Total de visualizações de página

MMA

Anderson Silva se vinga de Okami no encerramento do UFC Rio

Publicada em 28/08/2011 às 00h27m
Renato de Alexandrino (renato.alexandrino@oglobo.com.br) e Luiz Filipe Barboza (lfilipe@oglobo.com.br)

Anderson Silva comemora a vitória com a galera - Alexandre Cassiano
RIO - A torcida foi à loucura, na HSBC Arena, na última e mais aguardada luta do UFC Rio. Em sua nona defesa de cinturão e a 15ª vitória consecutiva, sob os gritos de 'Spider', o peso médio Anderson Silva se vingou do japonês Yushin Okami por nocaute, no segundo round, confirmando o favoritismo. O lutador oriental foi o último a derrotar o brasileiro, em 2006. 

O Brasil teve uma noite perfeita no UFC Rio. Além de Anderson Silva, os outros dois principais brazucas na competição venceram por nocaute: Rodrigo Minotauro e Maurício Shogun. 

 
No primeiro round, Okami tomou a iniciativa primeiro, mas a poucos segundos do fim, levou um chute no rosto. No início do segundo round, Anderson Silva dominou e nocauteou Okami.
Num duelo de ex-campeões do UFC, o brasileiro Maurício Shogun se vingou da derrota sofrida em 2007. E levou o americano Forrest Griffin a nocaute, logo no primeiro round. O público foi ao delírio e gritou: 'Ô, ô, ô, o campeão voltou, o campeão voltou'. 

Na luta mais equilibrada do UFC Rio, Edson Barboza e o inglês Ross Pearson travaram uma verdadeira batalha nos três rounds. E a vitória do brasileiro foi decidida pelos juízes. 

Minotauro levanta o público

Minotauro comemora a vitória - Alexandre Cassiano

O público foi ao delírio na segunda luta do card principal . Sob os gritos de 'Ê, ô, ê, ô, Minotauro é o terror', Rodrigo Minotauro - que voltava a competir após cirurgia - conquistou a primeira vitória brasileira no card principal. Ele nocauteou o americano Brendan Schaub, ainda no primeiro round.
Fim de luta, a torcida gritou 'Ô, ô, ô, Minotauro voltou'. 

Na primeira luta do card principal, o brasileiro Luiz 'Banha' Cané começou muito bem, mas ainda no fim do primeiro round, acabou nocauteado pelo búlgaro Stanislas Nedkov. Mesmo após a derrota, a torcida gritou 'Olê, olê, olá, banha, banha'. Já Nedkov balançou a bandeira búlgara e provocou a torcida. 

O card preliminar do UFC Rio foi encerrado com mais uma vitória brasileira. O catarinense Thiago Tavares nocauteou o americano Spencer Fisher no segundo round após acertar uma sequência de socos com o adversário já caído. O árbitro interrompeu a luta, para delírio da torcida e de Thiago, que não conseguia se conter no octógono, correndo para todos os lados com uma bandeira brasileira na mão. 

Na penúltima luta, Rousimar Palhares, o "Toquinho", e Dan Miller protagonizaram uma disputa sensacional no UFC Rio. Empurrado pela torcida e mostrando uma vontade descomunal, Toquinho partiu para cima do americano no primeiro round, derrubou o adversário e chegou a comemorar, subindo na grade do octógono, achando que a luta havia acabado. O árbitro, porém, não havia paralisado o combate. Miller se recompôs e, numa virada sensacional, conseguiu acertar um forte soco que tonteou e derrubou o brasileiro. 

Toquinho se levantou, reagiu e amassou Dan Miller no segundo round. O americano sangrou muito e passou quase todos os cinco minutos no chão, se defendendo como podia dos socos e chutes do brasileiro. Miller evitou o nocaute, mas, após um terceiro round morno, com os dois lutadores dando sinais de cansaço, a vitória foi do brasileiro na decisão dos juízes. 

Clima de 'Brasil x Resto do Mundo'

A primeira luta do UFC Rio envolvendo um brasileiro contra um estrangeiro trouxe à HSBC Arena, na Barra da Tijuca, o clima de "Brasil x Resto do Mundo" que Anderson Silva tantou falou nos dias anteriores aos combates. O americano David Mitchell foi saudado com o grito de "uh, vai morrer", enquanto o brasiliense Paulo Thiago, policial do BOPE, foi recebido com gritos de "Brasil, Brasil" após entrar no octógono com a música que foi trilha do filme "Tropa de Elite". 

Em uma luta muito equilibrada, Paulo Thiago acertou bons golpes no americano, arrancando gritos de "caveira, caveira!" da torcida. Após os três rounds, a decisão dos juízes foi unânime: vitória para o brasileiro. 

- Foi uma luta muito importante para mim. Treinei muito, meu adversário foi muito difícil e está de parabéns. Consegui mais uma vitória e vamos para a próxima Caveira! - comemorou o brasileiro. 

Antes de Thiago, o capixaba Erick Silva, de Vila Velha, treinado pela Team Nogueira, equipe de Rodrigo Minotauro, foi o primeiro lutador a levantar a torcida na disputa do card preliminar. Ele derrotou em apenas 40 segundos o carioca Luiz Beição Ramos, da equipe de José Aldo, o campeão do peso pena do UFC. Erick desferiu dois socos em Beição. O segundo deles derrubou o rival no octógono. O capixaba partiu para cima e aplicou outros golpes, até que o árbitro interrompeu a luta e decretou o nocaute. 

Campeão do Jungle Fight, Erick estreava no UFC: 


- É um sonho lutar no UFC. Treinei no Rio nos últimos três meses e estou muito feliz - disse o lutador, após o combate. 

Esta foi a terceira luta do dia entre brasileiros. Na primeira, Yuri 'Marajó' Alcântara bateu Felipe 'Sertanejo' Arantes na decisão dos juízes. Logo após a luta de Erick, o recifense Raphael Assunção derrotou por decisão unânime dos jurados o estreante no UFC Johnny Eduardo. O combate foi equilibrado, mas sem muita emoção. No final os torcedores chegaram a vaiar. Antes deles, o haitiano Yves Jabouin abriu o card preliminar derrotando o americano Ian Loveland na decisão dos juízes