No Durival de Brito, 'casa' do estreante Caio Júnior, pelo Alvinegro, Tricolor joga para esquecer péssima campanha no Paranaense
Caio Junior: personagem comum no duelo
(Foto: Fernando Maia / Agência O Gobo)
(Foto: Fernando Maia / Agência O Gobo)
  Equipes que vivem momento de instabilidade nas competições estaduais,  Paraná Clube e Botafogo buscam o reencontro com a vitória na Copa do  Brasil. No duelo desta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Estádio  Durival de Brito, em Curitiba, pelo jogo de ida da segunda fase da  competição, os dois times tentam encontrar novo fôlego e força para a  reação. Caso o Alvinegro não consiga vencer por dois ou mais gols de  diferença, haverá partida de volta no dia 6 de abril, no Engenhão. O  vencedor do duelo pega Avaí ou Ipatinga nas oitavas de final.
  O ano de 2011 tem sido um pesadelo para o Paraná. Em crise, a equipe  vive mau momento no Campeonato Paranaense e vem de duas partidas sem  vitórias. No último fim de semana, perdeu por 4 a 2 para o Paranavaí,  complicando ainda mais a situação do time comandado pelo ex-goleiro  Ricardo Pinto.
  Já o Botafogo vive um momento de transição, após a saída de Joel  Santana. Também sem vencer há duas rodadas no Campeonato Carioca, o  Alvinegro ganhou nova motivação com a chegada do técnico Caio Júnior.  Ele fará sua estreia exatamente contra a equipe que o projetou na  carreira de treinador e pela qual se destacou ainda como atacante,  marcando o gol do pentacampeonato paranaense, em 1997.
  O SporTV transmite a partida para todo o Brasil, e o GLOBOESPORTE.COM  acompanha todas os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro deste  confronto será Elmo Alves Resende Cunha (GO), que terá os auxiliares  Evandro Gomes Ferreira (GO) e Marcio Soares Maciel (GO).
Botafogo: ainda buscando sua reconstrução após a saída de Joel Santana, o Botafogo terá a estreia de Caio Júnior como treinador. Depois de fracassos nos dois últimos anos, o Alvinegro encara como primordial a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil, já que a classificação para a Libertadores tornou-se obsessão.
  Botafogo: em sua primeira escalação, Caio Júnior  contará com a volta de quatro titulares. Jefferson retorna da Seleção  Brasileira, e Rodrigo Mancha, Everton e Herrera cumpriram suspensão na  última rodada do Campeonato Carioca. As principais ausências são Arévalo  e Loco Abreu, que integram a seleção do Uruguai. Lucas, Bruno Tiago,  Araruama e Alex estão machucados. A equipe do Botafogo será a seguinte:  Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Márcio Rosário e Márcio Azevedo;  Rodrigo Mancha, Marcelo Mattos, Somália e Everton; Caio e Herrera.
  Paraná: Diego é segundo atacante, que trabalha em velocidade pelos lados do campo. O jogador de 18 anos é peça-chave do Tricolor
  Botafogo: principal articulador das jogadas do  Botafogo, Everton é o homem de referência ofensiva no meio-campo. O  jogador vem crescendo de produção e, de volta ao Durival de Brito, terá a  missão de municiar Caio e Herrera, além de ser uma importante arma nos  chutes de fora da área.
Ricardo Pinto, técnico do Paraná: "Nós estamos nivelados a eles. Nós não estamos disputando a primeira fase da Copa do Brasil. Já é a segunda. Então, quer dizer que já superamos um adversário. Se ele tinha qualidade ou não, isso é outro problema. O importante é que nós estamos vivendo esta situação. Eles têm certeza que isso os dará tranquilidade, visibilidade e confiança."
Caio Júnior, técnico do Botafogo: "Sabemos que o Paraná não vive um bom momento. Mas com a chegada do Ricardo Pinto as coisas começaram a melhorar. De qualquer maneira, a Copa do Brasil é uma competição completamente diferente do Campeonato Paranaense. Então, não podemos nos deixar levar pelo que vem acontecendo com nosso adversário."
* Paraná e Botafogo se enfrentaram 21 vezes, contando jogos por Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e um torneio amistoso, em 1997. O Alvinegro leva vantagem no retrospecto, com seis vitórias, 11 empates e quatro derrotas. Pela Copa do Brasil, o Tricolor paranaense está invicto em quatro jogos contra o Botafogo: uma vitória e três empates.
  * Esta será a quinta partida entre Paraná e Botafogo no Estádio Durival  de Brito. Até o momento não houve vencedor. Foram quatro empates, sendo  que o último um 0 a 0 pelo Brasileirão de 2007. 
  * O Paraná nunca passou das quartas de final da Copa do Brasil, sendo  que a última vez em 2002. Já o Botafogo tem como melhor resultado o  vice-campeonato da edição de 1999. O Alvinegro perdeu a decisão para o  Juventude.
 
  Paraná e Botafogo se enfrentaram pela última vez no dia 10 de novembro  de 2007. A partida, válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro,  terminou com vitória dos cariocas por 3 a 2, no Maracanã. O placar foi  todo construído no segundo tempo, com Dodô marcando aos dois e Juninho  ampliando aos 12 minutos. Josiel diminiu a diferença para o Paraná aos  20, mas Lucio Flavio marcou o terceiro do Botafogo aos 22. Giuliano  fechou para o time paranaense, aos 32 minutos.
 
 
