Total de visualizações de página

Cariocas se dividem sobre extinção dos clássicos no fim do Brasileiro

Flamengo e Botafogo votaram pela manutenção dos jogos entre clubes do mesmo estado nas últimas duas rodadas. Vasco e Fluminense foram contra

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
 
 
A reunião que decidiu pela extinção da obrigatoriedade dos clássicos nas duas rodadas finais do Campeonato Brasileiro, realizada na última segunda-feira na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), dividiu a opinião dos clubes do Rio de Janeiro. Flamengo e Botafogo se mostraram favoráveis à manutenção dos jogos entre clubes do mesmo estado no fim da competição, enquanto Vasco e Fluminense acompanharam a maioria e se posicionaram contra a fórmula adotada pela CBF nos últimos dois anos. Ao todo, a votação com os clubes da Série A terminou 11 a 8 a favor da mudança (o representantre da Portuguesa não compareceu).

Um dos motivos alegados na reunião para a alteração na forma de disputa foi o maior policiamento necessário para cobrir duas partidas simultâneas na mesma cidade. O modelo com clássicos na reta final foi instituído pela CBF em 2011 para evitar que os jogos das últimas duas rodadas percam emoção quando um clube se tornar campeão antecipadamente. Além disso, evitar que uma equipe sem ambições no fim do torneio não leve a sério um jogo contra um postulante ao título ou a uma vaga na Libertadores.

Reunião Série B CBF  (Foto: Rafael Ribeiro/CBF) 
 
Representantes de 19 clubes da Série A votaram sobre clássicos no fim do torneio (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
 
 
Notadamente, casos que chamaram a atenção aconteceram em 2009 e 2010. Com o Flamengo dependendo de uma vitória sobre o Grêmio na última rodada, em 2009, o time gaúcho escalou  reservas para o confronto no Maracanã. Se o Grêmio ao menos empatasse aquele jogo, o campeão seria o arquirrival Internacional. Ao fim dos 90 minutos, o Flamengo suou muito, mas venceu por 2 a 1, de virada, e ficou com a taça.

No ano seguinte, o Fluminense, que disputava o título ponto a ponto com o Corinthians, enfrentou e venceu nas últimas rodadas, fora de casa, os desinteressados Palmeiras e São Paulo. O derradeiro rival foi o já rebaixado Guarani, que mandou a campo um time de reservas. A vitória do Flu foi muito difícil, por 1 a 0, e valeu o título.