Total de visualizações de página

Nos pontos corridos, 'campeão do turno' só perdeu o título duas vezes

Mais de 70% dos times na zona de classificação para a Libertadores ao fim do turno se classificaram, e o lanterna sempre caiu desde 2005

Por Rodrigo Breves Rio de Janeiro
danilo corinthians gol são paulo (Foto: Ayrton Vignola / Agência Estado) 
Todos contra o Corinthians no segundo turno do
Brasileirão (Foto: Ayrton Vignola / Agência Estado)
 
A fase do Corinthians pode não ser das melhores após duas derrotas seguidas, mas um dado serve de alento. No Brasileirão dos pontos corridos, que está em sua nona edição, apenas dois "campeões" de turno ficaram sem o título ao fim da competição (Grêmio, em 2008, e Inter, em 2009). Em 2004, o Santos tinha um aproveitamento pior que o do Timão, 59,4% contra os atuais 64,9% da equipe do Parque São Jorge, além de estar empatado com o segundo colocado. Nada que impedisse o time da Vila de levantar a taça em dezembro.

Por outro lado, as equipes que perseguem o Timão não têm motivos para desanimar. Em 2008, o Grêmio tinha um aproveitamento de 71,9%, cinco pontos de vantagem para o vice-líder e a taça ficou bem longe do Olímpico.

Coincidentemente, em 2008 e 2009, São Paulo e Flamengo, que terminariam campeões brasileiros, estavam oito pontos atrás do primeiro colocado, o que deixa a missão deste ano mais simples do que a de ambos nos anos anteriores. O Rubro-Negro carioca e o Tricolor Paulista estão em segundo e terceiro lugares, a um e dois pontos do Corinthians, respectivamente. Vasco, Botafogo e Palmeiras também devem manter a esperança de título muito viva. Cruzeiro e Inter, dez pontos atrás, e as demais equipes teriam que tirar uma diferença inédita para conquistar o Brasileirão.
info Tabela 1º Turno - Líderes (Foto: arte esporte)
 
Melhor do turno sempre foi à Libertadores na era dos pontos corridos


Desde 2003, 32 equipes encerraram a participação no turno na zona de classificação para a Libertadores e 23 delas, ou 72%, disputaram a competição no ano seguinte. Outra boa notícia para o Corinthians é que o "campeão do turno", mesmo quando perdeu o título, não deixou de assegurar a sua participação no principal torneio da América do Sul. Flamengo, São Paulo e Botafogo são os outros atuais classificados. Se considerarmos o Timão garantido, é quase certo que um dos três se junte aos alvinegros. Dois deles, seria possível. No entanto, os quatro primeiros do turno participarem da competição sul-americana é algo que só aconteceu em 2008.

Em relação ao G-4, incluindo aí as equipes que já tinham vaga garantida na Libertadores por terem conquistado a Copa do Brasil ou mesmo a competição sul-americana, o percentual de permanência nas quatro primeiras colocações diminui para 62,5%, ou seja, 20 dos 32 times que terminaram nessa posição se mantiveram por lá. O Vasco, que vive esta situação, corre o risco de perder o interesse no campeonato, caso os líderes se distanciem. Foi o que aconteceu no ano passado com Santos e Inter, terceiro e quarto ao fim do turno. Após uma boa campanha na primeira metade, ambos não repetiram a dose nos 19 jogos finais, terminando o Colorado em sétimo e o Peixe em oitavo.
info Tabela 1º Turno - G4 (Foto: arte esporte)
 
América-MG luta contra tabu para não cair


A fórmula de disputa atual do Brasileirão com 20 equipes e quatro rebaixadas praticamente condena o América-MG. Os pontos corridos começaram em 2003, mas, só em 2006 que o formato foi fixado. Em 2003, só dois times caíram e, em 2004, quatro desceram, mas 24 estavam na disputa com mais rodadas para a recuperação. Nos dois casos, nenhuma equipe que acabou o turno na zona de rebaixamento foi para a Série B. Em 2005, ainda com 22 participantes, e nas temporadas seguintes, já com 20, o lanterna nunca mais escapou. Cabe ao Coelho provar que a missão é possível, algo que Atlético-MG, Santa Cruz, América-RN, Ipatinga, Sport e Goiás não conseguiram.

Em números gerais da era dos pontos corridos, 30 times acabaram o turno no Z-4 (ou Z-2 em 2003) e 13, ou 43%, acabaram mesmo sendo rebaixados. Desconsiderando os três primeiros anos e contando apenas a competição com 20 participantes, o percentual de queda sobe para 55% (11 em 20). O que significa que, se a média se mantiver neste ano, pelo menos dois entre América-MG, Atlético-MG, Avaí e Atlético-PR estarão disputando a Segundona em 2012.

info Tabela 1º Turno - Rebaixamento (Foto: arte esporte)