Volante tem situação regularizada e deve entrar na vaga de Marcelo Mattos. Vitória sobre o Bangu nesta quarta praticamente garante vaga na semifinal
Uruguaio Arévalo deve substituir Marcelo Mattos
(Foto: Satiro Sodré / Ag. Estado)
(Foto: Satiro Sodré / Ag. Estado)
Dia de estreia no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O cão de guarda uruguaio Arévalo fará sua primeira partida com a camisa do Botafogo, nesta quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), pela quinta rodada da Taça Guanabara, contra o Bangu. Umas das esperanças da torcida para parar Ronaldinho Gaúcho e os astros dos rivais, ele terá uma missão que, aparentemente, é menos complicada: segurar o time de Moça Bonita e ajudar o Glorioso a vencer mais uma para deixar a classificação bem encaminhada.
Com 12 pontos e saldo superior ao do Fluminense (11 a 9), o Botafogo lidera o Grupo B do primeiro turno do Estadual. Como os dois primeiros se classificam, e o terceiro atualmente é o próprio Bangu, com sete pontos, uma vitória pode praticamente selar a classificação para a fase semifinal. O Olaria, se conseguir um triunfo diante do Macaé, segue com chances mesmo com vitória alvinegra, mas a diferença no saldo de gols é muito grande – 11 contra menos três - e precisaria torcer por duas derrotas do Botafogo nas duas últimas rodadas.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do confronto em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O PFC transmite ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. Rodrigo Nunes de Sá apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Jóia e Rodrigo Figueiredo Correa.
Bangu: com sete pontos e em terceiro lugar, o Bangu tenta manter vivo o sonho da classificação para a semifinal. Para isso, uma vitória diante do Botafogo seria fundamental, já que diminuiria a diferença atual de cinco para apenas dois pontos em relação ao adversário.
Botafogo: uma vitória nesta quarta-feira deixa praticamente sacramentada a classificação do Botafogo para a semifinal da Taça Guanabara, além de manter os 100% de aproveitamento e a primeira colocação do Grupo B pelo menos até quinta, quando o Fluminense encara o Duque de Caxias.
Bangu: sem desfalques, o técnico Gabriel Vieira tem apenas duas dúvidas sobre qual time entrará em campo. No meio de campo, Ricardinho e Tiano são os candidatos. No ataque, Somália e Leandro Costa são as opções. O provável time será formado com Thiago Leal, China, Diego Padilha, Abílio e Fabiano Silva; Joziel, André Barreto, Thiago Galhardo e Ricardinho (Tiano); Pipico e Leandro Costa (Somália).
Botafogo: o técnico Joel Santana pretende poupar alguns jogadores com certo desgaste físico, natural neste início de temporada. Além disso, o treinador quer evitar suspensões, principalmente para o clássico de domingo contra o Fluminense. Desta forma, Marcelo Mattos, que sente dores no pé direito e está pendurado, dá lugar ao volante uruguaio Arévalo, já registrado na Federeção de Futebol do Rio de Janeiro. Outro que está pendurado e pode ficar fora é Márcio Rosário. Fahel deve fazer a função de terceiro zagueiro. Já na ala esquerda Márcio Azevedo fará sua estreia. O provável time é: Jefferson, Antônio Carlos, Fahel, e João Filipe; Alessandro, Arévalo, Somália, Renato Cajá e Márcio Azevedo; Herrera e Loco Abreu.
Bangu: Pipico é o homem de referência no ataque do Bangu e entra motivado para balançar a rede adversária e manter vivo o sonho de classificação.
Botafogo: o dia é de estreia do volante Arévalo. O Cacha, como gosta de ser chamado, se destaca pela disposição e marcação com eficiência.
Joel Santana, técnico do Botafogo: “ Temos que pensar degrau por degrau. Não adianta pensar no Fluminense (adversário de domingo) se tem o Bangu. O Bangu tem chances de classificação, é um time chato, difícil, tem uma equipe equilibrada, boa. Todo cuidado é pouco”
Herrera, atacante do Botafogo: “Temos que pensar no jogo de amanhã (quarta-feira). O importante é vencer para chegar bem contra o Fluminense. Não adianta pensar no fim de semana e esquecer o amanhã”
*Em 190 jogos disputados entre Botafogo e Bangu, o Glorioso venceu 105, empatou 50 e perdeu 35.
*A última vitória do Bangu sobre o Botafogo aconteceu há oito anos. No dia 19 de janeiro de 2003, o time de Moça Bonita conseguiu o triunfo por 2 a 1, também pela Taça Guanabara.
*A mais importante partida entre Botafogo e Bangu na história do Campeonato Carioca aconteceu dia 17 de dezembro de 1967, no Maracanã. Na oportunidade, as duas equipes se enfrentaram na última rodada do returno, e o Bangu somava um ponto a mais que o Glorioso, jogando pelo empate para conquistar o turno. Mas o time de Zagallo venceu por 2 a 1, gols de Roberto Miranda e Gérson, com Mário descontando. Sendo assim, o Botafogo, que já havia conquistado o primeiro turno,sagrou-se campeão estadual daquele ano.
http://glo.bo/gFBaLA