Total de visualizações de página

Botafogo joga por liderança com Boavista, que ainda briga por vaga

Na estreia de Rafael Marques no ano, Alvinegro tenta garantir classificação e confirmar liderança para ter vantagem do empate na semifinal

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Montagem - Rafael Marques e Gilcimar, Botafogo x Boavista (Foto: Editoria de Arte) 
Rafael Marques e Gilcimar: as armas ofensivas
de Botafogo e Boavista (Foto: Editoria de Arte)
 
 
Com Rafael Marques confirmado como titular no ataque, o Botafogo coloca em jogo contra o Boavista, às 16h deste domingo, a primeira colocação do Grupo A da Taça Guanabara e a consequente vantagem do empate na semifinal. No momento, o time é o líder com 14 pontos e, para não depender de outros resultados, precisa uma vitória simples. O empate no no Engenhão apenas garante a classificação para a próxima fase.

No entanto, o Boavista promete oferecer resistência. No Grupo B, o time está na terceira colocação, com 13 pontos, dois a menos do que o Fluminense, e ainda briga pela segunda vaga na semifinal do turno. Na escalação, jogadores que tiveram passagem pelo Botafogo estão entre os principais do grupo: Túlio Souza e Tony. Para se classificar, precisa vencer e torcer por um tropeço do Flu contra o Madureira, em Moça Bonita

O Botafogo só não se classifica se houver uma tragédia no Engenhão. Com 14 pontos, está três à frente do Madureira. Teria de perder o seu jogo, e o Madureira tirar uma diferença de nove gols de saldo.

Luiz Antonio Silva dos Santos apita a partida. O Premiere exibe o jogo ao vivo para todo o Brasil através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.


header as escalações 2
Botafogo: a novidade é a volta de Rafael Marques entre os titulares. O técnico Oswaldo de Oliveira também conta pela primeira vez no ano com o volante Gabriel e terá a presença de Andrezinho, fora dos últimos três jogos. O time entra em campo com Jefferson, Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Gabriel, Fellype Gabriel, Seedorf, Andrezinho e Lodeiro; Rafael Marques.

Boavista: a única dúvida fica por conta do primeiro volante. O técnico Lucho Nizzo ainda não decidiu quem entrará como titular na posição. Douglas Pedroso e Rômulo estão na disputa. O Boavista deve ir a campo com Vinicius, Leonardo, Gustavo, Jorge Felipe e Carlos Alberto; Douglas Pedroso (Rômulo), Túlio Souza, Tony e Leandro Chaves; Erick Flores e Gilcimar.


quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: o volante Marcelo Mattos, com uma torção no tornozelo direito, e o lateral-direito Gilberto, com uma lesão na coxa direira, ainda não treinam com o grupo. Os volantes Lucas Zen, recuperado de um rompimento de ligamento no joelho esquerdo, e Renato, também curado de uma lesão na coxa esquerda, já disputaram coletivos, mas não estão em condições de jogo.

Boavista: sem jogadores suspensos, o único possível desfalque é o lateral-esquerdo Paulo Rodrigues, que sente um incômodo muscular na coxa esquerda e não foi confirmado.
 
header fique de olho 2

Botafogo: Rafael Marques ainda não havia sido relacionado para um jogo sequer na temporada. Ele será titular contra o Boavista e tentará encerrar um jejum de 17 jogos sem fazer gol com a camisa do clube.

Boavista: desde que assumiu a vaga no ataque do time - a pedido do antigo dono, Somália -, Gilcimar vem tendo boas atuações. Apesar de ter marcado apenas dois gols, o forte jogador tem dado trabalho para as zagas adversárias. Tem muita impulsão e faz bem o trabalho de pivô.


header o que eles disseram

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: O jogo contra o Boavista sempre é difícil, pois o time exige muito do adversário. Joga em uma característica bem definida e precisamos enfrentar essa dificuldade que vamos ter se quisermos avançar na competição”.

Lucho Nizzo, técnico do Boavista: "Enquanto existir chance, temos que acreditar. Nossa equipe chegou de mansinho, sem chamar a atenção, e agora estamos na última rodada como uma das poucas equipes postulantes a uma vaga nas semifinais. Isso serve como estímulo para desempenharmos nosso trabalho em campo e lutarmos pela vitória, tendo consciência de que o Botafogo nos trará muita dificuldade".
 
header números e curiosidades
* As duas vitórias do Botafogo sobre o Boavista na história do Campeonato Carioca aconteceram nos anos de 2009, quando venceu por 2 a 1 em Saquarema, com dois gols de Maicosuel, e em 2010, quando goleou por 4 a 1 em São Januário, com três gols de Abreu e um de Marcelo Cordeiro, descontando Tony.

* No ano passado, o Botafogo atuou 39 vezes no Engenhão, conseguindo 18 vitórias, dez empates e sofrendo 11 derrotas, marcando 72 gols e sofrendo 44.

* No Carioca de 2012, o Boavista derrotou Flamengo e Fluminense por 2 a 1, empatou com o Botafogo (1 a 1) e foi derrotado apenas pelo Vasco (1 a 0) no Engenhão.
 
header último confronto v2

Em jogo válido pela última rodada da Taça Rio do ano passado, o Botafogo empatou por 1 a 1 com o Boavista, em São Januário, no dia 15 de abril. Em seu 100º jogo com a camisa do clube, Loco Abreu perdeu uma cobrança de pênalti. Caio abriu o marcador para o Botafogo, aos oito minutos do segundo tempo, e Lenny empatou, aos 28. O Alvinegro jogou com Jefferson, Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Renan Lemos; Jadson, Renato, Felipe Menezes (Gabriel) e Fellype Gabriel (Maicosuel); Caio (Willian) e Loco Abreu. Já o Boavista, comandado por Andrade, teve em campo Thiago, Ruy, Bruno Costa, Fábio Braz e Paulo Rodrigues; Douglas (Leandro Teixeira), Júlio Cesar, Fabrício (Léo Pimeita) e Romarinho (Lenny); Tony e Somália.