Total de visualizações de página

Engasgado com Flamengo, Botafogo quer quebrar tabus na semifinal

Alvinegro não consegue vitória sobre rival há dez jogos e espera encerrar amargo jejum de jamais ter vencido Rubro-Negro no Engenhão



Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Bolivar no treino do Botafogo (Foto: Fernando Soutello/AGIF) 
Recém-chegado, Bolivar quer quebrar incômodo
jejum contra o Fla (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
 
 
O que não faltam ao Botafogo são motivos para encarar a semifinal da Taça Guanabara contra o Flamengo, domingo, como um jogo especial. Lógico que a vaga na final em si é o fator que mais motiva, mas o Alvinegro está com o Rubro-Negro entalado na garganta e quer, de qualquer maneira, quebrar dois jejuns que tanto incomodam.


O primeiro tabu é que o Glorioso não vence o Flamengo há dez jogos. Foram sete empates e três vitórias do rival. A última vez que o time de General Severiano levou a melhor foi na final da Taça Rio de 2010, quando o Alvinegro venceu por 2 a 1 e ficou com o título do Carioca após vencer os dois turnos.


A frequesia recente diante do clube da Gávea gera ansiedade. Porém, o que mais incomoda é o fato de o Alvinegro jamais ter vencido o Flamengo em seu próprio estádio. Desde 2009, quando se enfrentaram pela primeira vez no Engenhão, foram 11 partidas, com oito empates e três vitórias do Rubro-Negro. A situação gera tanto desconforto que o zagueiro Bolívar, que chegou ao Glorioso neste ano, ficou sabendo da série de insucessos diante do maior rival em casa.


- Já sei da história que o Botafogo não conseguiu ganhar do Flamengo no Engenhão. É um tabu a ser quebrado e a oportunidade está sendo dada novamente. Quem sabe a gente não quebra o tabu indo à final? Será importante - contou o defensor.


Para garantir a vaga na final do primeiro turno, o Botafogo precisa vencer o Flamengo. O Rubro-Negro, que venceu sete dos oito jogos na competição, joga pelo empate por ter se classificado em primeiro lugar do Grupo B. O lateral-direito Lucas não vê favoritismo do rival na partida e lembrou de 2012, quando o Glorioso chegou invicto na final e saiu derrotado.

Lucas na partida do Botafogo (Foto: Wagner Meier / Agif) 
 
Lucas não crê em favoritimo rubro-negro apesar da vantagem do empate  (Foto: Wagner Meier / Agif)
 
- Claro que eles têm uma vantagem considerável. Se for perguntar para as pessoas externas, vão dizer que o Flamengo é o favorito. Mas nós não pensamos dessa forma. É um jogo só. Ano passado estivemos invictos o campeonato todo e perdemos o título para o Fluminense. A gente precisa vencer e, se isso acontecer, as coisas começam a clarear - disse o camisa 2, que descarta clima de revanche neste duelo.

- O clima é de uma semifinal que precisamos vencer. É decisão, é clássico, e os clássicos são decididos nos mínimos detalhes. Não temos que pensar em jogar bem ou mal, temos que vencer.

Nos últimos anos, os dois clubes se encontraram em decisões do Carioca. Nos anos de 2007, 2008 e 2009, o Flamengo levou a melhor. Em 2010, na decisão da Taça Rio, o Botafogo venceu e, por ter sido campeão também da Taça Guanabara, ficou com o título estadual antecipado, na vitória sobre o Rubro-Negro na final. A semifinal de domingo está marcada para às 16h, no Engenhão.