição atual do piso, que está com excesso de buracos e poderia provocar graves lesões.

O relatório foi assinado pelo agrônomo Artur Melo, responsável pelo gramado do Engenhão. Nas próximas duas semanas, de acordo com o documento, o jogo entre Botafogo e Palmeiras, no dia 8 de agosto, seria o único a ser realizado no estádio.

Com o pedido do Botafogo, os jogos Flamengo x Atlético-MG, no próximo sábado; Flamengo x Náutico, no dia 11 de agosto; Fluminense x São Paulo, no dia 9 de agosto; e Fluminense x Palmeiras, no dia 12 de agosto, podem ter seus locais alterados pela CBF.

- Encaminhei o ofício para a CBF e comuniquei pelo telefone o fato a Manuel Flores, gerente de operações da entidade, pois seria importante que recebessem ainda hoje (segunda-feira) esse documento. Acredito que o Botafogo será atendido nas suas solicitações, só não tenho certeza sobre o jogo entre Flamengo x Atlético-MG, que está marcado para sábado - disse Marcelo Viana, diretor de competições da Ferj.

O questionamento é sobre o fato de o jogo estar a menos de dez dias de sua realização, o que impediria a mudança de local de acordo com o Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF. No entanto, o Botafogo se apoia na decisão da CBF em adiar o seu jogo contra o Corinthians no prazo menor do que especificado pela legislação.

Na letra D do número 2 do artigo 13 do RGC, o texto dá margem para a mudança do local dos jogos ao dizer que "o prazo de 10 dias não é observado em caso de motivo de força maior, quando óbvia e universalmente reconhecido como tal".

Os jogos de Flamengo e Fluminense não poderão ser disputados fora do estado do Rio de Janeiro, a não ser que haja autorização da Ferj, que já se manifestou contrária ao caso em outras oportunidades. Com isso, restam São Januário, Macaé e Volta Redonda como principais opções para os clubes.