Total de visualizações de página

 

Para comentarista, Série A perde credibilidade sem clássicos no fim

Diogo Olivier, da RBS TV, lembra que Flamengo e Fluminense duelaram com equipes reservas nas retas finais dos campeonatos de 2009 e 2010

 

Por SporTV.com Rio de Janeiro




Com 11 votos a favor e oito contra, entre os 20 clubes da Série A, a tabela do Campeonato Brasileiro não terá mais clássicos rodadas na 19ª e na 38ª rodadas. Para o comentarista Diogo Olivier, da RBS TV, a medida é ruim para a competição, pois podem voltar as polêmicas sobre a escalação de equipes reservas nas rodadas finais do torneio.

- Eu ainda procuro uma explicação. Quando se instituíram os clássicos na ultima rodada, o objetivo era evitar times desinteressados na última rodada e isso acaba. Isso é a ponta mais suave, sem desconfiar de "entrega". Os clássicos entraram para acabar com isso. Quando é retirado, passa para o torcedor uma perda de credibilidade. Era uma sinalização de que a CBF se preocupava com a lisura do campeonato - disse, no "Redação SporTV" desta terça.
Diogo Olivier lembrou que, em 2009 e em 2010, os campeões Flamengo e Fluminense tiveram seus caminhos "facilitados" porque outras equipes, que não lutavam pelo título ou contra o rebaixamento, escalaram jogadores reservas nas rodadas decisivas.

- Em 2010, o Fluminense enfrentou equipes reservas, foi campeão. O Corinthians reclamou, porque estava na cola. Em 2009, o Grêmio escalou os reservas na última rodada, contra o Flamengo, e o Internacional poderia ser campeão. Havia um motivo para os clássicos na última rodada.

Henrique e Liedson, Corinthians x Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli) 
 
Corinthians conquistou o título de 2011, em clássico contra o Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)
 
 
No entanto, o correspondente da BBC na América do Sul, Tim Vickery, discorda e aprova o fim dos clássicos nas rodadas decisivas. Na sua opinião, jogos sem tanta tradição podem lotar e se tornar fundamentais, se decidirem títulos, vagas na Taça Libertadores ou a luta para não cair.

- Eu sempre achei a justificativa original deprimente. É uma inversão de valores absurda. Nem a torcida nem o próprio clube pode gostar mais da derrota do rival do que de sua vitória do seu time. É uma mentalidade muito pequena. Com os novos estádios, sediar dois clássicos ao mesmo tempo seria possível, mas não faz sentido econômico. Em 2010, o Fluminense foi campeão contra o Guarani, com estádio cheio. A situação do campeonato pode transformar um Fluminense x Guarani em jogo de casa cheia.

A medida durou por dois anos. Em 2011, o Corinthians conquistou o título, após empate por 0 a 0 com o Palmeiras. Em 2012, o Fluminense foi campeão antecipado e perdeu o clássico para o Vasco por 2 a 1 na rodada decisiva.