Total de visualizações de página

Botafogo vai para o quinto jogo seguido sem repetir a escalação

Time encara o Americano, quinta-feira, em Campos, sem poder contar com Maicosuel e Elkeson, machucados, e Loco Abreu, convocado pelo Uruguai

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
O Botafogo se orgulhava no começo da temporada de ter repetido a escalação em quatro dos cinco primeiros jogos. No entanto, as seguidas lesões mudaram o panorama e, agora, o técnico Oswaldo de Oliveira vai para a quinta partida consecutiva usar o mesmo time titular pelo menos duas vezes.

A última vez em que Oswaldo conseguiu escalar seus 11 titulares foi na goleada por 5 a 0 sobre o Olaria, na quinta rodada da Taça Guanabara. Nesse jogo, Andrezinho saiu de campo machucado e iniciou-se o ciclo de lesões.

Fellype Gabriel no treino do Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Fellype Gabriel será titular em sua estreia com a camisa do Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)

Nesta quinta-feira, contra o Americano, em Campos, ele não terá seu trio mais ofensivo, formado por Maicosuel, Elkeson, ambos com lesões, e Loco Abreu, convocado para a seleção uruguaia. O estreante Fellype Gabriel, Willian, de 20 anos, e o já conhecido Herrera serão os titulares.

- A ideia é sempre repetir. A consistência vem com a repetição, permanecendo juntos durante os jogos. Assim, se cria um ambiente de maior confiança. Mas no calendário que temos, com essa temperatura, as mudanças são inevitáveis. O jogador deve estar preparado para isso. Já disse que a fotografia do primeiro jogo nunca vai ser a do último - disse Oswaldo.

Apesar da ausência de três jogadores importantes para o confronto com o Americano, o treinador não trata o jogo como um recomeço depois da eliminação na semifinal da Taça Guanabara. Oswaldo faz questão de destacar a campanha do time na temporada como boa, com quatro vitórias e quatro empates.

- Essa partida não pode ter magnetismo de atrair influências ou tendências. É diferente porque vamos sem três titulares, os mais agudos, responsáveis pelo ataque do Botafogo. Por isso, é significante. Não pode ser divisor de águas. É uma continuidade - comentou Oswaldo.

A lista de desfalques, por pouco, não aumentou. Renato chegou a ser poupado do treinamento de terça-feira, mas conseguiu se recuperar das dores musculares e foi confirmado no jogo. A série de problemas de escalação no time se tornou um problemas, mas o volante mostrou confiança.

- Quando se perder um jogador por lesão é complicado. No começo de temporada, a exigência é maior mesmo. A carga é grande e o clima atrapalha a recuperação. Quem entrar, vai corresponder - afirmou Renato.