Total de visualizações de página

Botafogo fecha a trinca sobre o Galo e avança na Copa Sul-Americana

Gol de Herrera e terceira vitória sobre o Atlético-MG em 13 dias garantem a vaga do Alvinegro nas oitavas de final da competição internacional

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Um é pouco, dois é bom, três é demais. Três vitórias em apenas 13 dias. Foi o que conseguiu o Botafogo sobre o Atlético-MG. Depois do triunfo por 2 a 1 em Ipatinga, há duas semanas, o clube carioca voltou a vencer nesta terça-feira, por 1 a 0, no Engenhão, fechou a trinca carioca sobre os mineiros e garantiu a sua classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Herrera, de pênalti, marcou o único gol da partida. O outro jogo da série foi válido pelo Campeonato Brasileiro: 3 a 1 no sábado.

O adversário do Botafogo na próxima fase da competição internacional ainda será definido. Na noite desta terça-feira, Universidad Vallejo-PER e Independiente Santa Fé-COL se enfrentam na Colômbia. O primeiro jogo terminou empatado em 1 a 1. O vencedor ainda terá de encarar o Deportivo Cali-COL para que, enfim, seja conhecido o próximo rival do Alvinegro. As oitavas serão disputadas nos dia 28 de setembro, 5 ou 19 de outubro.
Pelo Campeonato Brasileiro, a equipe do técnico Caio Júnior volta a campo no próximo sábado, às 18h (de Brasília), para disputar o clássico contra o Fluminense, no Engenhão. Já o Atlético-MG, que vem de cinco derrotas seguidas e está na zona de rebaixamento da competição, também terá um clássico pela frente, diante do Cruzeiro, no domingo, às 18h30m (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

herrera comemora gol do botafogo sobre o atlético-mg (Foto: Fábio Castro/AGIF)Herrera comemora o gol da vitória do Botafogo sobre o Atlético-MG (Foto: Fábio Castro/AGIF)
Domínio do Galo; Gol do Bota

Graças à vitória por 2 a 1, em Ipatinga, há duas semanas, o Botafogo entrou em campo jogando pelo empate e podendo até perder por 1 a 0 que mesmo assim ficaria com a vaga. A tranquilidade, no entanto, logo virou relaxamento. E foi o que bastou para o Atlético-MG quase abrir o placar em dois chutes do volante Serginho. Dominando a posse de bola, a equipe mineira trocava passes com facilidade e só não levava mais perigo ao gol de Jefferson porque esbarrava em suas próprias limitações técnicas.

Com 15 minutos de partida, o técnico Cuca se viu obrigado a fazer a primeira substituição. Após sentir uma fisgada na coxa direita, Dudu Cearense deu lugar a Mancini. Com o apoiador visivelmente fora de forma, a mudança não alterou o ritmo da partida. Apostando nos contra-ataques para confirmar sua classificação, o Botafogo irritava os poucos torcedores que compareceram ao Engenhão com muitos erros de passe. Com apenas uma finalização (de Elkeson, em cobrança de falta) nos primeiros 45 minutos, os jogadores logo passaram a ser vaiados. E quem assustou novamente foi o Galo: Caio chutou de fora da área e Jefferson não conseguiu segurar. Na sequência da jogada, Fábio Ferreira afastou o perigo.

Quando a primeira etapa parecia se encaminhar para um 0 a 0 sem graça, o Botafogo achou um gol. Herrera recebeu a bola na área, se enrolou com o zagueiro Leonardo Silva e caiu. Pênalti que o próprio Herrera cobrou no meio do gol para abrir o placar.

Times mais ofensivos e placar inalterado

A vantagem no placar não convenceu o técnico Caio Junior, que fez duas alterações no intervalo: Márcio Azevedo entrou no lugar de Cortês e Alex substituiu Felipe Menezes. Cuca respondeu logo depois com as entradas de Magno Alves e Daniel Carvalho nas vagas de Jônatas Obina e Richarlyson, respectivamente. As mudanças deixaram o jogo mais aberto e as oportunidades começaram a aparecer. Elkeson quase marcou um golaço ao arrancar do meio-campo e chutar raspando a trave esquerda de Renan Ribeiro. Magno Alves também esteve perto de balançar a rede ao acertar cabeçada no travessão de Jefferson após cobrança de escanteio.

O Galo, no entanto, passava a impressão de que poderia jogar por semanas a fio que mesmo assim não conseguiria balançar as redes. O time até tocava bem a bola, mas sempre pecava no detalhe final, como em duas chances claras perdidas por Mancini e Magno Alves. Os dois times ainda ensaiaram alguns ataques, mas erraram as finalizações. Final: 0 a 0.