Total de visualizações de página

Botafogo joga o suficiente para bater o Figueira, e Seedorf ganha a primeira

Camisa 10 vibra muito com gol de Andrezinho no Engenhão. Glorioso vence após quatro jogos de jejum. Figueirense chega a 12 sem ganhar

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Seedorf fez na noite deste sábado seu terceiro jogo pelo Botafogo, o terceiro no Engenhão. Depois de derrotas para Grêmio e Vasco, a torcida não prestigiou o time e compareceu em pequeno número: 3.401 pagantes. Os que foram ao estádio não viram um grande jogo, mas puderam assistir à primeira vitória do Glorioso com o novo camisa 10. Andrezinho marcou o gol do triunfo por 1 a 0 sobre o Figueirense e foi muito festejado pelo companheiro holandês.

Com o resultado, o Botafogo chegou a 20 pontos e assumiu, provisoriamente, a sexta colocação no Campeonato Brasileiro. O time encerrou um jejum de quatro jogos sem vitória na competição. O Figueira, por sua vez, já acumula 12 partidas sem ganhar. O time, que venceu apenas na primeira rodada, segue na lanterna, com oito pontos.

O próximo compromisso da equipe alvinegra carioca é nesta quarta-feira, contra o Palmeiras, em Barueri, pela Copa Sul-Americana. Os catarinenses jogam no mesmo dia, também pela competição continental, contra o Atlético-GO, em Goiânia. Pelo Brasileiro, o Figueira volta a campo no próximo sábado, contra a Portuguesa, no Canindé. O Glorioso pega no mesmo dia o Atlético-GO, no Serra Dourada.

Figueira assusta no início

O Botafogo entrou em campo com um time modificado em relação ao da derrota diante do Vasco, na última quarta-feira (1 a 0). Na zaga, Brinner tomou o lugar do suspenso Antônio Carlos. No meio, Oswaldo escalou Renato como volante, Fellype Gabriel e Seedorf, como meias pela direita e pela esquerda, e Andrezinho fazendo a ligação com os dois homens de frente, Rafael Marques e Elkeson. Vitor Júnior ficou como opção no banco.

Seedorf e Andrezinho gol Botafogo (Foto: Wagner Meier / Ag. Estado) 
 
Seedorf agarra Andrezinho ao comemorar o gol da vitória (Foto: Wagner Meier / Ag. Estado)
 
No lado do Figueirense, a dificuldade maior do técnico Hélio dos Anjos foi o desfalque de três homens de frente. Júlio César cumpriu suspensão, enquanto Loco Abreu e Caio, que estão emprestados pelo Botafogo, não puderam ir a campo por questões contratuais. Ronny e Aloísio formaram a dupla de frente.

O jogo começou com o time da casa tentando buscar o ataque, e os visitantes procurando sair na boa. E Figueirense criou as melhores chances nos minutos iniciais. Aloísio, aos 4, entrou na área e obrigou Jefferson a trabalhar. Depois, aos 11, o atacante do Figueirense deixou Fábio Ferreira para trás e entrou livre na área. Aloísio bateu rasteiro, na saída de Jefferson, e obrigou o goleiro a fazer um milagre com o pé.

Torcida do Bota pede Loco Abreu

A torcida do Botafogo mostrava irritação na arquibancada. Aos poucos, o time adiantou a marcação e conseguiu aparecer melhor no ataque. Aos 26, Brinner chegou a cabecear para a rede uma bola levantada na área, mas a arbitragem já havia paralisado o lance, anotando uma falta de ataque.

Rafael Marques, Botafogo x Figueirense (Foto: Wagner Meier / AGIF) 
 
Rafael Marques tenta levar Bota ao ataque. Jogador saiu no intervalo (Foto: Wagner Meier / AGIF)
 
Seedorf começou a chamar a responsabilidade e fez algumas boas jogadas. Aos 41, o camisa 10 deu bela arrancada pela ponta esquerda e cruzou para Rafael Marques, que não aproveitou dentro da área. A torcida do Botafogo não perdoou e começou a gritar o nome de Loco Abreu.

Pouco depois, Seedorf apareceu bem e deu passe açucarado para Elkeson. O atacante limpou a marcação e bateu rasteiro, cruzado. A bola caprichosamente carimbou a trave e voltou para as mãos do goleiro Ricardo.

Andrezinho leva sorte e marca

Na volta para o segundo tempo, o técnico Oswaldo de Oliveira abriu mão de sua inovação tática e voltou ao esquema que vinha usando costumeiramente, com cinco homens no meio. Rafael Marques deixou a equipe para a entrada de Vitor Júnior. No Figueira, Hélio dos Anjos não mudou.

A exemplo do que se viu no fim do primeiro tempo, o Botafogo manteve-se buscando mais o ataque, embora sem grande contundência. O Figueirense foi ficando cada vez mais encolhido e já não ia à frente nem mesmo em contragolpes.

Seedorf, uma vez mais, lutou e tentou chamar a responsabilidade. Ainda com o placar em branco, pediu apoio aos torcedores. Num lance rente à linha de fundo, o holandês tentou um calcanhar e furou bisonhamente. Nada que o abatesse.

Embora o futebol do Glorioso não fosse dos melhores, o esforço e o ímpeto da equipe acabaram sendo premiados aos 14 minutos. Andrezinho recebeu passe de Elkeson na intermediária e avançou livre. O camisa 17 bateu fraco, rasteiro, mas contou com um desvio no zagueiro Anderson Conceição para abrir o placar. Na comemoração, Andrezinho foi abraçado por Seedorf, que foi quem mais vibrou com o gol.

Em desvantagem, o Figueirense tratou de promover suas primeiras alterações. O volante Doriva deu  lugar a Pittoni. O meia Almir, machucado, saiu para a entrada do também meia Guilherme Lazaroni. Pouco adiantou. O Figueira continuou travado, sem conseguir atacar.

No lado do Botafogo, Seedorf ainda tinha fome de bola. Aos 24, o meia se esforçou para evitar a saída de bola na linha de fundo, recolheu e deu um passe primoroso para Márcio Azevedo dentro da grande área. O lateral cruzou na boca do gol, mas ninguém conseguiu empurrar a bola para a rede.

Uma expulsão de cada lado

Hélio dos Anjos fez sua última tentativa de modificar o andamento do jogo ao lançar Jean Deretti na vaga de Ronny, mas a partida não virou a favor dos catarinenses. Aos 32, em lances seguidos, cada time perdeu um jogador. O lateral Pablo, do Figueirense, fez falta dura em Elkeson e recebeu o segundo cartão amarelo. Segundos depois, Vitor Júnior, que também já tinha sido advertido anteriormente, colocou a mão na bola e ganhou o vermelho.

Daí em diante, pouco aconteceu no jogo. Oswaldo tratou de fechar seu meio-campo, trocando o meia Fellype Gabriel pelo meia Jadson. O Botafogo recuou e chegou a chamar o Figueira para um gás final na partida. Numa bobeada da defesa, Aloísio chegou a sair na cara de Jefferson, mas desperdiçou mais uma chance clara.

Seedorf saiu de campo aos 47, muito aplaudido, para a entrada de Rodrigo Dantas. O Glorioso conseguiu carregar o jogo até seu apito final sem ser vazado e reencontrou o prazer de vencer no Brasileirão.