Total de visualizações de página

'É Gol!!!' faz balanço do primeiro turno do Brasileirão 2011

Dança dos técnicos, briga pela artilharia e melhores jogadores do primeiro turno são alguns dos destaques do programa

Por SporTV.com Rio de Janeiro




O primeiro turno do Campeonato Brasileiro acabou, e o Corinthians ficou com o título simbólico de 'campeão' da metade inicial da competição. Apesar disso, nada está definido e muita coisa pode mudar nas próximas 19 rodadas. Por isso, o programa "É Gol!!!" desta terça-feira fez um resumo sobre os momentos marcantes dessa primeira fase da competição (assista ao vídeo).

Depois de 380 jogos, mais de 500 gols foram marcados. Goleadas e zebras também tiveram espaço nesse início de disputa. Confira abaixo dados sobre a primeira parte do Brasileirão.


Melhor ataque: Flamengo - 33 gols
Melhor defesa:
Palmeiras - 14 gols
Time de melhor campanha em casa:
Botafogo (oito vitórias, um empate e uma derrota)
Time de melhor campanha fora de casa:
São Paulo (seis vitórias, dois empates e uma derrota)
Time que mais venceu:
Corinthians - 11 vitórias
Time que mais perdeu:
Atlético-MG - 12 derrotas

O Cara



Foi difícil para o programa do SporTV escolher o melhor jogador do primeiro turno. A disputa entre Neymar, Montillo, Ronaldinho Gaúcho e Leandro Damião foi acirrada.


Se o critério para o desempate fosse a colocação na tabela, Ronaldinho levaria esse título, já que o Flamengo terminou a primeira metade do campeonato em segundo lugar. Se gol bonito em jogo importante com casa lotada fosse o mais importante, Damião seria o melhor, considerando que o atacante marcou de bicicleta, contra o Rubro-Negro carioca no Beira-Rio.

Outro que se superou foi Montillo, destaque do Cruzeiro. Sem falar que já foi "O Cara" do "É Gol!!!" e marcou duas vezes no clássico diante do Atlético-MG, no último domingo. Mas se o critério para desempatar é ter feito a "Dancinha do É Gol!!!", Neymar foi o melhor. O atacante não está entre os que mais marcaram, mas tem habilidade e muita ginga na hora de comemorar (confira a seleção do Troféu Armando Nogueira).

Nó Tático



No quadro do "É Gol" dedicado aos treinadores, foi a vez de rever a dança dos técnicos no Brasileirão de 2011. Renato Gaúcho, Carpegiani e Adílson Batista são alguns dos personagens do "Nó Tático" desta terça.

O Avaí trocou de treinador três vezes. Só neste ano Silas, Gallo e Toninho Cecílio já passaram pelo clube, que se encontra na 18ª posição da tabela. Renato Gaúcho já esteve no comando do Grêmio e, atualmente, está no Atlético-PR, cargo antes ocupado por Adílson Batista. Depois de deixar o Furacão, Adílson passou a treinar o São Paulo, ex-clube de Paulo César Carpegiani.

Os clubes de Minas Gerais protagonizaram um capítulo a parte. O Atlético-MG tinha Dorival Junior, e o Cruzeiro, Cuca. Após a saída de Dorival, Cuca foi para o Galo. Na Toca da Raposa, Joel Santana substituiu o atual comandante do Alvinegro mineiro. Ainda em Minas, o comando do América, que era de Mauro Fernandes, foi de Antônio Lopes e agora pertence a Givanildo. O time é o lanterna da competição.

Entre as 12 mudanças que os clubes tiveram até o atual momentos, o líder e o vice líder do campeonato não tiveram nenhuma alteração no comando das equipes.

De olho nos Artilheiros



Quem começou com bastante garrafa vazia para vender nesse Brasileirão foi o Bernardo. Aproveitando que o Vasco  voltava suas atenções para conquistar a Copa do Brasil, o reserva começou dando show. Logo na primeira rodada, fez dois contra o Ceará.

Opine: quem marcou o gol mais bonito da primeira fase do Brasileiro?

Magno Alves, Anderson Aquino, Luan, Liédson. Bernardo teve algumas companhias, mas durante as seis primeiras rodadas, o camisa 31 cruz-maltino esteve no topo da artilharia, com quatro gols. Mas, foi superado na sétima rodada. Quem tirou o topo foi ninguém menos que Ronaldinho Gaúcho. Contra o América-MG, o meia rubro-negro fez dois e deu sinais de que seria um protagonista neste Brasileirão.
Montillo, que vinha correndo por fora e chegou a estar na frente de R10, empacou nos seis gols e passou por uma seca de sete jogos sem marcar. Ronaldinho aproveitou e com dois gols na Vila Belmiro, contra o Santos, reassumiu a artilharia com oito gols na 12ª rodada e se manteve no topo até a 17ª.

Bernardo, Montillo e Ronaldinho. Os meias comandavam a briga até que um centroavante chegou para colocar ordem na casa. Borges foi contratado pelo Peixe com o Brasileirão em andamento e por causa da Libertadores, seu time não começou com força total, e ainda teve jogos adiados. Porém, nada disso impediu Borges de assumir a artilharia. Contra o Coritiba na 17ª rodada, ele marcou duas vezes e chegou a dez gols. E segue no topo, agora com 12 (confira a tabela dos artilheiros abaixo).

GOLS JOGADORES      TIME
12 Borges Santos
10 Montillo Cruzeiro
Ronaldinho Flamengo
8 Elkeson Botafogo
Deivid Flamengo
Rafael Moura Fluminense
Leandro Damião Internacional
7 Alessandro América-MG
William Avaí
6 Anselmo Atlético-GO
Jóbson Bahia
Liédson Corinthians
Bill Coritiba
Luan Palmeiras
Lucas São Paulo