Total de visualizações de página

Seedorf é a estrela do programa de internacionalização da marca Botafogo

Seedorf é a estrela do programa de internacionalização da marca Botafogo

Botafogo usa Seedorf para globalizar marca e alcança 88 países com site estrangeiro

Bernardo Gentile
Do UOl, no Rio de Janeiro
 


O Botafogo está decidido a elevar sua marca fora do Brasil. Com Seedorf de garoto propaganda, o clube inaugurou no início de fevereiro versões do site oficial em outras seis línguas: inglês, espanhol, italiano, mandarim, francês e russo. A tática deu certo e o Alvinegro recebeu visitas de 88 países, além de ter um aumento de 30% em sua audiência neste período, segundo informações do departamento de marketing.

Entre os novos visitantes encontram-se países pouco conhecidos no futebol, como Cazaquistão, Macedônia, Armênia, Taiwan, Irã, Jordânia e Namíbia. Por outro lado, os mais tradicionais como Estados Unidos, Holanda, Itália, Reino Unido, França, Uruguai, Portugal, Espanha, Noruega, Alemanha também contribuíram com o aumento na audiência.

Além do site oficial, o departamento de marketing também lançou a página “Botafogo International’”no Facebook. Em menos de 20 dias, a fanpage já acumula 8.803 curtidas – ‘Botafogo Oficial’ tem 388.927. Como forma de promoção, o Alvinegro fez um vídeo com seus atletas dando boas-vindas aos novos internautas em várias línguas. No fim, Seedorf faz uma apresentação das novas ferramentas, convidando para conhecer a história do clube

“Hoje em dia você precisa angariar novos torcedores e isso não ocorre exclusivamente num ambiente presencial, da cidade do time. Está tudo globalizado e existem torcedores pelo mundo afora que podem virar botafoguense. E o Seedorf tem um peso muito grande nisso tudo, pois é uma estrela do futebol mundial”, disse Marcelo Guimarães, ex-diretor de marketing do Botafogo, responsável pelo projeto até ser demitido na última terça-feira.

MESMO COM SEEDORF, BOTA FICA SEM TRANSMISSÃO DA GLOBO NO 1º TURNO

  •  
  •  
  • A rodada deste fim de semana será a última da fase classificatória da Taça Guanabara. Em nenhum dos oitos jogos, o Botafogo teve sua partida transmitida pela Globo em TV aberta. Vasco e Flamengo lideram com três aparições, enquanto o Fluminense teve duas. A medida gerou revolta no diretor executivo Sérgio Landau, que cobra a emissora por uma mudança no planejamento para a Taça Rio.

    O dirigente fez questão de exaltar a boa relação do Botafogo com a TV Globo, mas utilizou de duras palavras para exigir que as partidas do Alvinegro sejam transmitidas na TV aberta...
“Além dos fatores tradicionais, como o time do pai e a influência do meio, a performance da marca no ambiente virtual é um fator de grande sedução para novas gerações. Principalmente para a garotada entre 8 e 11 anos, que é o momento da decisão definitiva sobre a escolha do seu time. Como já disse antes, o Seedorf tem esse poder de conquistar essa criançada”, acrescentou o ex-dirigente.

E a presença de Seedorf poderá render outros frutos ao Botafogo. Com a pausa para a Copa das Confederações, o clube recebeu algumas sondagens para realizar uma intertemporada fora do país. O Alvinegro estuda a possibilidade, mas a comissão técnica teme que a viagem possa não ser produtiva e vire uma grande ‘festa’.




Seedorf conversa com Rafael Marques antes de treinamento do Botafogo no Engenhão Fernando Soutello/AGIF