Total de visualizações de página

Mudança de cenário: Rafael Marques ouve aplausos, mesmo sem finalizar

Atacante mantém jejum, mas parece fazer as pazes com a torcida. Oswaldo ouve gritos de burro e diz que o substituiu para preservar boa atuação

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 

Mesmo antes de a bola rolar para o jogo contra o Boavista, no Engenhão, a torcida do Botafogo já parecia disposta a abraçar a causa de Rafael Marques. Em enquete feita pelo GLOBOESPORTE.COM, 63% dos 2.638 votos eram a favor de uma nova chance para ele como titular. O indício se confirmou com incentivos na arquibancada, o que raramente se via no ano passado. E se manteve até o fim: ao ser substituído por Bruno Mendes aos 28 minutos do segundo tempo, o atacante ouviu aplausos para ele e gritos de burro direcionados ao técnico Oswaldo de Oliveira.

O Botafogo empatava por 2 a 2, placar que permaneceu inalterado, e Rafael Marques deixou o campo sem uma finalização sequer - mas com participação nos dois gols.

- Gostei muito do jogo dele. Havia a previsão de que não aguentaria o jogo todo e, no momento em que errou três jogadas seguidas, percebi que seu aproveitamento cairia muito. Até para preservar a sua boa atuação, tive que fazer a substituição - explicou Oswaldo.

Rafael Marques tem o nome gritado pela torcida (Foto: Thales Soares) 
 
Rafael Marques tem o nome gritado pela torcida antes de a bola rolar no Engenhão (Foto: Thales Soares)

Camisa 20 às costas, como no ano passado, Rafael Marques subiu a escadaria do vestiário do campo, processo ao qual estava desacostumado. Afinal, ainda não havia sido sequer relacionado para um jogo neste ano. Ao entrar em campo, foi o segundo jogador a ser mais requisitado pelas crianças, perdendo apenas para o imbatível Seedorf.

Seu nome apareceu no placar eletrônico sem que houvesse reação da torcida. Já no campo, pouco antes de a bola rolar, ouviu o apoio e agradeceu. Os companheiros foram abraçá-lo, e o último ato coube a Seedorf, como que fizesse um afago especial em Rafael Marques, que buscava seu primeiro gol no 18º jogo com a camisa do Botafogo.

Para quem tentava reencontrar a paz, os primeiros minutos foram terríveis. Eram 13 jogados, e o Boavista já vencia por 2 a 0. Estático no meio do campo, Rafael Marques esperava para dar mais uma saída de bola e buscar a reação ao lado de Seedorf. Até aquele momento, ele pouco havia tocado na bola.

Rafael Marques ajudava como podia. Saía da área para abrir espaços, tentava tabelas e voltava para marcar quando percebia a necessidade. E a reação começou em uma luta do atacante por espaço. Sem ter muito o que fazer ao receber uma cobrança de lateral de Márcio Azevedo, ele arriscou um passe de peito para Lodeiro, que dominou, mas perdeu em seguida. A bola foi afastada pelo marcador do Boavista em direção a Lucas, que acertou um belo chute de fora da área. Se o autor do gol recebeu congratulações, Rafael também teve o reconhecimento por seu esforço no início da jogada.


Essa foi uma tônica durante o jogo. A cada movimentação, toque ou jogada realizada por Rafael Marques, havia a preocupação do grupo de mostrar o reconhecimento pelo que fazia. No segundo gol, a cena se repetiu. Lucas recebeu passe de Rafael Marques e cruzou para Lodeiro empatar. Enquanto o uruguaio pegava a bola no fundo do gol para reiniciar o jogo, os outros jogadores se direcionavam ao atacante para comemorar.

- O Rafael Marques faz muito bem essa saída da área para servir, pois é técnico. Durante o treinamento, exploramos o Rafael finalizando e servindo também - comentou Oswaldo.
Rafael Marques, no entanto, não finalizou. Esteve perto disso em um cruzamento para a área: matou a bola no peito, mas sofreu com a antecipação da defesa antes da conclusão. Mesmo assim, saiu de campo, aplaudido para a entrada de Bruno Mendes. As poucas vaias foram rapidamente silenciadas e deram lugar aos gritos de burro a Oswaldo por ter tirado o atacante.

Rafael Marques fez um bom jogo. Está há muito tempo sem jogar. Bruno Mendes é uma questão de tempo. Perder gols faz parte"
Seedorf
 
A torcida havia pedido a entrada de Bruno Mendes, uma espécie de xodó por seu desempenho na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando fez seis gols em oito jogos. Mas desta vez sofreu com a gangorra do futebol. Perdeu duas chances incríveis para dar a virada ao Botafogo sobre o Boavista e saiu vaiado ao final do jogo.

- Rafael Marques fez um bom jogo. Está há muito tempo sem jogar. Bruno Mendes é uma questão de tempo. Perder gols faz parte - disse Seedorf, ao sair de campo.

Para Rafael Marques, o jogo pode se tornar um marco em sua ainda curta passagem pelo clube. Mas uma nova chance pode pintar no domingo, contra o Flamengo, na semifinal da Taça Guanabara. E um gol se fará mais do que necessário para o Botafogo, que joga em desvantagem, pois o empate classifica o rival.