O Globo
RIO - O Botafogo mostrou neste sábado, no Engenhão, que está pronto  para entrar de vez na briga pelo título Brasileiro. Mesmo sem contar com  seu ataque titular - Herrera e Loco Abreu -, o time alvinegro venceu  com facilidade o Atlético-MG, e o placar de 3 a 1 - com dois gols de  Felipe Menezes e um de Elkeson, com André descontando - foi até pequeno  diante da superioridade da equipe carioca. Além de sustentar a quinta  colocação, agora com 31 pontos, a equipe de Caio Júnior ainda diminuiu  para seis a diferença para o líder Corinthians, que perdeu em casa para o  Figueirense. 
FOTOGALERIA: Mais imagens da partida
CLASSIFICAÇÃO: A tabela do Brasileiro
- Tem muita coisa pela frente, mas já estamos começando a marcar presença no Campeonato Brasileiro - comentou o técnico Caio Júnior após a partida.
Já o Galo continua seu calvário: sem demonstrar nenhum poder de reação, o clube mineiro permanece por mais uma rodada na zona de rebaixamento, com 15 pontos, em 18º lugar. E o técnico Cuca, que perdeu as três partidas que teve até agora no comando do Atlético-MG, fica ainda mais ameaçado no cargo.
Botafogo e Atlético-MG têm novo encontro marcado terça-feira, de novo no Engenhão, dessa vez pela Copa Sul-Americana. Por ter vencido o jogo de ida por 2 a 1, em Ipatinga, o time de General Severiano pode até perder por 1 a 0 para se classificar à próxima fase. Pelo Brasileiro, o próximo adversário botafoguense é o Fluminense, no clássico da última rodada do turno, sábado. Já o Atlético-MG terá pela frente o rival Cruzeiro.
Susto no início, passeio até o fim
O susto  no chute de Bernard, aos dois minutos, bem defendido para escanteio por  Jefferson, poderia indicar que o Atlético-MG, com muitas novidades na  escalação, estava disposto a dar início à recuperação neste sábado. Mas,  na verdade, não passou disso: um susto. O Botafogo respondeu de  imediato, com um lançamento perfeito que Elkeson não aproveitou diante  de Renan Ribeiro, aos quatro. E a partir de então, o alvinegro carioca  dominou a partida. 
Aos 16, Cortês fez boa jogada pela esquerda e tocou para Lucas,  que cruzou na cabeça de Elkeson. Dessa vez, o camisa 9 não desperdiçou, e  mandou a bola no canto esquerdo: 1 a 0. Mesmo em vantagem, o Botafogo  manteve a postura ofensiva, sem permitir ao Atlético-MG sequer esboçar  uma reação. O segundo gol saiu aos 34: Felipe Menezes bateu rasteiro, da  entrada da área, no canto direito de Renan Ribeiro. 
O técnico Cuca tentou fazer o Galo acordar em campo, lançando no  intervalo André e o estreante Triguinho nas vagas de Mancini e  Richarlyson. Mas quem continuou dando as cartas em campo foi o Botafogo.  Aos 11, a defesa atleticana não cortou um cruzamento da direita, e a  bola foi ajeitada para o chute de primeira de Felipe Menezes: 3 a 0. Com  o resultado garantido, o técnico Caio Júnior ainda aproveitou os 15  minutos finais para dar ritmo de jogo aos reservas Cidinho, Thiago  Galhardo e Alexandre Oliveira. Nos acréscimos, André recebeu de Daniel  Carvalho na área e, de primeira, descontou para o Galo. 
BOTAFOGO 3 X 1 ATLÉTICO-MG
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 20/8/2011 - 18h (de Brasília)
Renda/Público: R$ 149.795/8.841 presentes
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Marrubson Melo Freitas (DF) e Carlos Emanuel Manzolillo (DF)
Cartões amarelos: Richarlyson, Dudu Cearense e Leonardo Silva (ATM)
GOLS: Elkeson, 16'/1ºT (1-0); Felipe Menezes, 36'1ºT (2-0); Felipe Menezes, 10'/2ºT (3-0); André, 48'/2ºT (3-1) 
BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e  Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes (Cidinho, 27'/2°T),  Maicosuel (Alexandre Oliveira, 36'/2ºT) e Elkeson (Thiago Galhardo,  33'/2ºT); Alex. Técnico: Caio Junior. 
ATLÉTICO-MG: Renan Ribeiro, Serginho, Leonardo Silva, Lima e  Richarlyson (Triguinho, intervalo); Pierre, Dudu Cearense, Bernard e  Mancini (André, intervalo); Magno Alves (Daniel Carvalho, 14'/2ºT) e  Guilherme. Técnico: Cuca.