Total de visualizações de página

Com 30 anos de estrada, Joel sente frio na barriga antes do clássico

Treinador se diz gratificado por participar de duelo de rivalidade, mas garante não dormir diretos nos dias que antecedem a decisão

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Joel Santana no treino do Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo) 
Joel Santana no treino do Botafogo
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
 
São oito títulos do Campeonato Carioca e muitos troféus de turno no currículo. Mas uma semifinal de Taça Guanabara ainda é capaz de mexer com os nervos de Joel Santana. Há 30 anos na profissão, o treinador admite que jogos como o de domingo contra o Flamengo, no Engenhão, mexem com seu lado emocional.

- Não pense que não dá aquele frio na barriga. Nos momentos que antecedem a uma partida como essa, as pessoas acham que eu durmo tranquilo, e não é assim. Não consigo descansar enquanto não tiver decidido o que vou fazer. Na prancheta passam todos os meus sentimentos, e agradeço a ela por tudo o que me deu.

No entanto, Joel encara as sensações como algo longe do estresse e mais como motivação. O treinador garante sentir-se um privilegiado por cultivar o hábito de participar de partidas decisivas e mais uma vez a serviço do Botafogo.

- Às vezes eu erro e outras vezes eu acerto. Não sou pior nem melhor, mas estou no bolo dos técnicos respeitados. São em momentos como esse que a pessoa cresce e se sente gratificada.