Total de visualizações de página

Clubes decidiram as últimas quatro edições do Carioca. Foram três títulos do Fla e um do Alvinegro

Clubes decidiram as últimas quatro edições do Carioca. Foram três títulos do Fla e um do Alvinegro

Por Richard Souza Rio de Janeiro
 
vanderlei luxemburgo flamengo x vasco (Foto: Jorge William/Globo)
 

 

















Luxa ressalta a nova rivalidade do futebol carioca:
Flamengo x Botafogo (Foto: Jorge William/Globo)

Vanderlei Luxemburgo diz que está com frio na barriga, enquanto Felipe revela que a ansiedade toma conta de todos os jogadores do Flamengo. Na véspera da semifinal da Taça Guanabara, cresce a expectativa para o jogo contra o Botafogo. É o efeito da rivalidade do clássico, que fica maior a cada temporada. Bota e Fla decidiram as últimas quatro edições do Campeonato Carioca. Depois de três títulos rubro-negros consecutivos – 2007, 2008 e 2009 -, a conquista do Alvinegro teve sabor de redenção no ano passado (venceu os dois turnos).

- A rivalidade maior no Rio sempre foi entre Flamengo e Vasco. Flamengo e Botafogo passou a ter um acirramento maior nos últimos anos. É legal desde que fique só no futebol. Essa rivalidade é boa. Aquele friozinho na barriga eu não perco de jeito nenhum. Quando acabou o jogo em Maceió (contra o Murici, pela Copa do Brasil), já fiquei sem dormir. Estou vivendo isso – disse Luxemburgo.

Neste domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, as equipes voltam a se enfrentar. Será a primeira vez de Felipe neste clássico, mas o goleiro sabe o que o espera.

- Para nós seria interessante que tivesse sido logo depois do jogo contra o Murici. Mas tivemos de esperar um pouco mais. Nos últimos anos, a rivalidade entre Flamengo e Botafogo tornou-se a mais forte no Rio. Agora é decisão. Durante a fase classificatória, você podia errar ou perder que dava tempo de recuperar. Agora é um degrau importante para tentar a vaga na final.

Acostumado com a torcida do Corinthians, clube que defendeu entre 2007 e 2010, ele já percebeu que a cobrança no Flamengo também é intensa.

- São duas torcidas que cobram bastante. Lá em Maceió os torcedores já falavam do jogo de domingo. Antes mesmo do jogo contra o Murici cobravam para ganhar do Botafogo. No Corinthians, o campeonato começava e eu já recebia mensagem lembrando quando seria o jogo contra o Palmeiras. Os torcedores diziam que poderíamos perder todos os jogos até aquela data, mas teríamos de ganhar o clássico.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em tempo real, com vídeos.