Total de visualizações de página

Túlio mira gol 995 e até Libertadores pelo Bonsucesso: 'Rei do Rio voltou'

Atacante, de 42 anos, esbanja bom humor na apresentação ao clube e revela que pediu licença de cargo público por fôlego final na saga pelo milésimo

Por André Casado Rio de Janeiro
Com as pompas dos momentos gloriosos da carreira, Túlio Maravilha voltou ao Rio após seis anos. Cercado por flashes, repórteres e amigos, o veterano atacante foi apresentado pelo Bonsucesso - com o qual assinou contrato até o fim do ano - em uma churrascaria na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Mais contente e irreverente do que nunca, enfatizou que o projeto dos mil gols está em sua fase final: segundo o artilheiro, que soma, segundo suas contas, 967, o clube suburbano será o penúltimo de sua trajetória. Depois, quando atingir o número 995, o Botafogo será o destino.

tulio maravilha bonsucesso (Foto: André Casado / Globoesporte.com) 
Ao lado do presidente Zeca Simões, Túlio mostra a camisa 967 (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
Do relativo ostracismo na Segundona de Goiás ou de jogos festivos por praças menores pelo país, Túlio agora aposta em atrair bons públicos para a Copa Rio e, se renovar o vínculo para o primeiro semestre de 2012, para o Campeonato Carioca também, já que o Alvianil acaba de retornar à elite. Na base da brincadeira, ele propõe objetivos ambiciosos antes de retornar ao Glorioso para realizar o sonho de anotar os últimos gols no Engenhão.

- O Rio é a minha casa, a minha cara, estou muito feliz. É um projeto audacioso, a longo prazo, de uma equipe de Primeira Divisão agora. O objetivo é ser campeão da Copa Rio e, com a conquista, já aviso que preferimos a vaga na Copa do Brasil do que a na Série D do ano que vem, porque assim podemos ter acesso à Libertadores. É ano do centenário do Bonsucesso. Tudo pode acontecer. É uma competição (a Copa do Brasil) feita para clubes médios mesmo, não tenho porque não acreditar. Minha carreira é feita de desafios - colocou Túlio, artilheiro do Estadual em 1994 e 1995, pelo Botafogo, e em 2005, última passagem pela cidade, pelo Volta Redonda, quando foi vice-campeão e já tinha 36 anos de idade.

tulio maravilha bonsucesso (Foto: André Casado / Globoesporte.com) 
Túlio veste a camisa do Bonsucesso e é aplaudido
(Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
Nas figuras do presidente Zeca Simões, do vice Alcides Antunes, ex-Flu, e de investidores, o Bonsucesso espera aproveitar o marketing que envolve a marca do Maravilha e reviver os bons tempos, perdidos entre as décadas de 80 e 90. Tanto que o mandatário já fez o convite para o jogador seguir sua carreira depois do milésimo gol. Túlio, no entanto, descarta.

- Vamos por etapas. Já está difícil fazer 968, imagine chegar a mil e ainda continuar depois! Ninguém quer levar gol do Túlio, rapaz, só eu sei como é. Mas o bom é que a imprensa carioca, que sempre me deu carinho e me aturou, vai ter muito o que falar. Podem contar comigo, porque o Rei do Rio voltou! - provocou, em alusão ao apelido usado por craques aposentados como Romário e Renato Gaúcho, contemporâneos dele, e desafiando nomes como Ronaldinho, do Fla, Loco Abreu, do Botafogo, Fred, do Flu, e Diego Souza, do Vasco.

A dedicação será total à reta final da carreira, segundo o atacante, que anunciou que pedirá afastamento do cargo de vereador em Goiânia, que ocupa desde 2008, por razões logísticas.

Ninguém quer levar gol do Túlio, rapaz, só eu sei como é. Mas o bom é que a imprensa carioca, que sempre me deu carinho e me aturou, vai ter muito o que falar. Podem contar comigo, porque o Rei do Rio voltou!"
Túlio Maravilha
 
Teleférico da Leopoldina

Túlio estendeu a língua afiada e a fanfarronice na hora de contar que já tem ideia para o nome para o primeiro gol que fará com a camisa alvianil e que ele quer que seja o novo apelido do embalado clube.

- Será uma homenagem: é o Teleférico da Leopoldina (referência no bairro do clube). O Vasco tem o Bonde da Colina (confundindo com o Trem-Bala da Colina) e o Flamengo, o Trem-Bala Sem Freio (também trocando com o Bonde do Mengão Sem Freio), não é? Então, pronto - disse, arrancando risadas de todos os presentes.

Com o Bonsucesso, o artilheiro avisou que passa a ter 25 clubes na lista. Para os que contam mais de 30, ele rebate com a alegação de que partidas festivas não representam sua contratação oficial. Os gols, curiosamente, são validados com precisão e rigor...

- Esse ano joguei pela Canedense-GO e pelo Botafogo-DF, e meu último gol foi em 2 de agosto. Para os que duvidam dos 967 até aqui, lembro que até o Pelé contou jogos não-oficiais. Devo ter uns 700, talvez, mas 200 ou 300 a mais não fazem diferença (risos).

Reencontro com o Botafogo


Mais próximo ao clube que o consagrou, Túlio não esconde a admiração e a vontade de rever a torcida alvinegra. Ainda assim, por mais que repita o termo "Fogão" diversas vezes, afirmou que se tiver de encarar um duelo, comemorará os gols eventualmente marcados.

- Já joguei contra o Botafogo pelo Vitória, fiz gol e comemorei normalmente. Pelo Flu, não lembro, mas não acho que vá acontecer. Vamos tentar renovar, mas o foco do projeto é chegar em 995 gols. A contagem progessiva é o objetivo. Aí, sim, o presidente Mauricio Assumpção já sabe que eu vou. Só não pode acontecer de não ser reeleito. Por isso, desde já, ele tem meu voto - brincou.

tulio maravilha bonsucesso (Foto: André Casado / Globoesporte.com) 
Túlio mobiliza a imprensa em sua apresentação (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
A estreia está marcada, a princípio, para São João da Barra, no dia 3 de setembro. Mas a direção do Bonsucesso quer transferir o jogo para o Leônidas da Silva. O nome do estádio do clube, aliás, é a inspiração para a forma como ele projeta seu milésimo gol.

- Nada de calcanhar ou pênalti. Prefiro que seja com a bola rolando e que seja uma novidade. Poderia ser de bicicleta, como o inventor Leônidas, que começou a carreira no clube. É de bicicleta para cima, anota aí (risos). Só não pode ser contra o Bonsucesso! - lembrou, sendo rebatido de imediato pelo presidente.

- Ah, seria uma honra entrarmos para a história. Se quiser fazer aqui ou contra, tudo bem - ponderou Zeca Simões, em êxtase pelo acerto e de olho em rendas gordas.

- Estamos prontos para ajudar o Túlio. Vamos ver no que esse projeto vai dar com uma confiança grande. O Bonsucesso não vai voltar mais para a Série B. Valorizaremos o Túlio na Copa Rio, a própria Federação está muito feliz com o impacto que isso terá no torneio. E se em dez jogos, ele fizer 999, vai meter o milésimo pelo Bonsucesso mesmo - divertiu-se.

Competição-alvo do atacante, a Copa Rio não conta com os quatro grandes clubes do Rio, mas terá a presença de equipes de tradição, como América, Madureira, Volta Redonda, Olaria e Bangu, por exemplo. Ela vai de setembro a novembro.