Total de visualizações de página

Torcida de São Paulo segue crescendo e a do Rio, caindo

Títulos de clubes paulistas na última década pode explicar fenômeno apontado pela Pesquisa LANCE!-Ibope

LANCEPRESS!

A 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope mostra que os clubes de São Paulo continuam aumentando sua presença nos corações dos brasileiros. Pela terceira vez seguida, a soma das quatro torcidas do estado aumentou tanto em termos absolutos quanto proporcionais.

Em 2010, a soma de corintianos (13,4%), são-paulinos (8,7%), palmeirenses (6,1%) e santistas (2,6%) ultrapassou pela primeira vez a marca dos 30%, chegando a 30,8%. Esse valor é 1,1 ponto percentual acima do resultado de 2004, justamente o tamanho da margem de erro.

Se, em outras pesquisas, o crescimento da torcida paulista era acompanhado por seus rivais do Rio de Janeiro, desta vez, isso não aconteceu. A fatia dos cariocas no bolo dos torcedores de todo o país desta vez caiu de 26,5% para 24,5%, quase voltando ao nível de 2001.

LANCE!-IBOPE SÃO PAULO:

- Corinthians amplia domínio no estado e Palmeiras cai no ranking

- Torcedores-símbolos de São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos

- CORINTHIANS: A maior da Região Sudeste e também no Paraná

- SÃO PAULO: Números comprovam que torcida é a mais elitizada

- PALMEIRAS: Torcida mostra força na classe média e no interior

- SANTOS: 'Velha', torcida para de cair com títulos recentes

EXPLICAÇÃO

Uma das principais razões desse efeito é que, enquanto nos anos 90 houve um certo equilíbrio nos títulos nacionais (cinco Campeonatos Brasileiros para São Paulo e quatro para o Rio, por exemplo) e internacionais (três Libertadores contra uma), neste século, o futebol do Rio passa por um momento de grande dificuldade (sempre lembrando que a pesquisa não mede os efeitos do título brasileiro de 2009, conquistado pelo Flamengo), vencendo até 2008 apenas a Copa do Brasil, duas vezes. Ao mesmo tempo, os paulistas chegaram a conquistar cinco vezes o Brasileiro em sequência: Santos em 2004, Corinthians em 2005 e São Paulo, de 2006 a 2008. Isso sem contar a Libertadores e o Mundial conquistados pelo São Paulo em 2005.

Todos os títulos fizeram os clubes de São Paulo aparecerem muito mais na TV em momentos de glória. E isso certamente incentivou garotos de fora de São Paulo a escolherem alguma equipe paulista.

Também neste período, o Campeonato Carioca deixou de ser transmitido para alguns estados do Nordeste, como Ceará e Pernambuco, que passaram a exibir as competições locais.

A 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas ouviu 7.109 pessoas em todo o Brasil, a partir de 10 anos de idade, em 141 municípios de todos os tipos e tamanhos. A margem de erro é de 1,2 ponto percentual, para mais ou para menos. Isso significa que resultados separados por pelo menos 2,4 pontos estão em situação de empate técnico.

MAIS SOBRE A PESQUISA:

- Veja os números da 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas

- Entre os mais ricos, torcida do São Paulo lidera o ranking

- Nordestinos crescem entre mais jovens; São Paulo quer passar Fla

- Torcida do Sampa é a que mais cresceu; Vasco, a que mais caiu


- Grêmio aumenta vantagem no Sul e Galo diminiu domínio azul

- Corinthians tem maior rejeição, mas na proporção dá Botafogo

- Diferença entre Corinthians e Flamengo é a menor desde 1997