Total de visualizações de página

Luis Guilherme dá camisa do Bota a Bats, que defendeu pênalti de Zico

Goleiro conhece ex-jogador francês em intercâmbio que fez pela Europa

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
O mês de janeiro trouxe uma oportunidade rara para Luis Guilherme. O jovem goleiro do Botafogo foi convidado para um intercâmbio na Europa, onde ficou por três semanas. Nesse curto espaço de tempo, o jogador se transformou em uma espécie de embaixador alvinegro. Seu rendimento no Blackpool, da Inglaterra, rendeu um convite de parceria ao Glorioso. Em Lyon (França), Luis entregou uma camisa do Bota para o ex-arqueiro Joel Bats, que ficou conhecido no Brasil por defender o pênalti de Zico, nas quarta de final da Copa do Mundo de 1986.

Luis Guilherme (Foto: Divulgação) 
Joel Bats e Luis Guilherme trocaram camisas em Lyon (Foto: Divulgação)
 
- Valeu muito essa experiência em todas as áreas. Tive a chance de conhecer outros países, e tive o primeiro contato com o francês, uma língua que eu não falo. Vi o jeito de jogar na Europa, que é bastante diferente do Brasil. Lá, os goleiros jogam mais na frente, quase como líberos, Nas cidadas pude ver como o transporte e a segurança funcionam muito bem – avalia.

Apesar de toda a felicidade, o início do intercâmbio foi decepcionante. Luis saiu do Rio de Janeiro debaixo de um calor de quase 40º e chegou em Manchester onde nessa altura a temperatura costuma ser negativa. A diferença de temperatura, aliado ao cansaço pelas 11 horas de viagem, o fizeram ter um desempenho negativo nos primeiros dias.
Luis Guilherme Botafogo durante visita na Inglaterra (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal) 
Luis Guilherme em Blackpool
(Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
 
- Era para eu ficar duas semanas no Manchester City, mas treinei muito mal no primeiro dia e o técnico me mandou ir para os juniores. Foi uma decepção. Fiquei só cinco dias e recebi o convite do Blackpool para completar o intercambio lá. Aí, me saí muito melhor – relembra.

No Blackpool, Luis deixou boas impressões. Tanto, que o clube mandou uma carta ao Botafogo dizendo que contrataria o jogador se tivesse espaço em seu elenco. No mesmo documento, o clube inglês diz que gostaria de estabelecer uma parceria com o Botafogo para que jogadores e técnicos de ambos os clubes pudessem trocar experiências.

Mais confiante e acostumado com o frio, Luis foi para Lyon para sua última semana de treinos na Europa. No clube de mesmo nome da cidade, o garoto conheceu o ex-goleiro Joel Bats e ficou espantado com o jeito de ser do atual preparador de goleiros do Lyon.

- Ele é muito humilde e simpático. Impressiona o jeito dele por ser uma pessoa muito conhecida e respeitada. Posso dizer que ficamos amigos. Falamos sobre muitas coisas, inclusive, sobre o pênalti do Zico. Ele falou que gosta muito do Brasil e que admira nosso futebol. Foi o momento mais especial da viagem.

Luis recebeu uma camisa do Lyon das mãos do ex-goleiro e, em troca, deu uma do Botafogo para ele. O goleiro alvinegro quer agora colocar em prática tudo que aprendeu nessas três semanas.

- Quero trazer para o meu dia a dia do Botafogo o que eu vi e vivi lá. Acho que melhorei muito como goleiro. Essa experiência foi ótima para mim.

Carta Luis Guilherme (Foto: Divulgação)Carta de recomendação do Blackpool onde o clube elogia o goleiro e pede mais intercâmbios entre os clubes  (Foto: Divulgação)