Total de visualizações de página

Juninho e Seedorf lideram Vasco e Botafogo em clássico no Engenhão

Ídolo cruz-maltino e craque alvinegro são as atrações em jogo desta quarta-feira, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Montagem Juninho Pernambucano  Seedorf (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com) 
Juninho e Seedorf se enfrentam em clássico
(Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
 
Somados, são 73 anos de experiência. Juninho Pernambucano, de 37, e Seedorf, de 36, deixaram suas cidades, rodaram o mundo em nome do futebol e se encontram no Engenhão. Nesta quarta-feira, às 20h30m, eles comandam Vasco e Botafogo, respectivamente, no clássico válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O ídolo cruz-maltino busca aumentar sua vasta coleção de títulos em São Januário, enquanto o craque holandês inicia sua trajetória no Alvinegro.

Se superar o Botafogo, o Vasco chegará aos 29 pontos e terminará a quarta-feira como líder do Brasileirão. Essa condição será mantida, entretanto, apenas se o Atlético-MG, atual primeiro colocado, com 28 pontos, perder para o Santos em Belo Horizonte nesta quinta. No entanto, o time cruz-maltino tem má recordação do último clássico: derrota por 3 a 1 na final da Taça Rio.

Com a decepção pela derrota por 1 a 0 para o Grêmio na estreia de Seedorf, o Botafogo precisa vencer para recuperar a autoestima e evitar que os adversários se distanciem ainda mais nas primeiras posições no Campeonato Brasileiro. Com 17 pontos, o time já está a 11 do Atlético-MG. O clássico com o Vasco é o segundo da sequência de três jogos que o time tem prevista para o Engenhão - o duelo seguinte é contra o Figueirense.

O Premiere transmite a partida para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

header as escalações 2
Vasco: o técnico Cristóvão Borges tem uma dúvida para a partida. Auremir sente a coxa direita e, por isso, ainda não foi confirmado. Felipe, que volta a ficar à disposição após se recuperar de dores no joelho direito, deve começar no banco. O restante deve ser a mesma equipe que venceu o Santos, no último sábado. O Vasco deve começar com a seguinte formação: Fernando Prass, Auremir (Max), Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho e Carlos Alberto; Eder Luis e Alecsandro.

Botafogo: apesar de demonstrar preocupação com a recuperação física de Seedorf nesse começo de campanha com o time, o técnico Oswaldo de Oliveira deve manter o holandês como titular no clássico com o Vasco. Com isso, entrará em campo com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Andrezinho, Seedorf e Vítor Júnior; Elkeson.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Vasco: Rodolfo (cirurgia no joelho esquerdo), Eduardo Costa (pancada no pé esquerdo) e Carlos Tenorio (ruptura do tendão de Aquiles do pé direito) estão entregues ao departamento médico. O zagueiro Renato Silva e o meia-atacante Dakson ainda não tiveram seus contratos registrados.
Botafogo: Marcelo Mattos começa a se recuperar de uma lesão no púbis, mas ainda está fora do time. Cidinho também não estará à disposição de Oswaldo, com dores na coxa direita.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Vasco: Dedé, Fellipe Bastos, Juninho Pernambucano e Nilton.
Botafogo: Antônio Carlos, Fábio Ferreira, Lucas Zen e Márcio Azevedo.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)Wagner do Nascimento Magalhães (RJ) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Marco Santos Pessanha (RJ). Wagner Nascimento arbitrou dois jogos no Brasileirão, marcou 68 faltas (média de 34 por jogo), aplicou 16 amarelos (média de 8 por jogo), um vermelho (média de 0,5 por jogo) e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,6 amarelos, 0,2 vermelho, 37,1 faltas e 0,3 pênalti.

header fique de olho 2
Vasco:
procurado pelo Flamengo, Felipe decidiu permanecer e cumprir seu contrato com o Vasco. O meia tem seis partidas disputadas no Brasileiro e deve começar o clássico no banco. Caso entre em campo, ficará impedido de defender outra equipe da Série A.
Botafogo: depois de ficar no banco de reservas na estreia de Seedorf, Andrezinho vai voltar a ser titular no clássico contra o Vasco. Ele já marcou três gols no Campeonato Brasileiro.

header o que eles disseram

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: "Ultimamente tivemos dificuldades nos jogos contra o Botafogo. Mas com a melhora do time nas últimas partidas, principalmente no posicionamento, estamos mais fortes para encarar o adversário. Sabemos que continuará a ser difícil, mas será melhor do que antes".
Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Quando você não tem tempo, não é o trabalho que faz a diferença. São outros fatores. A tabela, jogadores de reposição e outros que desequilibram individualmente é que fazem. Com um intervalo mais compacto, depende muito mais da conversa do que da atividade prática. É preciso conjugar tudo e levar o melhor possível para o campo".
header números e curiosidades
* O Engenhão já foi palco de nove jogos entre Vasco e Botafogo, com três vitórias para cada lado e mais três empates.

* Uma partida entre Vasco e Botafogo não termina empatada em 0 a 0 há seis anos (ou 18 jogos). O último empate sem gols aconteceu dia 24 de setembro de 2006, em partida disputada no Maracanã e válida pelo Brasileiro.

* Dodô, com cinco gols, é o maior artilheiro deste confronto pelo Campeonato Brasileiro. A seguir aparece Sorato com quatro e Romário, Herrera e Abreu, todos com três. Já Donizete foi o único jogador a marcar gols pelas duas equipes na história desse clássico em Brasileiros. O Pantera marcou uma vez pelo Botafogo e duas pelo Vasco.

header último confronto v2

Vasco e Botafogo se enfrentaram pela última vez na decisão da Taça Rio, no dia 29 de abril deste ano. O Alvinegro levou a melhor, venceu por 3 a 1 e se sagrou campeão invicto do segundo turno do Campeonato Carioca, garantindo vaga na grande final contra o Fluminense. Loco Abreu marcou duas vezes e foi o destaque da partida. Maicosuel fez o outro gol do Botafogo, e Carlos Alberto descontou para os vascaínos.