No terceiro encontro em 13 dias, Bota e Galo decidem vaga nas oitavas
No Engenhão, clube carioca joga pelo empate após ter vencido o jogo de ida por 2 a 1 em Ipatinga
Herrera e Leonardo Silva dividem a bola por cima
(Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
(Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
O terceiro encontro em 13 dias. Por uma coincidência das tabelas da Copa Sul-Americana e do Campeonato Brasileiro, Botafogo e Atlético-MG fazem quase que um torneio particular no mês de agosto. A diferença é que o jogo desta terça-feira, às 20h15m, no Engenhão, é decisivo. Um time dará adeus à competição sul-americana, caminho mais rápido, até mesmo do que a Copa do Brasil, para a Libertadores 2012.
Nos dois primeiros confrontos, o Botafogo levou a melhor. No jogo de ida, na estreia na Copa Sul-Americana, o clube carioca venceu por 2 a 1, no Ipatingão, e trouxe para o Rio de Janeiro uma generosa vantagem. Para mudar o rumo da história e reverter a situação, o Galo terá de vencer por dois gols diferença ou, até mesmo, por um tento, desde que balance a rede pelo menos três vezes. Caso o Atlético-MG vença por 2 a 1, a vaga na próxima fase será decidida na disputa por pênaltis.
Para apimentar ainda mais o duelo, os treinadores fazem mistério. Assim como Caio Júnior, que revelou apenas a ausência de Renato, Cuca não divulgou a escalação. O certo é que o treinador não terá André que, com dores no tornozelo, já retornou a Belo Horizonte e está fora do jogo. Quem avançar enfrenta nas oitavas de final o vencedor do confronto entre Deportivo Cali-COL e o ganhador de Independiente Santa Fé-COL e Universidad César Vallejo-PER.
O árbitro Wilson Seneme apita o jogo, auxiliado por Altemir Hausmann e Emerson de Carvalho. O SporTV transmite a partida ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em Tempo Real, com vídeos.
Botafogo: quinto colocado no Campeonato Brasileiro, o Botafogo está na zona de classificação para a Libertadores por causa do Vasco que, na terceira colocação, já tem vaga assegurada na competição devido à conquista da Copa do Brasil. O Glorioso, no entanto, não quer dar sopa ao azar e aposta nas duas frentes para voltar ao principal torneio sul-americano após 15 anos.
Atlético-MG: o Galo só passou para a segunda fase da Copa Sul-Americana uma vez na história, ano passado, quando chegou até as quartas de final. O time já foi eliminado pelo Botafogo uma vez, em 2008, e tem a chance de dar o troco, mesmo estando em desvantagem, por ter perdido o primeiro jogo por 2 a 1, no Ipatingão.
Botafogo: Caio Júnior valoriza a Copa Sul-Americana, mas admite ter medo de perder jogadores para a sequência do Campeonato Brasileiro. Com uma boa vantagem, o treinador deve poupar alguns jogadores. O volante Renato não joga, e Lucas Zen está confirmado em seu lugar. Após cumprir suspensão contra o Altético-MG no sábado, Herrera volta e deve jogar. A dúvida é quem sai para o retorno do argentino, uma vez que Felipe Menezes foi muito bem na vitória sobre o Galo. Seguindo o revezamento na lateral-direita, Alessandro deve voltar ao time. O Botafogo deve ir a campo com Jefferson; Alessandro (Lucas), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Lucas Zen, Maicosuel (Felipe Menezes) e Elkeson (Maicosuel); Herrera e Alex.
Atlético-MG: Cuca deve mandar o time a campo no 4-4-2, com Caio sendo o armador das jogadas. Se optar por Daniel Carvalho, ao invés de Dudu Cearense, o time pode entrar mais ofensivo. O técnico ainda não definiu o companheiro de Magno Alves no ataque. Provável time: Renan Ribeiro; Serginho, Réver, Leonardo Silva e Eron; Richarlyson, Fillipe Soutto, Dudu Cearense (Daniel Carvalho) e Caio; Magno Alves e Guilherme (Jonatas Obina)
Atlético-MG: André, Pierre, Triguinho e Bernard, que estavam no Rio, voltaram para Belo Horizonte. O primeiro, porque sente dores no tornozelo, e os outros três porque não estão inscritos na Copa Sul-Americana. Toró foi expulso no primeiro jogo e também desfalca o Galo. Leandro e Marquinhos Cambalhota seguem no departamento médico.
Atlético-MG: Richarlyson fez seu primeiro e único gol com camisa do Atlético-MG sobre o Botafogo, no jogo de ida da Copa Sul-Americana, disputado em Ipatinga e vencido por 2 a 1 pelos cariocas. O gol nem foi muito comemorado pelo volante, que espera repetir a dose nesta terça, mesmo esta não sendo sua principal função em campo.
Réver, zagueiro do Atlético-MG: “- Por um lado, é bom, por conhecer a equipe do Botafogo. Por outro, é ruim, porque eles nos conhecem também. Foram dois jogos na sequência, e demos mole nos dois. Espero que, neste terceiro, possamos escrever uma história diferente”.
* Em 2008, Botafogo e Atlético-MG também se enfrentaram pela fase nacional da Copa Sul-Americana. Na oportunidade, o clube carioca eliminou o Galo com duas vitórias: 3 a 1 no Engenhão, com gols de Carlos Alberto, duas vezes, e Eduardo. Marques descontando para o Galo. No jogo de volta, 5 a 2 no Mineirão, com gols de Lúcio Flávio, duas vezes, Jorge Henrique, Carlos Alberto e Leandro Almeida (contra), marcando Lenílson os gols do time mineiro.
* Botafogo e Atlético-MG lutam por um título inédito. As duas equipes disputam a Copa Sul-Americana graças às suas campanhas realizadas no Campeonato Brasileiro do ano passado, quando o Bota terminou em 6º lugar, com 59 pontos, e o Galo em 13º, com 45 pontos.
* Quem passar do duelo entre Botafogo e Atlético-MG enfrenta, na próxima fase, o vencedor do confronto entre Deportivo Cali-COL e o ganhador de Independiente Santa Fé-COL e Universidad César Vallejo-PER.
Não faz muito tempo que Botafogo e Atlético-MG enfrentam-se pela última vez. O última encontro aconteceu no sábado passado, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. No Engenhão, o Alvinegro carioca não tomou conhecimento do Galo e venceu por 3 a 1. Elkeson, de cabeça, e Felipe Menezes, em bonito chute de fora da área, deixaram o Glorioso em vantagem ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, o mesmo Felipe Menezes ampliou. Já nos acréscimos, André aproveitou lançamento de Daniel Carvalho para descontar em uma bonita finalização de primeira.