Total de visualizações de página

Governo lança edital, e licitação do Maracanã será no dia 11 de abril

Diário oficial publica todos os detalhes do processo, divulga comissão responsável e vai revelar vencedor da disputa no Rio de Janeiro 

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


obras estádio maracanã  (Foto: Agência Reuters) 
 
Processo de licitação do Maracanã é incluído no
plano estadual de parcerias público-privadas do
Rio de Janeiro (Foto: Agência Reuters)
 
O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou nesta segunda-feira o edital de concessão administrativa de gestão, operação e manutenção do complexo do Maracanã. O decreto nº 44.082, datada do dia 22 de fevereiro, foi assinado pelo governador Sérgio Cabral. Além disso, o Governo anunciou também que a licitação acontecerá no dia 11 de abril, às 10h (horário de Brasília), no auditório do prédio anexo do Palácio Guanabara, na Rua Pinheiro Machado, no bairro de Laranjeiras, na Zona Sul da cidade.

No artigo 1º da decisão, o estádio do Maracanã é incluído no Plano de Parcerias Público-privadas do Rio de Janeiro, assim como o ginásio do Maracanãzinho e demais obras que estão sendo feitas no entorno do complexo. A previsão de conclusão das obras do local e entrega para a Fifa é no dia 28 de maio.

O decreto coloca sob a responsabilidade da Casa Civil a organização do processo de licitação do complexo do Maracanã. Além disso, o órgão do Governo do Rio de Janeiro poderá praticar os atos de homologação do processo de concessão e confirmar o vencedor da concessão, que será anunciado também no dia 11 de abril.

De acordo com o Diário Oficial desta segunda-feira, a Comissão Especial de Licitação instituída  para cuidar do processo é a seguinte: Luiz Roberto Silveira Leite (presidente) e Angela Leite (primeira-secretária), ambos da Casa Civil, e Sandra Vigné Lo Fiego, representante da unidade de PPP (parceria público-privada) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Lona da cobertura e assentos em fase de instalação

cadeiras estádio maracanã  (Foto: Agência Reuters) 
 
Cadeiras já estão sendo instaladas no Maracanã (Foto: Agência Reuters)
 
Atualmente, o estádio passa pela fase de instalação das cadeiras e da lona da cobertura. O Maracanã já tem cerca de 10 mil assentos nas arquibancandas e, visivelmente, quase 25% da lona superior colocada. De acordo com a última medição oficial do consórcio responsável pela construção, o projeto está 80% concluído.

O primeiro jogo confirmado no Maracanã é o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no dia 2 de junho. Na Copa das Confederações, o estádio receberá México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a decisão em 30 de junho.