Total de visualizações de página

Com ampla vantagem nos duelos com Abel, Caio Júnior exalta o rival

Técnico alvinegro acumula vitórias sobre o tricolor por Paraná, Goiás, Flamengo e até Al-Gharafa, em disputas no Oriente Médio

Por André Casado e Fábio Leme Rio de Janeiro
Caio Junior durante entrevista do Botafogo (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com) 
Caio Júnior volta a duelar com um velho conhecido
no sábado (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)
 
Pela primeira vez, Caio Júnior e Abel Braga se enfrentam no mesmo Estado, em um clássico regional. Porém, apesar de terem origem em épocas bem distinas - quando o tricolor parou de jogar, o alvinegro começava sua carreira, em 1985 -, ambos já se cruzaram oito vezes como treinadores nos últimos cinco anos. Mais experiente e vitorioso, o ex-zagueiro da Seleção não leva vantagem sobre o colega. Na verdade, a ampla frente é do mais jovem: são cinco vitórias contra apenas duas do rival deste sábado, no Engenhão, e por quatro clubes diferentes.

Ainda houve um empate, justamente a última partida, este ano, pela Liga dos Campeões da Ásia, quando o hoje botafoguense defendia o Al-Gharafa-CAT e o comandante do Fluminense trabalhava no Al-Jazira-EAU. Nas ocasiões, aliás, jogadores que estão nas Laranjeiras participaram: Márcio Rosário, Rafael Sobis e Araújo - este, o único que estava ao lado do quinto colocado no Brasileirão. Promessa de equilíbrio logo mais? Para Caio Júnior, sim.

- Tenho consciência de que vou enfrentar um treinador top de linha no Brasil, que se adapta muito rapidamente aos lugares que trabalha e conhece o Rio e o Fluminense como poucos. Abel tem uma leitura excelente do jogo. Números do passado não resolvem, mas realmente já nos cruzamos no passado. Antes do empate, lembro do 2 a 1 e do 4 a 2 em 2010, em que nos classificamos - disse.

No Brasil, os triunfos de ambas as partes jamais foram conquistados com facilidade. Dos cinco duelos, todos tiveram a magra diferença de um gol. Em busca das glórias que Abel teve (disputou a Copa de 1978 e foi campeão do mundo pelo Inter, em 2006), Caio sabe que seus 46 anos indicam o início de uma trajetória que pode ser vencedora. A filosofia de jogo já está bem definida.

- Não adianta só jogar bonito, tem de ser eficiente. Me baseio nos números que temos atingido. O Botafogo é muito competitivo e tem jogado um futebol alegre - crê o treinador.

Confira a lista de confrontos entre os dois:


Internacional 3 x 2 Paraná, em 2006 - Vitória de Abel
Paraná 1 x 0 Internacional, em 2006 - Vitoria de Caio Jr.
Internacional 2 x 1 Palmeiras, em 07 - Vitória de Abel
Goiás 2 x 1 Internacional, em 2008 - Vitória de Caio Jr.
Flamengo 2 x 1 Internacional, em 08 - Vitória de Caio Jr.
Al-Gharafa 2 x 1 Al-Jazira, em 2010 - Vitoria de Caio Jr.
Al-Jazira 2 x 4 Al-Gharafa, em 2010 - Vitória de Caio Jr.
Al-Gharafa 0 x 0 Al-Jazira, em 2011 - Empate