Total de visualizações de página

STJD nega pedido, e Joel não poderá ficar no banco contra River Plate/SE

Técnico do Botafogo terá que cumprir pena devido à expulsão no jogo contra o Grêmio pela última rodada do Brasileirão 2010

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Botafogo não terá seu comandante no banco de reservas na noite desta quarta-feira. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por intermédio do presidente da entidade, Rubens Approbato, negou o pedido do advogado do Alvinegro, Aníbal Rouxinol, que solicitou uma conversão de pena para o técnico Joel Santana poder comandar o time na estreia na Copa do Brasil contra o River Plate/SE. Com isso, ele ficará fora para cumprir um jogo de suspensão devido a sua expulsão na partida contra o Grêmio, pela última rodada do Brasileirão de 2010, segundo informações do site da Justiça Desportiva.

Em 14 de dezembro de 2010, Joel foi suspenso por decisão da Segunda Comissão Disciplinar do STJD por infringir o artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Deportiva (CBJD), ou seja, desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões. No entanto, como o Brasileirão já havia terminado, ele não pôde cumprir a pena na competição. Assim, o CJBD diz que a sentença tem que ser aplicada na primeira partida de um campeonato realizado pela mesma entidade de administração, no caso, a CBF.

O Botafogo elaborou um pedido de conversão ressaltando que Joel é um dos treinadores mais experientes, vitoriosos e respeitados profissionais do Brasil e possui antecedentes que por si só justificariam a adoção e o deferimento da conversão da pena disciplinar. Além disso, o documento relata a pouca gravidade do ato que ensejou a expulsão do treinador e o fato de o mesmo ter ficado privado de exercer normalmente sua função à beira do campo por praticamente todo o jogo, já que foi excluído da partida aos 14 minutos do primeiro tempo. No entanto, a solicitação foi indeferida.