Total de visualizações de página

Jefferson afirma que confrontos diretos decidirão futuro do Botafogo

No melhor mandante da competição, goleiro diz também que campanha fora do Engenhão precisa evoluir: ‘Precisamos dar uma beliscada fora’

Por Fábio Leme Rio de Janeiro
Jefferson no treino do Botafogo (Foto: Fábio Leme / Globoesporte.com) 
Jefferson quer mais eficiência fora de casa
(Foto: Fábio Leme / Globoesporte.com)
 
Passado o primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o balanço da campanha alvinegra nas primeiras 19 rodadas é considerado positivo. Levando-se em conta que dos 57 pontos disputados o Botafogo levou 34 (aproveitamento de 59,6%), o sonho de classificação para a  Libertadores e de disputa do título é, mais do que nunca, palpável. Projetando a campanha que o time terá que fazer no segundo turno, Jefferson diz acreditar que as vitórias nos confrontos diretos serão decisivas.

- Hoje (ontem) nós conversamos e falamos sobre isso, a estratégia começa agora contra o Palmeiras, que é confronto direto. Não temos mais os jogos de volta, temos que ganhar esses tipos de jogos, temos que vencê-los para ultrapassá-los, precisamos fazer o dever de casa - explicou.

Fazendo um comparativo deste tipo de confronto entre os seis melhores colocados do Brasileirão, o percentual dos alvinegros é apenas razoável. O Bota venceu duas vezes (São Paulo e Vasco), empatou uma (Flamengo) e perdeu outras duas (Palmeiras e Corinthians).

Outro fator que o camisa 1 voltou a comentar foi a má campanha fora de seus domínios. Se como mandante o Glorioso é o melhor da competição com um aproveitamento de 81,5%, atuando longe de casa a média cai para 40%.
Nos duelos contra os principais candidatos ao título brasileiro o Botafogo venceu duas vezes
(São Paulo e Vasco), empatou uma (Flamengo) e perdeu duas (Palmeiras e Corinthians).
 
- O campeonato é equilibrado, os times que estão na frente também estão ganhando,. Temos que continuar fazendo a nossa parte no Engenhão, onde jogamos com personalidade, em um gramado que já conhecemos, com o apoio da nossa torcida, mas precisamos fazer isso (vencer) mais vezes fora. Temos que dar uma beliscada fora – avaliou.

Os bons resultados obtidos dentro do Engenhão são enaltecidos pelo goleiro alvinegro.

- Este ano está sendo muito especial para o Botafogo porque, no ano passado, falavam que o time não tinha esse retrospecto positivo no Engenhão, que não ganhávamos aqui. Isso nos dá mais confiança para seguir em frente - concluiu.

Botafogo recebe o Palmeiras, na quarta-feira, no Estádio Olímpico João Havelange, às 21h50m. No primeiro turno, na estreia do Brasileirão, os paulistas bateram os cariocas por 1 a 0, gol de Kléber, em São José do Rio Preto (SP).

Confira abaixo a tabela com os retrospectos dos seis primeiros do Brasileiro:
Jogos como mandante Jogos como visitante Confrontos diretos
Corinthians: 70,3% Corinthians: 60% Corinthians: 66,6%
Flamengo: 63,3% Flamengo: 63% Flamengo: 46,6%
São Paulo: 55,5% São Paulo: 66,6% São Paulo: 6,6%
Vasco: 66,6% Vasco: 56,6% Vasco: 46,6%
Botafogo: 81% Botafogo: 40% Botafogo: 46,6%
Palmeiras: 80% Palmeiras: 29,6% Palmeiras: 53,3%