Total de visualizações de página

No terceiro encontro em 13 dias, Bota e Galo decidem vaga nas oitavas

No Engenhão, clube carioca joga pelo empate após ter vencido o jogo de ida por 2 a 1 em Ipatinga

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Herrera no jogo do Botafogo contra o Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG) 
Herrera e Leonardo Silva dividem a bola por cima
(Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
 
O terceiro encontro em 13 dias. Por uma coincidência das tabelas da Copa Sul-Americana e do Campeonato Brasileiro, Botafogo e Atlético-MG fazem quase que um torneio particular no mês de agosto. A diferença é que o jogo desta terça-feira, às 20h15m, no Engenhão, é decisivo. Um time dará adeus à competição sul-americana, caminho mais rápido, até mesmo do que a Copa do Brasil, para a Libertadores 2012.

Nos dois primeiros confrontos, o Botafogo levou a melhor. No jogo de ida, na estreia na Copa Sul-Americana, o clube carioca venceu por 2 a 1, no Ipatingão, e trouxe para o Rio de Janeiro uma generosa vantagem. Para mudar o rumo da história e reverter a situação, o Galo terá de vencer por dois gols diferença ou, até mesmo, por um tento, desde que balance a rede pelo menos três vezes. Caso o Atlético-MG vença por 2 a 1, a vaga na próxima fase será decidida na disputa por pênaltis.

Para apimentar ainda mais o duelo, os treinadores fazem mistério. Assim como Caio Júnior, que revelou apenas a ausência de Renato, Cuca não divulgou a escalação. O certo é que o treinador não terá André que, com dores no tornozelo, já retornou a Belo Horizonte e está fora do jogo. Quem avançar enfrenta nas oitavas de final o vencedor do confronto entre Deportivo Cali-COL e o ganhador de Independiente Santa Fé-COL e Universidad César Vallejo-PER.

O árbitro Wilson Seneme apita o jogo, auxiliado por Altemir Hausmann e Emerson de Carvalho. O SporTV transmite a partida ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em Tempo Real, com vídeos.
header o que esta em jogo (Foto: arte esporte)
Botafogo: quinto colocado no Campeonato Brasileiro, o Botafogo está na zona de classificação para a Libertadores por causa do Vasco que, na terceira colocação, já tem vaga assegurada na competição devido à conquista da Copa do Brasil. O Glorioso, no entanto, não quer dar sopa ao azar e aposta nas duas frentes para voltar ao principal torneio sul-americano após 15 anos.

Atlético-MG: o Galo só passou para a segunda fase da Copa Sul-Americana uma vez na história, ano passado, quando chegou até as quartas de final. O time já foi eliminado pelo Botafogo uma vez, em 2008, e tem a chance de dar o troco, mesmo estando em desvantagem, por ter perdido o primeiro jogo por 2 a 1, no Ipatingão.
header as escalações 2
Botafogo: Caio Júnior valoriza a Copa Sul-Americana, mas admite ter medo de perder jogadores para a sequência do Campeonato Brasileiro. Com uma boa vantagem, o treinador deve poupar alguns jogadores. O volante Renato não joga, e Lucas Zen está confirmado em seu lugar. Após cumprir suspensão contra o Altético-MG no sábado, Herrera volta e deve jogar. A dúvida é quem sai para o retorno do argentino, uma vez que Felipe Menezes foi muito bem na vitória sobre o Galo. Seguindo o revezamento na lateral-direita, Alessandro deve voltar ao time. O Botafogo deve ir a campo com Jefferson; Alessandro (Lucas), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Lucas Zen, Maicosuel (Felipe Menezes) e Elkeson (Maicosuel); Herrera e Alex.

Atlético-MG: Cuca deve mandar o time a campo no 4-4-2, com Caio sendo o armador das jogadas. Se optar por Daniel Carvalho, ao invés de Dudu Cearense, o time pode entrar mais ofensivo. O técnico ainda não definiu o companheiro de Magno Alves no ataque. Provável time: Renan Ribeiro; Serginho, Réver, Leonardo Silva e Eron; Richarlyson, Fillipe Soutto, Dudu Cearense (Daniel Carvalho) e Caio; Magno Alves e Guilherme (Jonatas Obina)
quem esta fora
Botafogo: lesionados, Loco Abreu e Everton não jogam. Caio já está recuperado, mas, como não foi inscrito nessa fase da competição, também não enfrenta o Galo. Por opção de Caio Júnior, Renato será poupado.
Atlético-MG: André, Pierre, Triguinho e Bernard, que estavam no Rio, voltaram para Belo Horizonte. O primeiro, porque sente dores no tornozelo, e os outros três porque não estão inscritos na Copa Sul-Americana. Toró foi expulso no primeiro jogo e também desfalca o Galo. Leandro e Marquinhos Cambalhota seguem no departamento médico.
header fique de olho 2
Botafogo: há dois meses no Botafogo, Felipe Menezes vem evoluindo a cada jogo. No sábado, contra o Atlético-MG, o meia teve sua melhor atuação com a camisa do Glorioso, marcou dois gols e deixou o campo ovacionado. O camisa 10 ainda não está confirmado por Caio Júnior, mas espera nova oportunidade por para conquista a torcida alvinegra.
Atlético-MG: Richarlyson fez seu primeiro e único gol com camisa do Atlético-MG sobre o Botafogo, no jogo de ida da Copa Sul-Americana, disputado em Ipatinga e vencido por 2 a 1 pelos cariocas. O gol nem foi muito comemorado pelo volante, que espera repetir a dose nesta terça, mesmo esta não sendo sua principal função em campo.
header o que eles disseram (Foto: arte esporte)
Caio Júnior, técnico do Botafogo: “Apesar da vantagem, o Botafogo já tem um jeito de jogar. Vamos jogar da mesma forma, mas ainda estou em dúvida, não pelo aspecto tático, mas pela recuperação dos jogadores. Vamos decidir internamente (a escalação). Temos de ter estratégia para não perder jogadores”.


Réver, zagueiro do Atlético-MG: “- Por um lado, é bom, por conhecer a equipe do Botafogo. Por outro, é ruim, porque eles nos conhecem também. Foram dois jogos na sequência, e demos mole nos dois. Espero que, neste terceiro, possamos escrever uma história diferente”.
header números e curiosidades
* Em 2008, Botafogo e Atlético-MG também se enfrentaram pela fase nacional da Copa Sul-Americana. Na oportunidade, o clube carioca eliminou o Galo com duas vitórias: 3 a 1 no Engenhão, com gols de Carlos Alberto, duas vezes, e Eduardo. Marques descontando para o Galo. No jogo de volta, 5 a 2 no Mineirão, com gols de Lúcio Flávio, duas vezes, Jorge Henrique, Carlos Alberto e Leandro Almeida (contra), marcando Lenílson os gols do time mineiro.
* Botafogo e Atlético-MG lutam por um título inédito. As duas equipes disputam a Copa Sul-Americana graças às suas campanhas realizadas no Campeonato Brasileiro do ano passado, quando o Bota terminou em 6º lugar, com 59 pontos, e o Galo em 13º, com 45 pontos.

* Quem passar do duelo entre Botafogo e Atlético-MG enfrenta, na próxima fase, o vencedor do confronto entre Deportivo Cali-COL e o ganhador de Independiente Santa Fé-COL e Universidad César Vallejo-PER.
 
header último confronto v2 (Foto: arte esporte)
 
 
 Não faz muito tempo que Botafogo e Atlético-MG enfrentam-se pela última vez. O última encontro aconteceu no sábado passado, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. No Engenhão, o Alvinegro carioca não tomou conhecimento do Galo e venceu por 3 a 1. Elkeson, de cabeça, e Felipe Menezes, em bonito chute de fora da área, deixaram o Glorioso em vantagem ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, o mesmo Felipe Menezes ampliou. Já nos acréscimos, André aproveitou lançamento de Daniel Carvalho para descontar em uma bonita finalização de primeira.