Seedorf é a estrela do programa de internacionalização da marca Botafogo
Botafogo usa Seedorf para globalizar marca e alcança 88 países com site estrangeiro
Bernardo Gentile
Do UOl, no Rio de Janeiro
Do UOl, no Rio de Janeiro
O Botafogo está decidido a elevar sua marca fora do Brasil. Com Seedorf
de garoto propaganda, o clube inaugurou no início de fevereiro versões
do site oficial em outras seis línguas: inglês, espanhol, italiano,
mandarim, francês e russo. A tática deu certo e o Alvinegro recebeu
visitas de 88 países, além de ter um aumento de 30% em sua audiência
neste período, segundo informações do departamento de marketing.
Entre os novos visitantes encontram-se países pouco conhecidos no
futebol, como Cazaquistão, Macedônia, Armênia, Taiwan, Irã, Jordânia e
Namíbia. Por outro lado, os mais tradicionais como Estados Unidos,
Holanda, Itália, Reino Unido, França, Uruguai, Portugal, Espanha,
Noruega, Alemanha também contribuíram com o aumento na audiência.
Além do site oficial, o departamento de marketing também lançou a
página “Botafogo International’”no Facebook. Em menos de 20 dias, a fanpage já acumula 8.803 curtidas – ‘Botafogo Oficial’ tem 388.927. Como forma
de promoção, o Alvinegro fez um vídeo com seus atletas dando boas-vindas
aos novos internautas em várias línguas. No fim, Seedorf faz uma
apresentação das novas ferramentas, convidando para conhecer a história
do clube
“Hoje em dia você precisa angariar novos torcedores e isso não ocorre
exclusivamente num ambiente presencial, da cidade do time. Está tudo
globalizado e existem torcedores pelo mundo afora que podem virar
botafoguense. E o Seedorf tem um peso muito grande nisso tudo, pois é
uma estrela do futebol mundial”, disse Marcelo Guimarães, ex-diretor de
marketing do Botafogo, responsável pelo projeto até
ser demitido na última terça-feira.
MESMO COM SEEDORF, BOTA FICA SEM TRANSMISSÃO DA GLOBO NO 1º TURNO
- A rodada deste fim de semana será a última da fase classificatória
da Taça Guanabara. Em nenhum dos oitos jogos, o Botafogo teve sua
partida transmitida pela Globo em TV aberta. Vasco e Flamengo lideram
com três aparições, enquanto o Fluminense teve duas. A medida gerou
revolta no diretor executivo Sérgio Landau, que cobra a emissora por uma
mudança no planejamento para a Taça Rio.
O dirigente fez questão de exaltar a boa relação do Botafogo com a TV Globo, mas utilizou de duras palavras para exigir que as partidas do Alvinegro sejam transmitidas na TV aberta...
“Além dos fatores tradicionais, como o time do pai e a influência do
meio, a performance da marca no ambiente virtual é um fator de grande
sedução para novas gerações. Principalmente para a garotada entre 8 e 11
anos, que é o momento da decisão definitiva sobre a escolha do seu
time. Como já disse antes, o Seedorf tem esse poder de conquistar essa
criançada”, acrescentou o ex-dirigente.
E a presença de Seedorf poderá render outros frutos ao Botafogo. Com a
pausa para a Copa das Confederações, o clube recebeu algumas sondagens
para realizar uma intertemporada fora do país. O Alvinegro estuda a
possibilidade, mas a comissão técnica teme que a viagem possa não ser
produtiva e vire uma grande ‘festa’.